Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Soberania do Evangelho de Cristo

A Soberania do Evangelho de Cristo

Texto: 6- Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho,
7- que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
8- Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
9- Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! (Gálatas 1.6-9)
I – PANORAMA DO TEXTO.
1- Decepção do Apóstolo. Apostasia é o abandono premeditado da fé, porém nas igrejas da Galácia o que estava acontecendo era à propagação de heresias no seio eclesiástico, pois, outro evangelho era ensinado, ou seja, outro ensinamento, porque o evangelho é único. Porém, o que mais afetava o apóstolo Paulo era a rapidez em que os membros da igreja eram conduzidos a doutrinas contrárias aos ensinamentos proferidos pelo apóstolo.
A decepção do apóstolo era tão grande que se compara com a decepção de um pai com o seu filho. No contexto histórico três heranças foram herdadas pela desobediência de Adão. A primeira herança é a culpa que se propaga com o pecado, sendo que o pecado poderá ser dividido em original e atual. Já o segundo elemento é a corrupção, fato que se torna notável na mais tenra idade do ser humano, tal herança outorga liberdade de se proferir que não somente são corruptos os políticos, mas sim toda raça humana. E por terceiro, a morte, elemento que define a mais condenável das heranças do pecado de Adão.
Porém, a igreja na Galácia foi corrompida por ensinamentos não proferidos de Deus. “Há alguns que querem transtornar o evangelho de Cristo”, alguns, isto é, há um pequeno número de indivíduos que são instrumentos de Satanás para levarem outros ao afastamento do evangelho. Logo o apóstolo Paulo fica decepcionado, pois outros ensinaram doutrinas falsas e ganharam crédito por parte da igreja.
2- Atitude dos Gálatas. Os irmãos da Galácia foram infantis, por dois motivos: tiveram uma atitude rápida “tão depressa” e tiveram uma atitude menosprezível a Cristo “passásseis daquele que vos chamou à graça”.
Toda decisão antes de ser tomada deverá passar pela oração e pela comprovação bíblica. Se não for por Deus aprovado o fim não será conforme o prometido. Pois, há ensinamentos que oferecem tudo de melhor para o ser humano, porém conforme escreveu o monarca Salomão “são caminhos de morte” (Pv 16.25).
E por segundo Cristo estava sendo menosprezado. Não poderá de maneira alguma o individuo menosprezar a Cristo. E assim ensina o apóstolo Pedro “para quem iremos nós” (Jo 6.68). Pois, apenas Cristo tem palavras de vida eterna.
3- Falsos Mestres. Como no mundo há um grande número de enganadores a igreja de Cristo deverá ser edificada no ensino puro e autêntico. Pois, o que torna o individuo livre do pecado é o conhecimento da verdade (Jo 8.32).
Porém, a missão de Satanás é roubar, matar e destruir (Jo 10.10). Quando uma igreja é firme no ensino e convicta da fé em Cristo o inimigo dentará de todas as formas para destruir a harmonia presente na mesma. E as artimanhas de Satanás se voltam para destruir o ensino fazendo que haja desvio da Palavra de Deus. Mas, graças a Deus que há no seio da igreja pessoas que foram chamadas para ensinarem a Palavra conforme ela é (Ef 4.11).
II – EVANGELHO DE CRISTO.
1- Origem do Evangelho.
Em quanto ao tempo o evangelho tem sua origem no jardim do éden, quando Deus prometeu salvação por meio do descendente da mulher (Gn 3.15). Logo, o evangelho é a propagação das boas novas por parte do Criador. Se a propagação é da parte do Criador indica que o evangelho é superior a qualquer doutrina e passa a ser indispensável para a efetuação da salvação do ser humano.
E quando o assunto do evangelho corresponde à pessoa que o deu origem, nota – se que o evangelho é divino, pois tem sua origem em Deus.
2- Apenas há um Evangelho. Evangelho genuíno é único e não há outro. Porém, o apóstolo Paulo por três vezes utiliza a seguinte frase “outro evangelho” frase que não confirma a existência de outro evangelho, porém, indica que não há outro evangelho genuíno e divino, pois só há apenas um que tem sua origem em Cristo Jesus.
Por isso, o apóstolo Paulo convoca aos membros da igreja da Galácia a não aceitarem outro evangelho, mesmo que um anjo do céu o anuncie, pois em Deus não há confusão o que foi ensinado merece todo respeito e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário