Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Subsídio da lição - EBD: Amós – A justiça social como parte da adoração.


A palavra-chave para a 4ª lição deste 4º trimestre é “Adoração”. A palavra-chave Adoração é a rendição a Deus em todas as esferas da vida.
Adoração: ato de cantar ou louvar.
Adoração: ato de falar com Deus.
Adoração: ação que beneficia ao próximo.
Portanto, a adoração corresponde ao ato de cantar, orar e agir.
O livro de Amós é conhecido como o livro da justiça de Deus e enfatiza que na adoração a justiça e a retidão são necessárias.
I – O livro de Amós.
1. Contexto histórico.
2. Vida pessoal.
3. Estrutura e mensagem.
Comentário: O profeta Amós profetizou no século VIII antes de Cristo e teve seu ministério voltado para o Reino do Norte. Os reis que governavam no período do ministério de Amós foram: Uzias (rei de Judá) e Jeroboão II (rei de Israel). Os profetas contemporâneos de Amós foram: Oséias, Jonas, Isaías e Miqueias.
Amós no hebraico significa, carregador de fardos, era um homem humilde que não fez parte da escola dos profetas, natural de Tecoa, pequeno vilarejo que ficava cerca de 20 km de Jerusalém.  Amós exerceu a profissão de boiadeiro. Amós profetizou em Betel, centro religioso de Israel, sendo ele de Judá não temeu entregar a mensagem de Deus. Em Israel existia profeta como, por exemplo, Oséias, porém, Deus levantou e enviou Amós de Judá para Israel para que o povo desse crédito a mensagem entregue por um estrangeiro.
A mensagem de Amós assim como dos demais profetas do Reino do Norte tratavam basicamente da crítica ao Estado, à religião e ao povo, por estarem na situação de miséria e não buscarem a Deus. Porém, o profeta Amós profetizou em período de prosperidade de uma minoria em que não compartilhavam com o restante do povo. Daí o enfoque de Amós a injustiça social.
II – Política e justiça social.
1. Mau governo.
2. A justiça social.
3. O pecado.
Comentário: Maus governos levam a nação à ruína. Feliz é a nação que tem o Senhor como Deus (Sl 33.12). Além dos nomes de reis que foram citados na lição como maus administradores, outro exemplo claro é o monarca Salomão que no fim da sua vida desobedeceu a Deus e proporcionou uma crise que foi vivenciada pelo povo israelita. A característica em destaque de Jeroboão II como mau rei está presente na rejeição em que o mesmo fez de Amós. Rejeitar a palavra de Deus é abertamente declarar o estado de mortalidade espiritual (Am 7.10-14).
Justiça social corresponde a ações que deverão ser exercita pelo primeiro setor, segundo setor e pelo terceiro setor. O terceiro setor corresponde às ONGs que no Brasil são exercidas por associações, fundações e cooperativas. Neste cenário também estar presente à igreja. A igreja em si já é a justiça social. Pois, na igreja muitas vidas têm alcançado a transformação e a libertação. Amós foi o único profeta a condenar a injustiça social no reino do Norte, enquanto a renda nacional aumentava cada vez mais, os pobres se empobreciam e os juízos se vendiam (Am 2.6,7).
Pelo pecado de Israel a mensagem do profeta Amós focaliza em três Ds: derrota, destruição e desterramento, ou seja, o fim de Israel está próximo (Am 2.13-16;3.15;4.2,3).
III – Injustiças sociais.
1. Decadência social.
2. Decadência moral.
3. Decadência religiosa.
Comentário: Palavras chaves que correspondem à decadência social são: preconceito, indiferença, desprezo e suborno. O preconceito dos que possuíam para como os que nada possuíam. Indiferença dos ricos para com os pobres. Desprezo para com os próprios irmãos de sangue ao pondo de vendê-los ao preço de um par de sandálias. Por fim, havia também o suborno em que uma autoridade vendia a própria justiça (Am 2.6).
Já a decadência moral corresponde à palavra prostituição, ato praticado por pai e filho com uma mesma moça para profanarem o nome de Deus (Am 2.7).
E a decadência religiosa corresponde à idolatria.
IV – A verdadeira adoração.
1. Adoração sem conversão.
2. O significado dos sacrifícios.
3. Os cânticos.
Comentário: As festas religiosas dos israelitas não eram prazerosas a Deus, pois, não havia adoração sincera. Os israelitas não eram convertidos. A salvação é possível quando há conversão e santificação. A conversão nos tira do mundo, enquanto a santificação tira o mundo de nós.
A oferta de manjares subentendia que toda a ação humana devia ser feita como para Deus, já a oferta pacifica era oferecida a Deus no sentido do ofertante ter comunhão com Deus.
Características do verdadeiro adorador. Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus, e de fato na oração também exercemos a gratidão a Deus pelos seus feitos na nossa vida.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador deverá conhecer a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo que o cristão realiza busca agradar a Deus e assim fazendo está buscando a excelência na adoração.


 
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus e não ter a adoração reconhecida por Deus, pois o pecado nos afasta da presença do Senhor.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.

Deixe seu comentário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário