Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 11 de junho de 2013

DESEJO QUE TE VÁ BEM EM TODAS AS COISAS II.


DESEJO QUE TE VÁ BEM EM TODAS AS COISAS II. 

Amado, desejo que te vá bem, em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (1 Jo 2).
Para concluir nossa reflexão sobre a mensagem de João a Gaio e, sendo assim também o nosso desejo para a igreja de Cristo.  Que vá bem, em todas as coisas. Cinco pontos são necessários para uma pessoa ser bem sucedida: viver com propósito, trabalhar bastante, não ser extremista, falar palavras certas na hora certa e administrar o tempo.
Portanto, junto a estas três condições deverão ser vivenciadas: obediência,
compromisso e estar preparado para quando chegar à oportunidade.
I – OBEDIÊNCIA.
1- Definição. A palavra hupakoe é a palavra traduzida por “obediência” e se divide em hupo, “sob” e akou, “ouvir”. Logo, obediência tem como significado ouvir com atenção, e assumir a submissão.
2- Proporciona benefícios. A obediência proporciona lucro. Porém, a ausência da mesma proporciona desastre e leva a sociedade ao caos.
Adão assumiu com Deus o pacto das obras. Pacto é uma aliança assumida entre duas ou mais pessoas. O pacto das obras foi firmado sobre três pontos fundamentais: promessa, condição e pena. A promessa seria a obtenção da vida eterna outorgada por Deus, já a condição deveria ser a obediência por parte de Adão e a pena seria a morte caso houvesse a desobediência. De fato o resultado do pacto das obras se apresenta nos dias atuais sobre a forma de culpa, corrupção e morte. Tais consequências tornaram presentes na humanidade por causa da desobediência. Ou seja, a condição de obedecer não foi correspondida por Adão. Mas, caso Adão tivesse obedecido, a promessa de vida seria mantida por parte de Deus, pois a obediência proporciona benefícios e entre eles a vida (Dn 12.13), a riqueza (Ml 3.10) e a saúde (Êx 15.26).
Portanto, para que a igreja e assim também para que cada um dos membros venha a ser bem sucedido em tudo é necessário que haja submissão à vontade de Deus, pois obedecer é melhor do sacrificar (1 Sm 15.22).
II – COMPROMISSO.
Compromisso é a condição de assumir uma obrigação com alguém e isto está vinculado ao tempo. Três são os compromissos assumidos pela sociedade atual: compromisso familiar, compromisso religioso e compromisso aos negócios.
Porém, a sociedade moderna tem proporcionado por meio de uma cultura pecaminosa, incentivos a desobediência dos compromissos. Ou seja, na modernidade a quebra de compromisso tornou se natural e normal. Compromissos assumidos em lugares sagrados não são mais obedecidos e nem temidos. E o pior de tudo é que compromissos que foram assumidos com Deus têm sido desobedecidos.
O profeta Jonas é um modelo claro que compromisso firmado deve ser obedecido. Deus tinha chamado para o ministério profético, este era o compromisso assumido por Jonas, porém, Jonas não obedeceu ao chamado para ir a Nínive e após tal escolha só colheu desastres. De fato, compromisso feito deveres a serem cumpridos.

III – PREPARADO PARA A OBORTUNIDADE.
Declarou John Wooden, técnico de basquete: “quando a oportunidade chega, é tarde demais para se preparar para ela”. Portanto, para ser bem sucedido o cristão deverá aprender e obter conhecimento antes de ter a oportunidade máxima. Cabe ao cristão fazer do momento presente a oportunidade da vida.
1- Preparo espiritual. No primeiro momento o cristão para ser bem sucedido em suas atividades deverá ter preparo espiritual e para isto o mesmo deverá ser submisso a Deus, ter contato com a Palavra do Senhor, viver em oração e vigiar.
2- Preparo intelectual. Isto é, estar preparado para exercer com clareza as funções correspondentes com as habilidades naturais recebidas da parte de Deus.
Há na Bíblia inúmeros personagens bem sucedidos na área intelectual como, por exemplo, José, que foi um excelente governador. Há alguns homens na Bíblia que foram destaque pela sabedoria e que nos dias hodiernos Deus continue a levantar homens com sabedoria que sejam tementes ao Senhor.
Assim, como João desejava o melhor para Gaio, concluímos nossa reflexão bíblica neste texto desejando o melhor de Deus para a sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário