Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Subsídio da lição – Paulo e a Igreja em Filipos.


Subsídio da lição – Paulo e a Igreja em Filipos.

A palavra-chave para a 1ª lição deste 3º trimestre é “EPÍSTOLA”. A palavra-chave, EPÍSTOLA, significa carta, que são de fato as lições dos apóstolos às comunidades cristãs primitivas.
As treze epístolas escritas pelo apóstolo Paulo foram escritas sobre o aspecto do quando, ou seja, existia um motivo básico para que as epístolas fossem escritas, notemos:
Quando o fim é a principal preocupação. Aqui corresponde diretamente com 1 e 2 Tessalonicenses.
Quando a igreja é a principal preocupação. Aqui corresponde a 1 e 2 Coríntios.
Quando o evangelho é a principal preocupação. Aqui corresponde às seguintes cartas: Gálatas, Romanos.
Quando a prisão é uma realidade. As cartas são Filipenses, Colossenses, Filemon e Efésios.
Quando a morte se aproxima. Corresponde com as cartas 1 e 2 Timóteo e Tito.
A carta em apreço revela à igreja hodierna a importância do amor entre os cristãos e também dos membros para com os obreiros, e de fato enfatiza as medidas comportamentais que a igreja deverá ter para enfrentar as hostilidades do inimigo.
Lembrando que os três inimigos da igreja são: o diabo, a carne e o mundo.
I – INTRODUÇÃO À EPISTOLA.
1- A cidade de Filipos.
2- O evangelho chega a Filipos.
3- Data e local da autoria.
Comentário: A cidade de Filipos era uma cidade importante pelo seu passado e pelo majestoso presente que vivenciava nos dias do apóstolo Paulo. A importância correspondente ao passado está na sua fundação, isto é, foi fundada por Felipe II rei da Macedônia no ano de 356 a.C. E no que corresponde ao presente a cidade de Filipos era majestosa pois localizava próxima a minas de ouro.
A Igreja em Filipos ganho dimensão no lar da irmã Lídia. Paulo de fato encontrou muito obstáculo para pregar o evangelho em Filipos, porém, após conduzir uma pessoa a Cristo as portas da evangelização se abriram. No contexto da evangelização a obra se inicia com a conversão de alguém, que é edificada em Cristo, e após torna se um multiplicador, ou seja, frutifica e assim a obra se estende.
Para que haja crescimento quatro palavras são importantes: conversão, edificação, frutificação e extensão. Logo, a evangelização iniciou – se com a com a conversão de Lídia que foi edificada e deu frutos e a obra se estendeu na cidade de Filipos.
II – AUTORIA E DESTINATÁRIO.
1- Paulo e Timóteo.
2- Os destinatários da carta “todos os santos”.
3- Alguns destinatários distintos: “bispos e diáconos”.
Comentário: O apóstolo Paulo em suas 13 cartas se apresenta de três maneiras: servo, apóstolo e prisioneiro. As cartas antigas começam com o nome e credenciais do remetente e também uma saudação ao destinatário. Com estas três credenciais torna-se notório que o apóstolo Paulo exercia com primazia o ministério no qual tinha sido chamado. Como servo (Rm 1.1,Fp 1.1, Tt 1.1), o apóstolo Paulo foi submisso a Deus e não teve medo de assumir riscos em prol do Evangelho. Por tal atitude Paulo foi um servo sofredor (2 Co 11.23-28). Além de servo, Paulo em algumas das suas cartas se apresenta como apóstolo (Rm 1.1,  1Co 1.1, Cl 1.1), como apóstolo Paulo queria demonstrar para as igrejas a validade de seu chamado. E por fim, como prisioneiro Paulo se apresenta a Filemon tanto para demonstrar a sua situação no momento como prisioneiro e para introduzir o assunto que tinha a expor com Filemon (Fm 1.1).
A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6, é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles, citamos: Estevão e Filipe.
O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).
A palavra presbítero tem como significado ancião. Aos presbíteros está a missão de cuidar da congregação, assim como é função do pastor. No Novo Testamento os termos: pastor, bispo e presbíteros passam a ter a mesma função, a de dirigir a congregação local e de certa maneira cuidar das necessidades espirituais.
Portanto, as ações administrativa e evangelística do presbítero deverão ser desenvolvidas mediante a palavra de Deus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (2 Tm 3.16,17).
III – AÇÃO DE GRAÇAS E PETIÇÃO PELA IGREJA DE FILIPOS.
1- As razões pela ação de graças.
2- Uma oração de gratidão.
3- Uma oração de petição.
Comentário: Paulo é grato a Deus pela igreja de Filipos pelos seguintes motivos: a igreja era presente na aflição do apóstolo e a igreja era sensível à vontade de Deus. Notemos que são dois nobres motivos que despertam desejos dos mais agradáveis para com os que assim nos tratam.
Por tais motivos o apóstolo ora pela igreja de Filipos, e pede em favor dos mesmos:
Ø    O aumento do amor,
Ø    Da ciência e do conhecimento,
Ø    Que a igreja desfrutasse das coisas excelentes e não viesse a ser escândalo.
Ø    E que fossem cheios dos frutos da justiça.
Nestas treze lições aprenderemos sobre a Igreja de Filipos e também sobre o apóstolo Paulo.

3 comentários:

  1. O Evangelista Andreson Côrte é um homem que, tendo sido chamado ainda muito jovem para o ministério da Palavra, tem se destacado pela sua ilibada dedicação e esforço, tanto no ensino, bem como na interpretação das Escrituras.
    Parabenizo-lhe pelo seu desempenho e crescimento na obra do Senhor. Desejo que Deus continue abençoando a sua vida e ministério, como também toda a sua família.

    ResponderExcluir
  2. Pastor Sonival Nunes como sou grato a Deus por ter outorgado oportunidade a minha pessoa de conviver com pessoas boas e influentes no meu ministério. E é cabível aqui neste comentário lhe agradecer pelo incentivo, oração e ensinamento no qual sei que o senhor foi usado por Deus para proporcionar na minha vida bênçãos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir