Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 28 de julho de 2013

Subsídio da lição – As Virtudes dos Salvos em Cristo.


Subsídio da lição – As Virtudes dos Salvos em Cristo.

A palavra-chave para a 5ª lição deste 3º trimestre é “VIRTUDE”. A palavra-chave, virtude, é a disposição firme e constante para a prática do bem.
A Palavra salvação deriva do grego, soteria, tendo por significado, liberdade ou ser livre de um perigo iminente. A bíblia quando utiliza o termo salvação, principalmente no Novo Testamento, está inserindo o propósito de Deus, que é a salvação da humanidade.
Para que o homem possa ter plena comunhão com o Criador é necessário que seja livre do pecado, pois o pecado é toda transgressão contra Deus.
A salvação tornou-se possível, por que Jesus Cristo deixou o seu trono de glória, tomou a forma de servo, se fez semelhante aos homens, foi obediente até a morte e morte de Cruz ( Fp 2.5-11), para purificação dos nossos pecados (Hb 1.3).
I – DINÂMICA DA SALVAÇÃO.
1- O caráter dinâmico da salvação.
2- Deus é a fonte da vida.
3- A bondade divina.

Comentário:
Salvação Figurada
Quando o homem pecou, logo percebeu que estava nu, em seguida fez para se e para a sua esposa aventais de folhas de figueira (Gn 3.7); Deus não aprovou as vestes feitas pelo primeiro Casal, segundo o texto de Gênesis 3.21, Deus fez túnicas de peles e os vestiu.
Entenda que foi o próprio Deus que fez as túnicas, isto figura as vestes espirituais que recebemos de Cristo. Outra notoriedade é a descrição “peles” logo se entende que um animal foi imolado para vestir o primeiro Casal, que por causa do pecado perceberam que estavam nus e como consequência a vergonha.
Este animal torna-se uma figura de Cristo, pois só pela morte de Jesus somos salvos e o seu sangue nos purifica de todo o pecado (1Jo 1.7).
Salvação Prometida
A primeira promessa a respeito de um salvador na bíblia encontra-se em Gênesis 3.15.
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e sua semente, este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.
Jesus sendo a semente da mulher feriu a cabeça de satanás na Cruz, e teve o seu calcanhar ferido. O sofrimento que Jesus passou e a humilhação são correspondentes ao calcanhar ferido.
            Analisando ainda o antigo testamento são inúmeras profecias a respeito de Jesus, citaremos algumas delas:
Ø    Profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15)
Ø    É crucificado (Sl 22)
Ø    É Deus e terá um reino eterno (Is 9.)
Ø    É ungido e morto depois de 483 anos (Dn 9. 24-27)
Ø    É eterno e nascerá em Belém (Mq 5.2)
A salvação no Novo Testamento
Os evangelhos relatam episódios fundamentais e marcantes da vida de Jesus, principalmente o objetivo da sua vinda. Deus amou o mundo, o termo utilizado aqui para amor é ágape que não é amor entre amigos (philis) e nem amor conjugal (Eros), mas sim um amor divino, ou seja, Deus expressando o seu sentimento para com a criatura.
Confirmada em Jesus Cristo.
Todas as narrativas dos evangelistas a respeito de Jesus são categóricas em afirmar a natureza e o propósito da sua manifestação.
II – OPERANDO A SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR.
1- “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”.
2- “Sejais irrepreensíveis e sinceros”.
3- “Retendo a palavra da vida”.
Comentário:
Definições
Murmuração significa sussurro, isto é, conversação ofensiva e maledicente.
Contenda é a presença de conflitos.
Já sinceridade é a ausência de cera. Como assim? Conforme a tradição romana as esculturas eram preenchidas com cera após o desgaste do tempo ou por falha na produção, porém, com o forte calor as falhas eram reveladas, por isso, as obras “sem cera” outorgou a origem do termo sincero, ou seja, sem cera.
Retendo a Palavra
Praticando a palavra. É importante aqui compreender os elos da salvação que são:
Que é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem (Hb11.1).
Em suma, quando se trata da fé, podemos citar três dimensões que se relacionam com o elo da fé, são elas:
Fé Natural - todas as pessoas dizem possuir uma fé e é claro que possuem, porém a nomeamos de fé natural ou comum.
Fé Salvífica - É a fé da entrega total, quem possui esta fé não consegue viver sem Jesus.
Fé Sobrenatural – é a fé que remove montanhas.
Arrependimento
É um ato de contrição profunda do coração, pela culpa de uma ação cometida com desejo de deixar o erro e praticar o bem.
Conversão
 É a entrega total ao Senhor Jesus Cristo e como resultado a mudança é completa; espírito, alma e corpo transformados para a ação do Espírito de Deus.
Santificação
É a ação em que se abandona o pecado e passa ter uma vida pura em toda maneira de viver.
Santificação pretérita – estar relacionada ao momento da conversão.
Santificação presente – santificamos mediante a palavra de Deus, a oração e a dedicação na casa do Senhor.
Santificação futura ou total – quando deixarmos este corpo corruptível e tomar posse de um corpo incorruptível.
Glorificação
É a razão da nossa vida espiritual, quando termos o nosso corpo transformado conforme a imagem celestial (ICor 15.49).
III – A SALVAÇÃO OPERA O CONTENTAMENTO E A ALEGRIA.
1- O contentamento da salvação.
2- A alegria do povo de Deus.
Comentário:
A salvação proporciona
A operação da salvação no presente texto corresponde aos benefícios da salvação ao indivíduo e a comunidade. Paulo enfatiza dois benefícios proporcionados pela salvação que são o contentamento e alegria.
Concluo com um testemunho de um membro da Igreja Cruzada Cristã Pentecostal em Santa Maria da Vitória – Bahia, congregação no Alto do Cruzeiro, pastoreada pela minha pessoa. “Irmãos Deus tem abençoado a minha vida de tal maneira que tenho hoje uma esposa, um carro, uma moto, uma casa e um emprego, porém o melhor dia da minha vida não foi à conquista de tais coisas e status, mas o dia em que entreguei a minha vida a Jesus, e a partir deste dia conquistei todas as demais”.
Com este testemunho concluímos que a salvação proporciona inúmeras conquistas e dentre elas a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário