Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Subsídio da lição – O comportamento dos Santos em Cristo.


Subsídio da lição – O comportamento dos Santos em Cristo.
A palavra-chave para a 3ª lição deste 3º trimestre é “COMPORTAMENTO”. A palavra-chave, COMPORTAMENTO, corresponde ao conjunto de atitudes e reações do indivíduo em face do meio social. No contexto social a sociedade requer dos indivíduos comportamentos conforme as normas civis, políticas e sociais. Daí faz com que suja o termo cidadania, isto é, no contexto social. Porém, no que corresponde ao comportamento do cristão a sociedade requer o melhor dos mesmos, e de fato devemos ser o exemplo, pois somos sal e luz para este mundo que está em travas e sem sabor.
A verdade prática afirma que o Evangelho produz em cada individuo um comportamento digno e santo diante de Deus e do mundo. Fazendo com que duas palavras sejam discutidas: conformidade e santidade. Conformidade que se resume em três palavras: justiça, retidão e conhecimento de Deus. Já a santidade se desenvolve com uma vida de oração, ida constante a casa de Deus e a leitura da Bíblia Sagrada.
Nota: Para dinamizar e aquecer os comentários por parte dos alunos leia (Jo 17.17) “Santifica os na verdade, pois a tua Palavra é a verdade”.
I – O COMPORTAMENTO DOS CIDADÃOS DO CÉU.
1- O crente deve “porta-se dignamente”.
2- Para que os outros vejam.
3- A autonomia da vida espiritual.
Comentário: O termo dignamente significa diretamente a qualidade de quem é digno, sério, honesto e dentre outros significados corresponde ao indivíduo que é íntegro.
O preparo do cristão deverá ser espiritual e intelectual. Quando há preparo de fato haverá comportamento de um autêntico cidadão do céu. Portanto, conforme Paulo na 2ª Carta a Timóteo 2.15, a conduta do cristão (obreiro) deverá ser tríplice: disciplinar, pedagógica e espiritual. Quando há preparo por parte da igreja, haverá triunfo sobre os falsos ensinamentos.
Ser autônomo requer atitudes firmes. A igreja do Senhor Jesus não pode recuar diante dos ataques e problemas apresentados no meio social, pois as origens de tais ataques estão ligadas ao mundo espiritual, e de fato nossas armas são espirituais.
Entre aspas: As armas são: o nome de Jesus, a oração e a Palavra. Enquanto, as fortalezas são ideológicas, físicas e espirituais. Sendo que todas elas são de influencia espiritual, porém a fortaleza espiritual torna-se compreendida com a manifestação direta de seres espirituais (Andreson Côrte, subsídio da aula anterior).
II – O COMPORTAMENTO ANTE A OPOSIÇÃO.
1- O ataque dos falsos obreiros.
2- O objetivo dos falsos obreiros.
3- Padecendo por Cristo.
Comentário: A oposição que enfrentava a igreja em Filipos era externa por parte de cristão judaizante que não tinha sido libertos da antiga maneira de viver.

Falsos Obreiros
Fundamentos
Objetivos
Grave Erro
Negação da divindade de Cristo.
Afastar os filipenses da fé e torcer o ensino bíblico.
Rejeitava a ideia por completo do sofrimento.

III – PROMOVENDO A UNIDADE DA IGREJA.
1- O desejo de Paulo pela unidade.
2- O foco no outro como em si mesmo.
3- Não ao individualismo.
Comentário: No terceiro tópico o comentarista foca na promoção da unidade no seio da igreja e conforme o contexto quatro são os pontos citados e importantes para a promoção da unidade.
Primeiro: A consolação deverá ser mútua. De crente a crente.
Segunda: O amor deverá ser mútuo.
Terceiro: A ótica não deverá ser no individualismo, mas sim na comunidade cristã. Isto é, o foco deverá ser no outro. Aqui se encaixa a parábola do Bom Samaritano onde é apresentado três filosofias de vida.
Filosofia de vida do egoísta (sacerdote e levita) o que é meu é meu.
Filosofia de vida do bandido (os malfeitores) o que é seu é meu.
Filosofia de vida corresponde ao amor cristão (bom samaritano) o que é meu poderá ser seu.
Quarto: Focar se no modelo de vida que é Cristo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário