Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 4 de junho de 2013

DESEJO QUE TE VÁ BEM EM SUA VIDA FAMILIAR


DESEJO QUE TE VÁ BEM EM SUA VIDA FAMILIAR.

Texto: Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa só carne. Grande é esse mistério: digo- o, porém, a respeito de Cristo e da igreja (Ef 5.31,32).
O maior problema vivenciado pela família moderna é a ausência de equilíbrio no casamento.
Para a maioria o casamento é o túmulo do amor, e para outros, casar é algemar-se a si mesmo. Porém, os que defendem a tais definições sobre o casamento são pessoas libertinas e descompromissadas. Não possuem temor a Deus e não conhecem a Palavra do Senhor.
I – QUAL SIGNIFICADO DE CASAMENTO?
É a união de duas pessoas para viverem a vida inteira. Sendo que a decisão é mediante a própria escolha, seguindo a sentimentos, emoções e a vontade.
Porém, o casamento é conceituado por várias ciências. Seria a maneira de cada ciência como fonte de conhecimento outorgar sua ótica para a compreensão do que de fato é o casamento.
1- Socialmente. O casamento na ótica social é um contrato efetuado perante as instituições. Sendo que estas instituições são: a família, o estado e a igreja. No conceito sociológico o casamento expõe valores ao compromisso assumido perante as testemunhas. Logo o compromisso é assumido perante pessoas e instituições. Compromisso assumido se transformará em testemunho. Compromisso de fidelidade nos momentos de caos como também nos de bonança.
2- Psicologicamente. Para a psicologia o casamento é uma mudança de vida. No conceito psicológico o casamento proporciona e requer mudanças. As mudanças correspondem a atitudes desenvolvidas na prática da vida solteira como também na mudança de hábitos que poderão se transformar em veículos para atritos no relacionamento.
3- Teologicamente. Na ótica da teologia cristã o casamento é a formalização da instituição família. Que tem como objetivos: a glorificação de Deus, a realização humana e a propagação da humanidade.
Portanto, o casamento para ser bem sucedido deverá ser: fiel ao compromisso assumido, realizar as mudanças necessárias e estar na direção Divina.
II – CINCO ASPECTOS DO CASAMENTO.
1- Aspecto bíblico. O casamento bem sucedido tem o seu lado espiritual em crescimento. Logo o casamento infeliz estar com o seu lado espiritual em declínio. As obras da carne são prioridades em um lar infeliz.
O casamento infeliz é movido pela energia produzida pelas obras da carne. Porém, o casamento que tem como alicerce a doutrina Bíblica será um relacionamento equilibrado, sadio e fervoroso.  
2- Aspecto afetivo. O casamento não poderá entrar na rotina, pois o mesmo se esfriará. O amor deverá ser cultivado. A cultivação do amor se concretiza pela comunicação, pela fidelidade, pela demonstração, pela renúncia e pelo companheirismo.
3- Aspecto social. A família é considerada a célula da sociedade.
No aspecto social o casamento é a união de duas pessoas para viverem juntas conforme aos padrões culturais e para constituírem a propagação da família, ou seja, terem filhos, e dos filhos netos e assim por diante.
No aspecto social vale refutar sobre as diferenças naturais de um casal. São pessoas diferentes que foram criadas em meios sociais totalmente diferentes e por isso, formaram um novo meio cultural, isto é uma família nuclear.
4- Aspecto físico. Aspecto que está diretamente relacionado com a atividade sexual do casal. O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.
Como bênção o sexo proporciona maior harmonia entre os cônjuges e é o meio pelo qual Deus em sua bondade outorga a possibilidade da vida se perpetuar, ou seja, por meio do sexo há a procriação, porém o sexo tem finalidades além da procriação.
Já como maldição o sexo é realizado fora, ou antes, do casamento. De tal ação se percebe o aumento das DST que dentre tantos é mais um problema social. Logo, o sexo passa a ser um meio de dor e angústia social.
Para uma vida sexual bem sucedida é fundamental o respeito aos padrões bíblicos que são: monogamia, fidelidade conjugal e o amor ao cônjuge.
5- Aspecto legal. É a parte legal do casamento. O aspecto legal corresponde ao casamento assumido conforme as leis do país.  Conforme o conceito de casamento segundo os preceitos sociológicos o aspecto legal é a valorização do Estado e o real compromisso assumido pelos cônjuges perante as testemunhas.
O casamento envolve mudanças, escolhas e abrange uma diversidade de aspectos que, ao serem somados e vivenciados da maneira correta proporcionarão um casamento saudável que outorgará aos filhos grandes benefícios.
Logo, para estar bem na vida familiar é necessário vencer os entraves do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário