A
palavra-chave para a 2ª lição deste 4º trimestre é “Matrimônio”. A palavra-chave
matrimônio corresponde à união voluntária entre um homem e uma mulher.
O relacionamento
de Oseias torna-se modelo descritivo da situação em que Israel se encontrava
com Deus. Gomer desiste da família para viver uma vida leviana. Da mesma forma
o povo israelita deixava de andar conforme os princípios da Bíblia Sagrada para
adorarem a deuses estranhos.
I – O livro de Oseias.
1.
Contexto histórico.
2. Estrutura.
3. Mensagem.
Comentário: O império assírio
exercia supremacia militar e política na época em que Oseias profetizava. A mensagem
do profeta era voltada para Samaria, capital do Reino do Norte. No período
havia prosperidade econômica, mas os passos da nação eram motivados pela
apostasia.
Apostasia
é o abandono premeditado da fé, isto é, desvio dos princípios fundamentais da
fé cristã. Os israelitas em vários momentos da história judaica se desviaram,
como exemplo: no período dos juízes e no período do reino dividido. Neste último
os profetas considerava apostasia ao adultério. E esta é a realidade encontrada
nos três primeiros capítulos do livro de Oseias.
A estrutura
do livro está dividida em duas partes:
1ª
parte: os capítulos 1,2 e 3. Que
descreve o relacionamento de Oseias com sua esposa infiel e compara tal
situação à nação israelita.
2ª
parte: estar dividida em dois subgrupos; do capítulo 4 ao 10 que trata da
mensagem de julgamento e do capítulo 11 ao 14 que trata da mensagem de amor.
A mensagem
principal do profeta Oseias é o Amor de Deus.
Amor (ágape)
amor divino que doou o único filho para salvação da humanidade (Jo 3.16), já o
amor (philis) é o amor entre amigos e amor (Eros) é o amor com conotações
sexuais.
Deus é
amor (1 Jo 4.8) esta é a mensagem principal do profeta Oseias.
II – Matrimônio.
1. Etimologia.
2. Simbolismo.
3. Ordem divina para o casamento de Oseias.
Comentário: O casamento foi instituído
antes do pecado e tem sobrevivido no período pós o pecado em meio aos trancos e
barrancos. Trata-se de uma união legal entre um homem e uma mulher com abrangência
social e espiritual que outorga felicidade a ambos.
Torna-se
símbolo do relacionamento entre Cristo e a igreja (2 Co 11.2, Ef 5.31-33).
III – A linguagem da reconciliação.
1. O casamento restaurado.
2. O vale de Acor e a porta de esperança.
3. A reconciliação.
Comentário: é normal considerarmos
a seguinte indagação: o que leva Deus a olhar para a nação israelita? A resposta
é simples; o amor de Deus. Israel foi atraído ao amor divino e através deste
amor nós fomos restaurados a Deus.
Acor
lugar de castigo tornou se em lugar de restauração cujas vinhas seriam dadas “por
porta de esperança”.
Da própria
revista: todo povo servirá a Jeová em fidelidade, e cada um voltará a ter
conhecimento do Deus verdadeiro (Os 2.20).
IV - O banimento da idolatria em Israel.
1. Meu marido, e não meu Baal.
2. O fim do baalismo.
Comentário: os termos marido e
baal do original correspondem a estar junto por amor e o segundo estar junto
por ser objeto ou servo. Por isso em Oseias há citação será meu marido e não
meu baal (Os 2.16), isto é, Israel não será objeto de Deus, mas será unido por
um amor verdadeiro e sincero.
Foi
proferido por Jeremias que os ídolos desapareceriam da terra (Jr 10.11) e
atualmente estes deuses são repulsa em terras israelita.
Casamento
símbolo perfeito para entendermos o relacionamento entre Deus e seu povo.
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