Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A harmonia produzida pelo Evangelho.


A HARMONIA PRODUZIDA PELO EVANGELHO
Texto: 12- Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.
13- E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne;
14- E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
15- Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.
16-Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?
17- Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
18- É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
19- Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
20- Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. (Gálatas 4.12-20).
INTRODUÇÃO
Harmonia não quer dizer ausência de pensamentos discrepantes e nem tão pouco a ausência de conflitos. É natural que nas aglomerações de pessoas haja discórdias por pensamentos, por ações e por palavras, porém o que não é natural para a comunidade cristã é a desarmonia, ou seja, a não aceitação de uns por causa de outros.
Quando há desarmonia em recintos a indicação é que alguns se julgam melhores que outros e querem a posição daquele que exerce a liderança. Assim, como na igreja em apreço na igreja hodierna existe um grupo de pessoas que trabalham para causar separação entre liderança e liderados.
I – HARMONIA NO RECEBER A PREGAÇÃO DO EVANGELHO.
1- A enfermidade de Paulo. Os versículos 13,14 e 15 demonstram que Paulo possuía um problema grave concernente a saúde.
Primeiramente o apóstolo descreve que o evangelho foi anunciado na Galácia estando ele em fraqueza da carne, isto é, estando ele enfermo.
Em segundo o apóstolo escreve que os amados irmãos não o menosprezaram, mas o receberam como anjo de Deus.
E por fim, no versículo quinze o apóstolo escreve que se fosse possível os irmãos tirariam seus olhos e doariam para ele.
O presente parágrafo enfatiza a fragilidade de Paulo, pois sendo o mesmo usado nas mãos de Deus para que milagres acontecessem na vida daqueles que se aproximasse dele era o apóstolo enfermo e necessitado da ação divina.
Logo, se conclui que o milagre tem como fonte a pessoa de Deus, porém Deus em seu ato de misericórdia usa pessoas simples para que o milagre aconteça. Portanto, o milagre é nosso e a glória é de Deus.
2- Paulo foi recebido como anjo. O profeta Malaquias assim escreve sobre os sacerdotes “porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do Senhor dos Exércitos” (Ml 2.7). Ao buscar a lei o sacerdote se tornava detentor do conhecimento e por anunciar a sabedoria absorvida da lei o mesmo era considerado anjo do Senhor. O significado da palavra anjo é mensageiro.
Os membros da igreja receberam o apóstolo Paulo como mensageiro do Senhor. Eles absorviam a palavra ensinada pelo apóstolo como mensagem provinda de Deus.
Para a igreja dos dias atuais é necessário voltar para o ensino bíblico e reconhecer aqueles que por Deus pregam a mensagem bíblica.
II – O CUIDADO NECESSERÁRIO COM OS QUE PREGAM A DESARMONIA.
1- Quem são eles? Paulo em versículos anteriores já tinha alertado os amados irmãos da Galácia sobre os falsos obreiros. No presente parágrafo o apóstolo apresenta uma dolorosa atitude provinda destes maus obreiros. Caso a igreja se apresentasse dividida melhor seria para a influência maléfica de tais obreiros, por isso, os mesmos se apresentavam como divisores da unidade eclesiástica.
Quando alguém se apresenta como divisor em determinada comunidade isto indica que o mesmo por mais que pregue bem, fale bem, cante bem, se vista bem não detém de originalidade divina, pois a vontade de Deus para sua igreja é que a mesma viva em harmonia e seja um como o Filho e o Pai (Jo 17.22,23).
2- O propósito deles. Deter das atenções da igreja (Gl 4.17), este era o propósito dos maus obreiros. Porém, os mesmos agiam na ausência do apóstolo Paulo, buscando a rejeição da igreja para com o ministério paulino, por isso, Paulo no presente parágrafo enfatiza sua chegada à região e qual era de fato sua condição física quando pregou o evangelho aos irmãos e os mesmos não menosprezaram o apostolado paulino, estando ele doente, mas ao contrário o apoiaram.
O carinho de Paulo para os irmãos é tão grande que os chama de “meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gl 4.17). Os pais sofrem por seus filhos por estes desenvolverem atitudes contrárias ao que foi ensinado. Por isso, a paternidade requer que os pais sentem com os seus filhos após cada acerto e também após cada erro.
A igreja na Galácia não tinha tido êxito como filhos, isto ocorreu por ouvir maus obreiros que tinham como objetivo provocar a desarmonia na comunidade cristã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário