Deus é Fiel

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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Subsídio da lição - EBD: Oseias – A fidelidade no relacionamento com Deus – Leitura em Classe Os 1.1,2;2.14-17,19,20.

A palavra-chave para a 2ª lição deste 4º trimestre é “Matrimônio”. A palavra-chave matrimônio corresponde à união voluntária entre um homem e uma mulher.
O relacionamento de Oseias torna-se modelo descritivo da situação em que Israel se encontrava com Deus. Gomer desiste da família para viver uma vida leviana. Da mesma forma o povo israelita deixava de andar conforme os princípios da Bíblia Sagrada para adorarem a deuses estranhos.
I – O livro de Oseias.
1.  Contexto histórico.
2. Estrutura.
3. Mensagem.
Comentário: O império assírio exercia supremacia militar e política na época em que Oseias profetizava. A mensagem do profeta era voltada para Samaria, capital do Reino do Norte. No período havia prosperidade econômica, mas os passos da nação eram motivados pela apostasia.
Apostasia é o abandono premeditado da fé, isto é, desvio dos princípios fundamentais da fé cristã. Os israelitas em vários momentos da história judaica se desviaram, como exemplo: no período dos juízes e no período do reino dividido. Neste último os profetas considerava apostasia ao adultério. E esta é a realidade encontrada nos três primeiros capítulos do livro de Oseias.
A estrutura do livro está dividida em duas partes:
1ª parte: os capítulos 1,2 e 3.  Que descreve o relacionamento de Oseias com sua esposa infiel e compara tal situação à nação israelita.
2ª parte: estar dividida em dois subgrupos; do capítulo 4 ao 10 que trata da mensagem de julgamento e do capítulo 11 ao 14 que trata da mensagem de amor.
A mensagem principal do profeta Oseias é o Amor de Deus.
Amor (ágape) amor divino que doou o único filho para salvação da humanidade (Jo 3.16), já o amor (philis) é o amor entre amigos e amor (Eros) é o amor com conotações sexuais.
Deus é amor (1 Jo 4.8) esta é a mensagem principal do profeta Oseias.
II – Matrimônio.
1. Etimologia.
2. Simbolismo.
3. Ordem divina para o casamento de Oseias.
Comentário: O casamento foi instituído antes do pecado e tem sobrevivido no período pós o pecado em meio aos trancos e barrancos. Trata-se de uma união legal entre um homem e uma mulher com abrangência social e espiritual que outorga felicidade a ambos.
Torna-se símbolo do relacionamento entre Cristo e a igreja (2 Co 11.2, Ef 5.31-33).
III – A linguagem da reconciliação.
1. O casamento restaurado.
2. O vale de Acor e a porta de esperança.
3. A reconciliação.
Comentário: é normal considerarmos a seguinte indagação: o que leva Deus a olhar para a nação israelita? A resposta é simples; o amor de Deus. Israel foi atraído ao amor divino e através deste amor nós fomos restaurados a Deus.
Acor lugar de castigo tornou se em lugar de restauração cujas vinhas seriam dadas “por porta de esperança”.
Da própria revista: todo povo servirá a Jeová em fidelidade, e cada um voltará a ter conhecimento do Deus verdadeiro (Os 2.20).
IV - O banimento da idolatria em Israel.
1. Meu marido, e não meu Baal.
2. O fim do baalismo.
Comentário: os termos marido e baal do original correspondem a estar junto por amor e o segundo estar junto por ser objeto ou servo. Por isso em Oseias há citação será meu marido e não meu baal (Os 2.16), isto é, Israel não será objeto de Deus, mas será unido por um amor verdadeiro e sincero.
Foi proferido por Jeremias que os ídolos desapareceriam da terra (Jr 10.11) e atualmente estes deuses são repulsa em terras israelita.
Casamento símbolo perfeito para entendermos o relacionamento entre Deus e seu povo.

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