Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Subsídio da lição - EBD: Joel – O derramamento do Espírito Santo – Leitura Bíblica em Classe Joel 1.1;2.28-32.


A palavra-chave para a 3ª lição deste 4º trimestre é “Derramamento”. A palavra-chave derramamento corresponde ao efeito de derramar.
O profeta Joel quando jovem conhecia o profeta Eliseu e provavelmente conheceu o profeta Elias. O nome Joel tem como significado Jeová é Deus.
O livro de Joel tem como chave o Dia do Senhor. Na bíblia o Dia do Senhor é diferente do Dia de Cristo. O primeiro corresponde ao juízo e será destinado aos que recusaram a ouvir e a obedecer à voz do Senhor Deus, enquanto o segundo corresponde ao arrebatamento e será destinado à igreja.
I - O livro de Joel no cânon sagrado.
1. Contexto histórico.
2. Posição de Joel no cânon Sagrado.
3. Estrutura e mensagem.
Comentário: Joel, Ageu, Zacarias e Malaquias falaram profeticamente para os israelitas no período pós-exílico. Sobre o profeta Joel pouco se sabe sobre ele por não ter em sua narrativa a citação de algum rei. Para muitos estudiosos Joel escreveu suas profecias em 835 a.C, mas a sua mensagem corresponde ao período pós-exílico.
Bíblia Hebraica
Nossa versão da Bíblia
Joel capítulo 01
Joel capítulo 01
Joel capítulo 02
Joel 2.1-27
Joel capítulo 03
Joel 2.28-32
Joel capítulo 04
Joel capítulo 03

O livro de Joel tem como assuntos: escatologia, ameaças e promessas.
Escatologia; o profeta Joel tem como tema proeminente “O Dia do Senhor” (Jl 2.11).
Ameaça; a praga de gafanhotos (Jl 1.1-12).
Promessa; o derramamento do Espírito Santo (Jl 2.28-32).
II – A pessoa do Espírito Santo.
1. Sua personalidade.
2. Sua divindade.
3. Como uma pessoa pode ser derramada?
4. Linguagem metafórica.
Comentário: O Espírito Santo é uma pessoa, esta verdade é possível por razões básicas, como: Ele age como uma pessoa, o Espírito Santo tem características de uma pessoa e Ele é tratado como uma pessoa.
As ações desenvolvidas pela pessoa do Espírito Santo são: Ele vive nos crentes (Jo 14.17), ensina os crentes (Jo 14.26), testifica de Cristo (Jo 15.26), fala com os crentes (At 8.29), intercede pelos crentes (Rm 8.26), santifica os crentes (Rm 1.4) e dentre tantas outras operações renova o crente (Sl 104.30, Tt 3.5).
A terceira pessoa da Trindade possui vontades próprias, pois na Bíblia estar escrito: mas um só e o mesmo Espírito que opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (I Cor 12.11). Se os dons são distribuídos pela pessoa do Espírito Santo conforme o seu querer é porque Ele tem vontade. Porém, o que mais caracteriza o Espírito Santo a uma pessoa para os seres humanos é a possibilidade dEle se entristecer: “e não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).
O Espírito Santo é entristecido pelas ações carnais como: mentira contra os irmãos, iras que provocam pecados, quando ao diabo é outorgado lugar, quando furtamos e quando proferimos aquilo que não edifica (Ef 4.25-29).
O Espírito Santo é Deus. Deus Pai é a plenitude da divindade invisível. Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta. E o Espírito Santo é a plenitude da divindade operante na criação. Logo, para conhecer o Espírito Santo é necessário conhecer e entender os nomes a respeito do mesmo que são citados na Bíblia.
Em Atos 5.3,4 o Espírito Santo é chamado de Deus. O nome Deus mostra que Ele é poderoso. Tão poderoso que criou os céus e a terra, portanto, o Espírito Santo tem poder absoluto. São importantes também as descrições que se encontram na Bíblia relacionando o Espírito Santo com o nome Deus, ou seja, o Espírito de Deus: e o Espírito de Deus se movia (Gn 1.2), relaciona ao poder do Espírito Santo; e o Espírito de Deus apoderou dele (I Sm 10.10) relaciona a profecia e por fim, e todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8.14), logo aqui a associação se refere a direção promovida pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo guia o crente pela Escritura Sagrada e pela consciência transformada. Paulo escreve a Timóteo e classifica os falsos mestres por terem cauterizado a consciência, isto indica a perca da sensibilidade para com as coisas de Deus. Esta perca é definida por escolhas direcionadas pelo ego humano.  
Portanto, quando na Bíblia o Espírito Santo é chamado de Espírito de Deus a Ele estar associado poder, profecia e direção.
Já na segunda carta aos Coríntios está escrito: e todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Cor 3.18). Quando o Espírito Santo é chamado de Senhor, o mesmo é associado ao amor de Deus. Portanto, devemos a nossa salvação ao verdadeiro amor do Espírito Santo como do Pai e do Filho (Rm 15.30).
III – Horizontes da promessa.
1.    Ponto de partida.
2.    Comunicação divina.
Comentário: Entretanto, no livro do profeta Joel encontra se a citação clara do derramamento do Espírito Santo: e há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
A profecia de Joel é abrangente, não se limita a títulos nem tão pouco a classe social. O texto é claro a toda carne. A profecia é também de abrangência ministerial, velhos e jovens serão renovados e qualificados para o serviço ao Senhor.
A palavra sonhos utilizada no texto de Joel se refere ao sonho que traz uma revelação de Deus sobre seu plano para o momento correspondendo a um indivíduo ou a um grupo. Em Números 12.6-8: e disse: ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Enquanto, Deus falava boca a boca com Moisés com os outros profetas a mensagem seria utilizada por sonhos ou visões.
Além de sonhos a profecia de Joel trata se das visões que os jovens, não normais, pois seriam selecionados, totalmente preparados, com cerca de 20 anos e cheios de vigor teriam. Visões que quer dizer perceber ou prever. A palavra corresponde a visões sobrenaturais e geralmente possuía um destino com o objetivo outorgar uma mensagem ao público.
IV – O fim dos tempos.
1. Sinais.
2. Etapas.
3. Resultado.
Comentário: os sinais de Deus são: o derramamento do Espírito Santo e aparições de sinais no céu. O derramamento do Espírito Santo já ocorreu, tornando-se o evento introdutório da narrativa de Joel. Já os sinais cósmicos correspondem a grande tribulação.
Portanto, o Espírito Santo tem como missão: convencer o mundo do pecado, do juízo e da justiça (Jo 16.8-11), guiar os crentes (Jo 16.13) e glorificar a Cristo (Jo 16.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário