Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 15 de junho de 2014

EBD - Subsídio da Lição: O Diaconato.


O diácono é um ministro auxiliar do pastor. E na prática o diácono desenvolve atividades altamente espirituais. A palavra diácono no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6.1-6 é servir às mesas e também cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia e dentre eles o destaque para Estevão e Filipe.
O termo diácono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra é traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representação o servo (1 Tm 3.10,13).
I – A DIACONIA DE JESUS CRISTO.
1- Significado do termo.
2- Serviço de escravo.
3- O discípulo é um serviçal.
Comentário:
Em seu ministério Jesus demonstrou na prática a diaconia, pois nas ações exercidas pelo Mestre o serviço em proporcionar melhorias para as pessoas a sua volta eram nítidas. Após a ceia o Mestre lavou os pés dos discípulos indicando submissão e conhecimento do que o mesmo deveria exercer perante a humanidade.
O maior serviço exercido por Jesus foi o de entregar a sua própria vida para resgatar a muitos (Mc 10.43-45). O evangelista Marcos apresenta em seu evangelho a seguinte chave para compreensão da mensagem do livro (Mc 10.45) “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. O evangelho foi escrito para a igreja que se encontrava em Roma, que segundo dados históricos, sofria naqueles dias terrível perseguição originada do incêndio provocado por Nero. Porém, Nero culpou os cristãos pelo o incêndio e produziu em seguida a perseguição aos cristãos. A obra foi escrita provavelmente em 65 a 67 d.C, tendo como objetivo apresentar Jesus como servo.
Por fim, a diaconia do Mestre Jesus ensina que a mensagem cristocêntrica deve ser executada com humildade e com foco no bem estar do próximo.
II – A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS.
1- O conceito da função.
2- Origem do diaconato.
3- A escolha dos diáconos.
Comentário:
O diácono no exercício eficiente e eficaz do ministério poderá muito bem desenvolver a atividade do pastor aprovado, assim também como de um excelente presbítero, ou seja, não há limitação para a atividade daqueles que por Deus foram chamados.
A origem do ministério está relacionada com a expansão da igreja. Com o crescimento da igreja primitiva as necessidades da comunidade cristã tornaram-se notórias e motivaram o surgimento de murmurações. Porém, com o surgimento dos questionamentos Deus outorgou sabedoria aos apóstolos para escolher auxiliares para o ministério.
A escolha dos diáconos está relacionada com três características básicas na vida de um obreiro eficaz. São elas: boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria.
Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro. Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade.
Cheios do Espírito Santo se relaciona com o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo.
Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente.
III – O PERFIL E FUNÇÃO DO DIÁCONO.
1- Qualificações do diácono.
2- A função dos diáconos em Atos 6.
3- A função dos diáconos.
Comentário:
Requisitos para o diaconato. Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz (At 6.3). São elas; boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria. Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro, isto de fato corresponde à pessoa de quem se fala somente coisas boas, pois é um individuo que dá testemunho por meio de conduta que engrandece a Deus (Tt 1.6,7). Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade. Cheios do Espírito Santo, atitude que se relaciona com o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo e que leva a presença do Espírito Santo em sua vida diária; espírito, alma e corpo santificados ao Senhor (1 Ts 5.23). Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente. Sendo que tal ação seja em compadecer pelas almas perdidas sem salvação em Cristo Jesus (Tg 1.5).
Nobres funções do diaconato. Em Atos 6.5, estão registrados os nomes dos primeiros diáconos que foram escolhidos por terem requisitos fundamentais para o exercício do ministério. A escolha dos sete diáconos foi baseada na necessidade de auxílio aos apóstolos. Sendo assim, coube aos diáconos à função de cuidar das viúvas e dos pobres da igreja (At 6.1).
A expressão servir às mesas corresponde à administração de fundos para o serviço social. Entretanto, a função dos diáconos não está limitada a atividades materiais, pois, assim também cabe ao diácono atividades espirituais, como: servir a ceia.
Qualificações do diácono. Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo cita algumas qualificações morais correspondentes ao ministério do diácono (1 Tm 3.8-13).
a) Honestos (v.8): palavra que indica respeito adquirido por conduta.
b) Não de língua dobre (v.8): isto é, de uma só palavra. Pessoa sincera e honesta para com os outros.
c) Não dado a muito vinho (v.8): o diácono não poderá ser inclinado ao vinho.
d) Não cobiçoso de torpe ganância (v.8): o diácono não poderá ser escravo do dinheiro e nem das riquezas. Assim como todo cristão o diácono deverá buscar primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6.33).
e) Marido de uma só mulher (v. 12): tal qualificação não corresponde apenas com a afirmação da monogamia, mas também se trata da importância do diácono ser fiel em seu relacionamento conjugal. Marido de uma só mulher indica que o diácono deverá ser sempre fiel a sua esposa.
Passos fundamentais para o exercício do diaconato. Para que o diácono seja bem sucedido na prática ministerial o mesmo deverá ser primeiramente testado (1 Tm 3.10). O teste relacionado ao diácono passa a ser uma analise direcionada ao estilo de vida e conduta que o mesmo desenvolve em seus relacionamentos. No relacionamento com a família o diácono deverá ser marido de uma mulher e que governe bem seus filhos, isto relaciona à conduta pedagógica, e que governe bem a sua própria casa, isto corresponde ao suprimento do que é necessário para a sobrevivência da família (1 Tm 3.12).
Portanto, o diácono deverá ser altamente espiritual, cheio do Espírito Santo e de boa conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário