Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 17 de junho de 2014

Bíblia: manual divino para um lar abençoado 2


Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos...
O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel (Sl 128.1, 5, 6).
A família que possui como virtude a vigilância do homem, a sabedoria da mulher e a obediência dos filhos, não há nada e ninguém que possa retirar aquilo que Deus tem como promessa.
Vigilância, sabedoria e obediências são três elementos necessários para que os lares vivenciem o melhor de Deus. Vigilância corresponde com o monitoramento de atos que proporcione bênção e também com a reprovação de atos que provoque maldição. Já a sabedoria é uma habilidade que permite ao indivíduo discernir e escolher o melhor. E por fim, obediência é o ato de obedecer.
Ao sintetizar a Bíblia como manual divino para um lar abençoado percebe-se a necessidade de dividir a temática em três grupos: homem (esposo), mulher (esposa) e filhos. Ao relatar sobre a esposa como elemento chave para a bênção no lar nota-se a importância da sabedoria como meio da bem-aventurança.
Já ao analisar o homem como elemento chave percebe-se que a vigilância é a virtude indispensável para a bênção na família.
A vigilância torna-se tão importante que Jesus assim falou: “vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Já Paulo assim escreveu: “vigiai, estai firme na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos” (1 Co 16.13).
Portar varonilmente indica desenvolver com coragem o labor da vida. É ser heroico e forte. O esposo que porta varonilmente é tido como herói da casa, mas para isto é necessário que o mesmo seja vigilante.
Jacó e a ausência de vigilância
O nome Jacó tem como significado “aquele que toma o lugar de outro”. Como homem individualista Jacó usou e muito a vigilância, porém, apenas para prevalecer diante dos outros. A vigilância deve ser utilizada diariamente para benefício de todos.
Jacó tomou o lugar de Esaú diante de Isaque (Gn 27.18-29) e tomou como posse o que era de Laboão (Gn 30.37-43).
O patriarca Jacó é uma das muitas provas que ratificam a lei da semeadura. Pois, o patriarca foi enganado por Laboão seu sogro (Gn 29.21-27), trocado (uma noite) por mandrágoras (Gn 30. 15,16) e a mais dolorida de todas as traições sofrida por Jacó foi a mentira de seus filhos a respeito de José (Gn 37. 31- 35).
Com base na vida de Jacó aprende-se que a vigilância está diretamente associada com resultados no presente e no futuro.
Oseias marido temente a Deus
O relacionamento de Oseias torna-se modelo descritivo da situação em que Israel se encontrava com Deus. Gomer desiste da família para viver uma vida leviana. Da mesma forma o povo israelita deixava de andar conforme os princípios da Bíblia Sagrada para adorarem a deuses estranhos.
O império assírio exercia a supremacia militar e política na época do profeta Oseias. A mensagem do profeta era voltada para Samaria, capital do Reino do Norte. No período havia prosperidade econômica, mas os passos da nação eram motivados pela apostasia.
Apostasia é o abandono premeditado da fé, isto é, desvio dos princípios fundamentais da fé cristã. Os israelitas em vários momentos da história judaica se desviaram, como exemplo: no período dos juízes e no período do reino dividido. Neste último os profetas considerava a apostasia ao ato de adultério. E esta é a realidade encontrada nos três primeiros capítulos do livro de Oseias.
A estrutura do livro está dividida em duas partes:
1ª parte: os capítulos 1, 2 e 3.  Que descreve o relacionamento de Oseias com sua esposa infiel e compara tal situação à nação israelita.
2ª parte: estar dividida em dois subgrupos; do capítulo 4 ao 10, que trata da mensagem de julgamento e do capítulo 11 ao 14, que trata da mensagem de amor.
A mensagem principal do profeta Oseias é o Amor de Deus.
O casamento foi instituído antes do pecado e tem sobrevivido no período pós o pecado. Trata-se de uma união legal entre um homem e uma mulher, com abrangência social e espiritual que outorgue felicidade a ambos.
Com base na vida de Oseias aprende-se que a vigilância está diretamente associada com a presença do amor. Quem ama vigia, logo quem ama não se deixa levar pelas tentações e faz de tudo para manter viva a chama do amor conjugal.
Aquele que teme ao Senhor proporciona benefícios para a família
1- Prosperidade. O primeiro benefício daqueles que teme ao Senhor será a prosperidade (Sl 128.2).
2- Fertilidade. Terá filhos e filhas (Sl 128.4).
3- Paz. Terá uma paz abrangente, pois se estenderá a Jerusalém (Sl 128.6).
4- Dias longos. Tão longos que o patriarca da família verá os filhos dos filhos (Sl 128.6).
Em fim, o homem vigilante não cairá em tentação e saberá a maneira correta de agir mediante os dilemas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário