Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 16 de junho de 2013

Subsídio da lição – A Família e a Igreja.

Subsídio da lição – A Família e a Igreja.

A palavra-chave para a 12ª lição deste 2º trimestre é “RELACIONAMENTO”. A palavra-chave, RELACIO NAMENTO, descreve a capacidade, em maior ou menor grau, de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com seus semelhantes.
No contexto social cinco são as instituições que estão diretamente relacionadas com o individuo, são elas: família, escola, estado, empresa e igreja.

As duas instituídas diretamente instituídas por Deus são: a família e igreja. A família é a única instituição fundada antes ao pecado e que mesmo após o pecado tem continuado com plena existência.
Nos dias hodiernos a família é perseguida e afrontada, porém, a mesma encontra repouso e segurança na igreja. Pois, a igreja é a instituição fundada por Deus para propagar o Reino e ensinar sobre o Reino. A igreja local é o ambiente em que a família se formará socialmente, culturalmente, moralmente e espiritualmente.
I – FAMÍLIA: O ELEMENTO BÁSICO DA IGREJA.
1- Sem a família a igreja não funciona.
2- A família como extensão da igreja.
Comentário: Existe família sem igreja, porém não existe igreja sem família. Tal frase nos faz entender que a família influencia a igreja local. Se a família estiver bem, a igreja estará bem. Porém, caso uma família esteja passando por crise tal crise poderá afetar diretamente a igreja. Por isso, o primeiro lugar par se descobrir um líder autêntico é a família. Pois, se o mesmo é um bom pai e um bom esposo estará apito para ser um bom dirigente local.
É responsabilidade de todo chefe de família fazer da sua casa uma igreja. Ou seja, não podemos focar nos nossos filhos a importância de irmos à igreja se a nossa casa não for à igreja. Antes de ir à igreja tenho que entender que sou a igreja de Cristo. Há uma frase voltada para a educação que é importantíssima “para aprender a pessoa tem que sentir o sabor” muitos crentes não sentiram o sabor de ser membro da igreja de Cristo Jesus.
II – A IGREJA ACOLHENDO AS FAMÍLIAS.
1- A natureza humana da igreja.
2- A dimensão relacional da igreja.
3- O relacionamento familiar na igreja.
4- A família do obreiro.
Comentário: Não há uma igreja perfeita, pois a igreja é formada por seres humanos. A igreja é humana e espiritual. Como humana a igreja é representada pela incapacidade do ser humano, isto indica que a igreja é composta de pessoas falhas. Porém, Deus é quem capacita e santifica a cada membro da igreja e isto se concretiza pela leitura da Bíblia, pela oração e pela presença do cristão no culto.
Uma determinada família não poderá se fechar, ou seja, não poderá ausentar dos outros lares. Pois a igreja é a junção de família e nesta junção temos uma comunidade.
Na modernidade a família cristã estar sofrendo por não exercer com prioridade o diálogo, pois na ausência da comunicação entre os familiares, terceiros tornarão se íntimos e, darão conselhos e tais conselhos tenderá a ruína. 
A falta de diálogo tem sido ocasionada pela maior atenção outorgada à mídia e também, pela indisponibilidade de tempo ocasionada pela agitação no mercado de trabalho.
Sobre a família do pastor o que deverá ser focado é que o pastor como a sua família são seres humanos limitados que comentem os seus erros, porém estão ao mesmo tempo preservando a salvação.

III – A FAMÍLIA NA IGREJA LOCAL.
1- A comunhão da família.
2- Envolvendo–se com o Corpo de Cristo.
3- Toda a família na casa de Deus.
Comentário: A unidade da família passa a ser vítima de ameaças internas e externas. Em muitas ocasiões a família é responsável pela decomposição da mesma. As muitas prerrogativas da vida, a busca incessante de realizações individuais, a falta de tempo, a falta de diálogo, a falta de compreensão, tornam-se motivos para o fim da família.
Certamente a família vivencia expectativas e frustrações. E as expectativas fazem com que os membros da família tenham contato com o mundo exterior. E é neste contato direto com o exterior que as frustrações aparecem. Na sociedade atual uma das maiores causadora da frustração no seio da família tem sido as drogas, e a cada dia o número de pessoas viciadas tem aumentado, e o número de famílias unidas diminuído.
As ameaças externas se resumem no uso de drogas lícitas e das não lícitas, da política liberal (que tanto ameaça a unidade da família por aprovações de projetos de Lei), da educação liberal (que ameaça os princípios bíblicos, e aqui surge à missão dos pais em instruir os seus filhos no caminho do Senhor) e também a mídia (com jogos, filmes, desenhos, sites de relacionamentos).
Um exemplo básico da mídia como ameaça a família são os divórcios causados pelo mau uso do facebook, isto é um fato nos Estados Unidos da América e no mundo.
A família foi criada para que houvesse relacionamentos frutíferos. Porém, pelo aumento do pecado a família tem sido vítima do esfriamento do amor existe entre os membros do lar.
Os relacionamentos frios são marcados pelos seguintes sintomas:
Ø    Ausência de cuidados mútuos, ou seja, uma família com mundos diferentes.
Ø    Divergências de metas.
Ø    Ausência de contatos básicos, como: uma saudação e até mesmo de um beijo.
Ø    Ausência de respeito.
E as causas para tal esfriamento são:
Ø    O aumento do pecado.
Ø    Tempo superior gasto para outras coisas e para outras pessoas e não a família.
Ø    O desistir do outro.
Ø    A acomodação. A acomodação no processo social é a resolução de um atrito sem cortar o mal pela raiz.
Portanto, a família é uma dádiva de Deus ao homem e cabe ao mesmo cuidar e zelar da família em um mundo cheio de afronta a esta instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário