Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Subsídio da lição – Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor.

Subsídio da lição – Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor.
A palavra-chave para a 13ª lição deste 2º trimestre é “CASA”. A palavra-chave, CASA, na presente lição tem como significado lar ou família. E para relembrar, no subsídio da primeira lição foi postado sobre os tipos de famílias, segue se abaixo.
Porém, além de conceitos diferentes outorgados pelas ciências, a família não é composta de um único tipo, mas de no mínimo dos seguintes tipos.
·                    Família Nuclear – também conhecida como família elementar é a configuração constituída pelo pai, mãe e filhos.
·                    Família Extensiva – trata-se da família abrangente a nuclear que amplia a sua constituição com a presença de sogro, sogra, avôs, tios, primos...
·                    Família Abrangente – trata - se da família que inclui membros por afinidade, ou seja, por laços afetivos.

·                    Família Monoparental – trata-se, da família que os irmãos possuem uma mesma mãe e não um mesmo pai. Ou seja, mesma mãe e pai diferente ou mesmo pai e mãe diferente.
·                    Família Recomposta – trata-se do desfeito do núcleo marital, ou seja, separação do casal ou a morte de um dos membros deste núcleo e o outro se casa com outra pessoa.
·                    Família Adotiva – trata-se, da adoção. Quando uma criança é adota a mesma passa a ter um lar, uma família.
I – O EXEMPLO DECISIVO E CORAJOSO DE NOÉ.
1- Noé andou com Deus.
2- Vivendo numa sociedade corrompida.
3- A salvação de Noé e sua família.
Comentário: Noé se destacou na sua geração por ser varão justo, reto e por andar com Deus. De fato Noé foi um homem que tinha conformidade com Deus, à conformidade com Deus é ser justo, ser reto e conhecer a Deus.
Com o pecado de Adão a humanidade passou a sofre de três grandes males, que são: morte, culpa e corrupção. Nos dias de Noé a maldade, a violência e a corrupção tinham aumentado na terra e por isso, Deus projetou o dilúvio, porém, lá estava um homem justo, reto e que andava com Deus que teve como grande resultado a salvação da sua família. Por mais que as características dos pais sejam rejeitadas pelos que são de fora do lar os da casa (filhos e noras), darão crédito a postura exemplar dos patriarcas.
II – JOSUÉ – UMA DECISÃO EXEMPLAR.
1- A firme tomada de posição.
2- O perigo da omissão dos pais.
Comentário: Conforme o aumento da iniquidade é requerido dos pais que estes sejam firmes em suas posições éticas. Ou seja, na transmissão de valores e doutrinas aos filhos. Josué foi firme à decisão de preservar a sua família da idolatria. Note que o mal social que afetava a fé dos judeus nos dias de Josué era a idolatria. Logo, o líder de Israel buscou ensinar seus filhos contra tal investida de satanás. O que estamos fazendo para preservar nossa família da investida de satanás? E como estamos fazendo? Pois, o que e como são importantes para a focalização da família com o Reino de Deus.

Porém, muitos estão omitido aos seus filhos o autêntico ensino da Palavra de Deus, e isto é pecado. O pecado de omissão é deixar de fazer o que é certo.
III – O EXEMPLO DOS RECABITAS.
1- Uma família exemplar.
2- Um exemplo de fidelidade.
Comentário: Resultados são provenientes de escolhas. Os recabitas tiveram como ancestral Jonadabe (2 Rs 10.15-27) e este tomou uma decisão e ordenou aos seus filhos para não tomarem vinho. Resultado maior Deus tomou os recabitas como exemplo para ensinar a Israel a manterem postura contra o mundanismo.
Com a invasão feita pelos babilônicos os recabitas foram preservados, pois andaram com Deus e foram obedientes ao que receberam como ensinamento de seu patriarca. A obediência conduz a pessoa a ter grandes conquistas, por isso é fundamental o ensino autêntico da Palavra de Deus, pois não há melhor meio para conduzir os filhos a serem abençoados e preservados deste mundo mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário