Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Preparando para o Avivamento - 01

Texto: Ouvi, Senhor a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia. Hc 3.2.
Avivamento significa trazer de volta à vida. Porém, o avivamento só é possível aos vivos, pois um pecador não pode ser avivado. Quando alguém é avivado isto indica que ele está vivo, está despertado, é um ser animado e é um indivíduo estimulado.
Portanto, avivamento corresponde com o ato da conversão e com o ato da santificação. A conversão é o momento em que o homem é tirado do mundo, enquanto que a santificação é a retirada do mundo do coração do homem.
I – A definição do termo Avivamento feita ao longo da história.
Avivamento é o retorno à vida, portanto, para cada momento homens de Deus definiram ou comparam o avivamento de maneira diferente, porém com o mesmo sentido original o retorno à vida. Tais diferenças estão relacionadas à circunstância e ao local.
 Para Charles Crabtree o avivamento não começa com o inconsciente ou com o espiritualmente morto. Começa com os vigias espirituais. Charles ainda definiu o avivamento a plena restauração e desenvolvimento da vida espiritual e enfatizou que definir avivamento pentecostal é mais importante, pois avivamento pentecostal é o acrescentar a dimensão do sobrenatural à vida espiritual.
Já para David Womack avivamento é um estado espiritual no qual os crentes se chegam mais perto de Deus, arrependem-se e purificam-se de acordo com os padrões bíblicos de santidade, são cheios com o Espírito Santo, esperam e experimentam manifestações sobrenaturais e cooperam juntos para glorificar a Deus, edificam-se uns aos outros e evangelizam os perdidos para Jesus Cristo.
Já o pastor Shedd descreve o momento em que o avivamento é necessário. Para o pastor Shedd o avivamento é necessário: quando escutamos a palavra e não sentimos nada, quando a oração não passa de reza, quando ganhar dinheiro empolga mais que ganhar almas, quando o entretenimento empolga mais que a palavra, quando pecado consumado não cria nenhuma preocupação na consciência e quando há divisão.
Segundo Billy Graham avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro.
II – A necessidade e os elementos do avivamento.
1. O avivamento é necessário. Com o aumento da iniquidade e com o esfriamento do amor (Mt 24.12) o avivamento é mais do que necessário.   Após 65 anos do dia de pentecoste João o evangelista escreveu a igreja de Eféso a seguinte palavra de Jesus: tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor (Ap 2.4). O termo “deixaste” significa abandonar. Portanto, o abandonar o amor é um sinal que o avivamento é necessário. Existe uma tríplice solução para os que necessitam de avivamento, são elas (Ap 2.5): lembre-se, era fundamental que a igreja em Eféso se lembrasse do primeiro estado; arrependa-se, igreja não avivada é uma igreja caída, portanto na ausência do aviamento estamos pecando, pois as coisas desta vida torna-se mais importante do que a vontade de Deus; pratique as primeiras obras, os membros daquela igreja deveriam além de lembrar-se do primeiro estado e arrepender-se da ausência do avivamento deveria praticar as obras de outrora e com isto estaria voltando ao que eram e fazendo o que faziam.
Em segundo, quando pecamos e não sentimos remoço algum, estar mais do que evidente que necessitamos do avivamento.
2. Elementos necessários para o avivamento. O primeiro elemento fundamental para que o avivamento torne-se realidade é necessário que haja conversão. Conversão é o mesmo que voltar para Deus, é vencer os limites do pecado e correr para a proteção Divina. A conversão retira o individuo do mundo, esta ação é primeira necessária para vivenciarmos o autentico avivamento.
Além da conversão a santificação é importante para que haja avivamento, pois a santificação retira o mundo de dentro do cristão. Santificação é o ato da separação ou da consagração para o uso de Deus. No longo da história Deus separou e consagrou homens e mulheres para o seu uso.
Portanto, o cristão possui um relacionamento direto com a sociedade. A relação do cristão com a comunidade em que estar inserido requer que ele seja reto. A retidão está voltada para o relacionamento entre as pessoas.
O crente avivado demonstrará para a sociedade a mudança de vida, isto é, conversão, assim também demonstrará a santidade para com Deus e a retidão para com os homens.
III – Sinais do avivamento
1. Lágrimas. Quando há avivamento as pessoas se comovem na presença de Deus. Certo pastor experiente foi interrogado por um pastor novato qual seria para ele o principal sinal do avivamento na igreja? O pastor experiente que estava jubilando respondeu: o principal sinal de avivamento em uma igreja está nos bolsos. O novato o indagou, por que no bolso? E teve como resposta, quando no bolso do cristão está presente o lenço isto indica que ele ainda chora na presença de Deus. Portanto, uma igreja que não chora na presença de Deus, indica que está morta ou morna.
2. Interesse pelas almas. O avivamento é uma questão individual com abrangência coletiva. O avivamento inicia-se com uma pessoa e abrange uma geração. Deus procurou por apenas um homem que tapasse o buraco no muro e não encontrou (Ez 22.30). Deus requer apenas um para iniciar uma grande obra.
Deus não requer repetir a história. Para cada tempo Deus faz algo novo. O avivamento de outrora não será nos dias da nossa geração. Para esta geração Deus tem algo novo depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário