Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 7 de setembro de 2013

Subsídio da lição – Uma Vida Cristã Equilibrada.


Subsídio da lição – Uma Vida Cristã Equilibrada.

A palavra-chave para a 11ª lição deste 3º trimestre é “MENTE”. A palavra-chave, mente, corresponde à parte incorpórea, inteligente ou sensível do ser humano, pensamento e entendimento.
Um dos legados do cristianismo para a humanidade são as virtudes, por exemplo: o amor. De fato o código de ética estar diretamente relacionado com a mensagem bíblica. O amor é essencial para a existência da ética. A ética na bíblia é entendida em duas dimensões; vertical e horizontal. Na vertical, tem como foco o amor divino em ênfase com o ser humano e a dimensão horizontal é a demonstração do amor do homem para com o seu próximo.
 Tome Nota: Compreendendo a gratidão – virtude essencial para a harmonia social.
Gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe fez um benefício, ou seja, o reconhecimento por alguém que lhe prestou um favor. No sentido mais abrangente a gratidão é um sentimento em que alguém desenvolve por ter sido beneficiado por outro, ou até mesmo pela vida. Portanto, a gratidão poderá ser definida como o amor retribuído.
Para obter a gratidão como virtude é necessário conhecer que a gratidão não é um reconhecimento do bem em si, que é transmitido de uma pessoa para outra, mas que a gratidão é um dom que não se tira do nada, pois tal virtude nada tem a dar, além do prazer de ter recebido. Agradecer é dar, já a gratidão é dividir. Isto é, dividir tempo em que a paz, a justiça, o amor, a fidelidade, a solidariedade, a alegria e a amizade que proporcionam prosperidade, harmonia e paciência sejam presentes no dia a dia.
Portanto, a gratidão é a ausência da corrupção, pois a mesma quando empregada como virtude não é condicional, isto é, não é desenvolvida com propósito em ser beneficiada, mas passa a ser partilhada como meio para aproximar as pessoas e proporcionar uma revolução social, em suma, à gratidão é incondicional.
I – A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ.
1- Nossos pensamentos.
2- Pensamentos nas coisas eternas.
3- Agindo sabiamente.
Comentário:
A doutrina da salvação torna-se compreendida com o estudo dos elos. Que são chamados de elos da salvação. Porém, dois destes elos correspondem com o primeiro tópico, e são: a regeneração e a santificação.
A regeneração trata-se da saída do crente do mundo e a santificação corresponde com a saída do mundo de dentro do cristão.
Portanto, há outra doutrina importante para o estudo da salvação que é a hamartiologia, ou seja, o estudo sobre o pecado. Segundo o contexto doutrinário o pecado poderá ser cometido por pensamento, por palavras e por obras. Quando o indivíduo pensa no que não agrada a Deus o mesmo está pecando, isto é, está errando o alvo e errar o alvo é categoricamente considerado um pecado.
Myer Pearlman afirmou que “o pensamento é o pai da ação” isto quer dizer que toda ação é produzida na mente humana. Toda ação é proveniente de pensamentos, por isso, é fundamental que o cristão pense nas coisas que são de cima, que de fato são eternas e não serão corrompidas pelo pecado.
II – O QUE DEVE OCUPAR A MENTE DO CRISTÃO.
1- Tudo o que é verdadeiro e honesto.
2- Tudo o que é justo.
3- Tudo que é puro e amável.
4- Tudo o que é de boa fama.
Comentário:
O segundo tópico poderá se resumir na seguinte descrição: “Conformidade com Deus”. Ter conformidade com Deus é ser justo a Deus, fiel a Deus e conhecer a pessoa de Deus. Tal resumo do tópico é assim deferido por ser o mesmo focado nas virtudes, sendo que estas virtudes são fundamentais para que a sociedade seja impactada pela presença da pregação do Evangelho.

Virtude
Descrição
Verdade
Que não há engano. É autêntico.
Honesto
Que não busca se beneficiar enquanto outros perdem.
Justo
Que pratica a justiça.
Puro
Onde há pureza.
Amável
Que propaga o amor.
Boa fama
Que não é repreensível. Bom caráter.
Louvável
Alegra-se com atitudes dignas de aplauso.

III – A CONDUTA DE PAULO COMO MODELO.
1-    Paulo, uma vida a ser imitada.
2- Paulo, exemplo de ministro.
3- O Deus de paz.
Comentário:
O que também aprendeste, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
As palavras destacadas são originárias de cinco verbos que indicam ações. Porém, além de ações as cinco palavras demonstram a conduta do apóstolo Paulo de um verdadeiro mestre e de um autêntico obreiro aprovado pelo Senhor.
O ministério pastoral deverá ser transparente. Pois quando o mesmo não é, causa descrédito a missão da igreja. Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos da América os pastores são os oficiais da presente geração que menos tem crédito da população e isto por não serem os mesmos transparentes em suas ações e por ser o ministério pastoral nos dias de hoje escandalizado por alguns.
Portanto, se há virtude nisto pensai.
E que Deus abençoe sua aula com toda sorte de bênçãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário