Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 9 de junho de 2013

Subsídio da lição – A Família e a Escola Dominical.


Subsídio da lição – A Família e a Escola Dominical.

A palavra-chave para a 11ª lição deste 2º trimestre é “ESCOLA”. A palavra-chave, ESCOLA, é o estabelecimento público ou privado onde se ministra sistematicamente o ensino coletivo.
Ao falar que a Escola Bíblica é a melhora escola do mundo a referência é que esta escola trabalha em alcance a todos os ângulos da formação da personalidade humana. Enquanto a universidade trabalha com o desempenho intelectual do ser humano a Escola Bíblica trabalha com maior desempenho a intelectualidade e principalmente a espiritualidade.

Hodiernamente, muitas pessoas desejam fazer um curso teológico, porém as mesmas não são matriculadas na Escola Bíblica Dominical da sua igreja. Sendo notório que durante cinco anos sem perder uma aula da Escola Bíblica, esta pessoa estaria preparada em conhecimento doutrinário e teológico o que equivale a um curso de teologia.
I – A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
1- Raízes bíblicas da Escola Dominical.
2- A origem da Escola Dominical.
3- O que é a Escola Dominical.
Comentário:      No ano de 1780, na cidade de Gloncester, sul da Inglaterra, o jornalista Robert Raikes ao sentir compaixão das crianças que tinham uma vida livre sem orientação concernente a vida espiritual e até mesmo a vida social, pois tais crianças presenciavam a violência e tinham desenvoltura para tal caos. Raikes pensou em algo para mudar o futuro das crianças que era propenso para o mal. Daí surgiu reuniões aos domingos com o objetivo de ensinar aquelas crianças instruções na área moral, cívica, aritmética, linguagem e principalmente o ensino da Bíblia.
Durante três anos foram fundadas sete escolas bíblicas por Raikes na cidade de Gloucester e no dia 03 de novembro de 1783 o jornalista Raikes publica em seu jornal a mudança de vida provada pelas crianças que frequentaram a escola Bíblica Dominical.
Já no Brasil a Escola Dominical teve como fundador o missionário Robert Kalley e a sua esposa Drª Sarah Kalley, no dia 19 de agosto de 1855 no Estado do Rio de Janeiro. Sendo que no Brasil a primeira aula foi realizada para cinco crianças e teve como lição a história do profeta Jonas.
II – FINALIDADE DA ESCOLA DOMINICAL.
1- Auxiliar no ensino das Escrituras.
2- Auxiliar na evangelização.
3- Auxiliar no discipulado.
Comentário: A principal função de uma pessoa comprada pelo sangue de Jesus é levar outra pessoa aos pés de Jesus.
Todos os membros do departamento de ensino da Igreja devem ser cientes a esta missão, pregar a palavra de Deus e é na Escola Bíblica Dominical uma oportunidade impar para pregar a palavra transformadora de Cristo.
A escola Bíblica discípula, ou seja, solidifica a fé da pessoa com o ensino da palavra de Deus.
 A questão não é só ganhar almas, mas ensinar as vidas a servirem a Cristo.
 O discipulado é o período do ensino preparativo, para que a pessoa que está sendo discipulada venha a desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão.
De primeira mão a pessoa é ganha para Cristo, em segundo plano esta mesma pessoa é discipulada e em terceiro ela é enviada para ganhar almas para Jesus. Todos são vocacionados para servirem a Deus e uma vez salvos o nosso dever é levar a mensagem da cruz aqueles que estão perdidos.
Portanto, concluímos que todo bom obreiro foi treinado na melhor Escola do Mundo, ou seja, para ter um ministério influente é necessário, solidificação na palavra e esta é a missão central da Escola Dominical.
III – A ESCOLA DOMINICAL PORTALECE A FAMÍLIA.
1- As crianças são bem instruídas.
2- A juventude é prevenida contra o pecado.
3- Os adultos frutificam.
Comentário: Na Escola Bíblica Dominical, as crianças aprendem a respeito de Cristo. Na Escola Bíblica Dominical, as crianças são conduzidas aos valores cristãos. Na Escola Bíblica Dominical, as crianças são conduzidas a socialização. Na Escola Bíblica Dominical, as crianças são conduzidas a amarem o próximo. Na Escola Bíblica Dominical, as crianças são conduzidas a valorizarem a família.
Logo, três são os benefícios diretos da Escola Bíblica para a família: instruir as crianças, prevenir a juventude contra o pecado e proporcionar a frutificação da e na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário