Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 21 de setembro de 2013

Subsídio da lição – O Sacrifício que agrada a Deus.


Subsídio da lição – O Sacrifício que agrada a Deus.

A palavra-chave para a 13ª lição deste 3º trimestre é “OBLAÇÃO”. A palavra-chave, oblação, corresponde com a oferta sacrificial comestível, e na presente lição está associada com a oferta enviada a Paulo pela igreja em Filipos.
Relembrando:
As treze epístolas escritas pelo apóstolo Paulo foram escritas sobre o aspecto do quando, ou seja, existia um motivo básico para que as epístolas fossem escritas, notemos:
Quando o fim é a principal preocupação. Aqui corresponde diretamente com 1 e 2 Tessalonicenses.
Quando a igreja é a principal preocupação. Aqui corresponde a 1 e 2 Coríntios.
Quando o evangelho é a principal preocupação. Aqui corresponde às seguintes cartas: Gálatas e Romanos.
Quando a prisão é uma realidade. As cartas são Filipenses, Colossenses, Filemon e Efésios.
Quando a morte se aproxima. Corresponde com as cartas 1Timóteo, 2 Timóteo e Tito.
A carta em apreço revela à igreja hodierna a importância do amor entre os cristãos e também dos membros para com os obreiros, e de fato enfatiza as medidas comportamentais que a igreja deverá ter para enfrentar as hostilidades do inimigo. Lembrando que os três inimigos da igreja são: o diabo, a carne e o mundo.
I – A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA NAS TRIBULAÇÕES DE PAULO.
1- Os filipenses tomam parte nas aflições do apóstolo.
2- O exemplo da igreja após o Pentecostes.
3- O padrão de amor para a igreja.
Comentário:
Em meio à aflição de Paulo a igreja em Filipos sofria juntamente com o mesmo, por isso, os membros foram coparticipantes do sofrimento do apóstolo. Existe de fato o abandono ao obreiro em momentos de aflição, porém, Deus nunca deixa um de seus filhos abandonado, se for necessário auxílio material de algum modo virá, pois Deus supre a necessidade daqueles que nEle confia.
Colunas da Igreja de Atos
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42).
1-        Doutrina dos apóstolos. Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos apóstolos trata se do que eles receberam do Senhor. Doutrina fala se de ensino transformativo, isto é, passamos a vivenciar novas práticas. Práticas cristãs em que o amor deixa de ser um simples sentimento e passa a ser motivo de ações frutíferas.
2-        Comunhão. O termo no seu original se define como participação e integração. A igreja primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai.
3-        No partir do pão. Indica que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das necessidades de um para com os outros.
4-        Nas Orações. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus. Quando oramos demonstramos o nosso reconhecimento para com Deus como o nosso provedor, sustentador, pai, conselheiro, pastor.
II – REMINISCÊNCIA: O ATO DE DAR E RECEBER.
1- Paulo relembra o apoio dos filipenses.
2- O necessário para viver.
3- Não procuro dádivas.
Comentário:
Dois fatos descrevia a igreja em Filipos: a igreja era iniciante na fé e a igreja não possui condição financeira. Por ser iniciante na fé a igreja já possuía maturidade específica para contribuir com a obra missionária. E por outro lado sendo uma igreja sem condição financeira sabia bem o que era ser generosa para com aqueles que se dedicavam ao trabalho do Senhor.
Já o apóstolo Paulo não era apegado na questão financeira. Toda contribuição recebida era de certo modo empregada na propagação do evangelho.
Nos dias hodiernos cabe à igreja enviar missionários e suprir suas necessidades, pois os mesmos possuem famílias e devem como cidadãos zelar pelo bom nome na praça. E não poderá deixar de dedicar ao trabalho missionário para focar suas forças e habilidades no trabalho secular.
III – A OBLAÇÃO DE AMOR E SAUDAÇÕES FINAIS.
1- A oblação no Antigo Testamento.
2- A oblação e a generosidade dos filipenses.
3- Doxologia.
Comentário:
No Antigo Testamento havia dois tipos de ofertas: as ofertas expiatórias e as ofertas de consagração. E Paulo considera as ofertas doadas pelos membros da igreja a ele como oblações, ou seja, cheiro suave. Logo se conclui que se tratava de uma oferta comestível.
Por fim, Paulo encerra com a citação “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos” isto indica que Jesus está no controle de todas as coisas e nEle devemos confiar.
Que Deus abençoe vocês por nos acompanhar neste trimestre e esperamos que no próximo trimestre, vocês sejam bem sucedidos em vossas aulas e convidamos para estarem conosco em analise de nossos comentários. Muito obrigado e que Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário