Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 2 de junho de 2013

Subsídio da lição – A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico.


Subsídio da lição – A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico.

A palavra-chave para a 10ª lição deste 2º trimestre é “CULTO”. A palavra-chave, CULTO, corresponde ao ato de adorar ou homenagear a uma divindade em quaisquer de suas formas.
A necessidade de resgatarmos o culto doméstico estar relacionado ao esfriamento espiritual de nossos lares, onde que o tempo gasto com a mídia é superior ao tempo que doamos a Deus.
A criação dos filhos está sendo terceirizada, ou seja, estamos passando adiante o que de fato é nosso dever: educar e instruir o menino no caminho que deve andar.
I – O CULTO DOMÉSTICO.

1- Adoração em família.
2- A restauração da instrução doméstica.
3- A prática da adoração doméstica.
Comentário: Surge uma pergunta importantíssima para os alunos da EBD: O que é o culto doméstico? É o momento de adoração a Deus em família, também é o momento de aprendizagem de uns para com os outros e por fim, é o momento de comunhão entre pais e filhos, entre esposo e esposa e, entre irmãos e irmãos, ou até mesmo entre famílias diferentes. Portanto oculto doméstico é a adoração em família. Tendo como livro base para o ensino e edificação a Palavra de Deus.
Dica: leia e debata com os alunos a seguinte frase, “Creio na Bíblia para ser salvo. Leio a Bíblia para ser sábio. E pratico a Bíblia para ser santo”.
II – O CULTO NO LAR.
1- Organizando o culto doméstico.
2- Ganhando os que ainda não são crentes.
3- Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Comentário: O culto doméstico não precisa respeitar a liturgia da igreja. A liturgia da igreja corresponde a uma norma que respeita ao padrão ministerial ou até mesmo o respeito à cultura da localidade.
Já o culto doméstico deverá exercer entre tantos acertos a definição do dia da semana e o horário em que o trabalho será executado.
João Wesley foi criado com 18 irmãos, seus pais nunca omitiram tempo a Palavra de Deus e narra a história desta família que os mesmos reuniam constantemente para adorarem a Deus em família. Há citações de que em cultos doméstico realizados pela família Wesley havia a presença de 100 vizinhos reunidos para ouvirem a Palavra de Deus.
Porém, a maior conquista da família Wesley foi à certeza de “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Pais não forma filhos, mas fazem dos seus filhos verdadeiros discípulos. Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança.  
III – BÊNÇÃOS ADVINDAS DO CULTO DOMÉSTICO.
1- Fortalece os laços familiares.
2- Santifica e protege a família.
3- Torna a família piedosa.
Comentário: O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta.
Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico.
São benefícios do culto domestico:
Primeiro, tornar o ambiente familiar agradável, fazendo com que a comunhão entre os membros da família seja fortalecida.
Segundo, conduz os filhos aterem uma fé firme e inabalável na pessoa de Jesus Cristo.
Terceiro, outorga força e equilíbrio para enfrentar e vencer os obstáculos do dia a dia.
E em quarto, o culto doméstico outorga honra a Deus. Quando se honra a pessoa de Deus a expressão presente é que o indivíduo depende de Deus para tudo.
Em suma, os pais não estão formando filhos, mas, estão preparando discípulos para que os mesmos venham a andar com seus próprios pés. E quão arda e longa é a caminhada da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário