Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 21 de julho de 2013

O Mestre está aqui e chama-te


O Mestre está aqui e chama-te

E, dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está aqui e chama-te (João 11.28).
Introdução                                
Jesus era amigo de Lázaro e o amava muito (Jo 11.3). Mas, a aproximação entre eles não impediu que Lázaro passasse por momentos difíceis, onde que a enfermidade piorava cada veze mais. Ao saber que seu amigo estava doente Jesus disse que a enfermidade não era para a morte, mas para glória de Deus (Jo 11.4), porém foi necessário que Lázaro morresse para que a glória se manifestasse.
No presente tema três coisas são importantes a serem observadas. A primeira delas é o termo “Mestre” que indica conhecimento de Marta sobre a pessoa de Jesus. Já a segunda é a expressão “está aqui”, que corresponde a presença de Jesus. E a terceira é “chama-te” expressão que indica a relação entre o individuo e o chamado de Deus para o mesmo.
I – CONHECENDO A JESUS.
1- Para a Igreja. No contexto eclesiástico a melhor definição a respeito de Jesus é a de que Ele é o Salvador. Pois, no que concerne a exposição bíblica a igreja é adotada por Deus pelo intermédio de Jesus Cristo. Todos pecaram (Rm 5.12) e distanciaram da glória de Deus, logo por ser transformado pelo poder do evangelho cada cristão torna-se coerdeiro de Jesus (Rm 8.17). Jesus é Senhor. Jesus é Deus. Porém, para a igreja a definição que mais se apropria ao antigo com o atual estado de vida dos indivíduos é a convicção que Jesus é Salvador, isto é, Ele nos livrou da condenação.
2- Para nomes ilustres do cristianismo. Na bíblia encontramos as seguintes declarações a respeito de Jesus; sobrenaturais (Mt 3.16,17), angelicais (Lc 2.10-14), humanas (Jo 1.29,41,45 e 49) e naturais (Mt 27.45,51).
Nas declarações humanas a respeito de Jesus descobre que para João Batista, Jesus era o cordeiro de Deus que tira o pecado da humanidade (Jo 1.29). Já para André André, Jesus era o Messias (Jo 1.41). Para Felipe, Jesus era o prometido (Jo 1.445). Para Natanael, Jesus era o Filho de Deus e o Rei de Israel (Jo 1.49). Porém, a definição que mais ecoa com demonstrações magníficas sobre a pessoa de Jesus é a de Tomé: Senhor meu e Deus meu (Jo 20.28).
3- Para Marta. Marta sentia se saciada pelos ensinamentos de Jesus, pois Jesus ensinava com autoridade (Mt 7.29). Por isso, a declaração de Marta a respeito de Jesus foi à de que Ele era Mestre. Expressão que identifica Jesus com a de conhecedor de todas as coisas. Tudo sabe corresponde ao atributo da Onisciência.
II – A PRESENÇA DE JESUS.
1- A presença de Deus. No Antigo Testamento Deus fez com que a glória fosse sentida e desfrutada pelos israelitas, porém, Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer (Jo 1.14), tal verdade Bíblica descreve que Jesus tornou-se possível a notoriedade da presença de Deus.
2- A presença de Jesus proporcionam milagres. A presença de Jesus proporciona milagres e quatro são os milagres descritos na Bíblia: o da provisão, o da restituição, o da restauração e o do julgamento.
O importante é lembrar que a providência é a ação de Deus em governar o planeta terra suprindo a necessidade de todos, principalmente dos que são fiéis a Ele.
O milagre não se explica é aceito pela fé. Pois, o milagre tem como fonte a direção divina, porém, Deus usa instrumentos para que o milagre ocorra. O termo restaurar corresponde a mudar, outorgando formas novas ou diferentes das anteriores. É de fato por em novo estado, assim ocorreu com Naamã que foi curado da lepra e também no momento que as águas amargas tornaram saudáveis.
III – SENDO CHAMADOS POR JESUS.
1- Tipos de chamados. No contexto bíblico três são os chamados de Deus para com o ser humano. O primeiro chamado que Deus trata com o ser humano é o chamado para a salvação. Já o segundo corresponde ao chamado para o serviço. E por fim, o terceiro tipo de chamado é o da glorificação.
Após o pecado de Adão todos os homens tornaram pecadores, por isso, o primeiro chamado feito ao ser humano da parte de Deus é o chamado para que o mesmo volte a ter comunhão com o criador. Porém, não há um limite aqui, pois quando o indivíduo é chamado para ser salvo é lhe inserido por natureza o dever de propagar o evangelho, logo se concretiza o chamado para o serviço. Todavia, um dia o céu se abrirá e todos os que entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus terão os seus corpos revestidos de glória e serão semelhantes ao corpo de Cristo (Hb 12.23, Rm 8.17,18).
2- Homens com nobres missões. Noé teve como missão executar a tarefa de construir uma arca e apregoar a mensagem de arrependimento.
Jonas teve como missão executar a tarefa de pregar a mensagem de arrependimento em Nínive.
Moisés teve como missão guiar, proteger, amar, em suma, liderar um povo numeroso no deserto.
Davi teve como missão firmar o reino israelita.
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.
Os doze tiveram como missão pregar o evangelho, primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
O milagre é nosso, mas a glória é de Deus. Nestes últimos dias Deus quer prover o que necessitamos para a glória do seu nome. Que Deus seja louvado.

3 comentários: