Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Subsídio da lição - EBD: A atualidade dos profetas menores – Leitura em Classe 2 Pe 1.16-21.


A palavra-chave para a 1ª lição deste 4º trimestre é “Atualidade”. A palavra-chave atualidade corresponde à ênfase da mensagem dos profetas menores para os dias de hoje.
Doze são os profetas menores: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Há uma frase a respeito do Antigo Testamento citada na China: “Ler o Antigo Testamento é como comer lagosta; parece que a maior parte é casca, e que há bem pouca carne nela”. Já na Índia muitos cristãos só reconhecem o Novo Testamento como inspiração de Deus e troca o Antigo Testamento por escritos hindus. Portanto, os doze profetas menores fazem parte do Antigo Testamento, isto é, faz com que os mesmos sejam rejeitados por uma parcela de cristãos.
Seguem se quatro motivos para lermos e aceitarmos o Antigo Testamento, assim como também lermos e aceitarmos a mensagem proferida pelos profetas menores:
ü    Em primeiro: o Antigo Testamento corresponde a ¾ da Bíblia Sagrada. Palavra chave para definir tal verdade é quantidade. Portanto, a mensagem pregada pelos profetas menores compõe a maior parte das Escrituras Sagradas.
ü    Em segundo: Jesus e os apóstolos reconheceram o Antigo Testamento como Escritura Sagrada. Palavra chave para tal verdade é autoridade.
ü    Em terceiro: a mensagem do Novo Testamento não anula a mensagem do Antigo Testamento, mas ao contrário uma mensagem une se à outra.
ü    Em quarto: a mensagem do Antigo Testamento é útil, portanto o quarto motivo é utilidade.
Devemos ler os profetas menores porque eles fazem parte da maior parte da Escritura Sagrada, isto é, quantidade, autoridade, unidade e utilidade.
Os profetas foram levantados por Deus para: restaurar o monoteísmo hebreu, combater a idolatria, denunciar o Dia do Senhor e reacender a esperança messiânica.
Os profetas menores dividem quanto ao tempo da seguinte maneira:
 

Período
Século
Profetas
Pré-exílicos
8º e 7º Século  a.C
Jonas*, Amós, Oséias e Miquéias. Naum, Habacuque e Sofonias.
No exílio
6º Século a.C
Obadias.
Pós-exílicos
5º e 4º Século  a.C
Ageu, Zacarias, Malaquias e Joel**.

*data incerta.
**quanto à mensagem.
I – Sobre os profetas menores.
1. Autoridade.
2. Origem do termo.
3. Cânon e cenário dos doze.
Comentário: na obra A Cidade de Deus, o teólogo Agostinho de Hipona, explica o porquê do termo profetas menores, que de fato estar associado à igreja Latina que nomeou tais livros com tal definição por ter menor volume do que os demais profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel. Portanto, mesmo com menor volume do que os demais livros proféticos os doze profetas possuem a mesma autoridade e inspiração.
II – A mensagem dos profetas menores.
1. Procedência.
2. A palavra dos profetas.
3. Como a uma luz que alumia em lugar escuro.
Comentário: Os profetas foram levantados por Deus para: restaurar o monoteísmo hebreu, combater a idolatria, denunciar o Dia do Senhor e reacender a esperança messiânica. Logo, os profetas tinham como procedência o Senhor. Não estavam procurando a sua própria glória, mas a glória de Deus. A procedência era Divina.
A palavra do profeta corresponde ao passado – quando a mensagem tem como foco o ensino comparativo, ao presente – quando a mensagem corresponde aos dias atuais e, ao futuro – quando corresponde a um anúncio profético, ou seja, ainda vai acontecer.
A mensagem dos profetas tratava dos seguintes temas: política, sociedade, família e espiritualidade. Com propósito vivermos em uma vida piedosa em todas as áreas.
O ministério profético é definido na transmissão da mensagem de Deus para o seu povo, ou seja, o profeta é porta voz de Deus na terra.
III – A inspiração Divina dos profetas.
1. A iniciativa divina.
2. A inspiração dos profetas.
3. A autoridade dos profetas menores.
Comentário: há iniciativa divina em chamar e inspirar o profeta.
As mensagens dos profetas menores não falam sobre Deus em termos abstratos como nos princípios filosóficos. Falam de Deus como alguém ativamente envolvido no mundo que Ele criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário