Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 20 de junho de 2014

EBD: Tiago – Fé que se mostra pelas obras


O Novo Testamento esta dividido em quatro partes: biográficos, históricos, epístolas e profético. A terceira divisão do Novo Testamento, a epístola, é composta por 21 escritos. Sendo que estes escritos estão subdivididos em: cartas paulinas e cartas universais.
A epístola de Tiago é de suma importância para a atualidade, pois é recheada de conselhos práticos para uma vida bem-sucedida. Tiago apresenta princípios fundamentais para que o cristão seja bem-sucedido espiritualmente como materialmente.
A epístola é composta por cinco (5) capítulos e cento e oito (108) versículos. E está dividida em duas seções principais: primeira, fé, provações e obras (capítulos 1 e 2), e segunda, sabedoria e exortações (capítulos 3 ao 5).
I – AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS (Tg 1.1).
1- Autoria.
2- Local e data.
3- Destinatário.
Comentário:
O autor da epístola é Tiago, o irmão do Senhor Jesus. Após ser transformado espiritualmente, Tiago irmão de Jesus, dedicou se ao santo ministério e foi fundamental nos primeiros anos da igreja como líder dedicado e sábio (At 15.13-34).
Segundo Orlando Boyer, o escritor da epístola, Tiago “foi apelidado o justo, porque era nazireu desde o nascimento e orava até os joelhos se tornarem duros como os dum camelo”.
Provavelmente a carta foi escrita em Jerusalém, entre os anos de 45 e 49.
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde (Tg 1.1). O versículo inicia se com o teor das cartas no período antigo, que primeiramente apresentava o autor, Tiago; segundo, as credenciais do autor, servo de Deus e do Senhor Jesus; e por terceiro, a quem era enviada a carta, às doze tribos que andam dispersas, isto é, ao novo Israel de Deus, pois a carta é endereçada aos cristãos espalhados no mundo antigo.
II – O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO.
1- Orientar.
2- Consolar.
3- Fortalecer.
Comentário:
No segundo versículo do primeiro capítulo Tiago deixa claro um dos objetivos da epístola: consolar “tende gozo quando cairdes em várias tentações”. Mas, nos versículos 12, 13 e 14 o escritor orienta aos cristãos a respeito da origem da tentação “Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta”. Por fim, a epístola tem como objetivo fortalecer os cristãos “humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tg 4.10).
A orientação, o consolo e o fortalecimento presentes na carta de Tiago são notórios nas palavras de Miranda: “todas as posses materiais são empréstimos de Deus às pessoas. Até a vida que temos é empréstimo de Deus. Precisamos usar tudo o que Deus nos dá para a sua glória. Quando entendermos que nada é nosso, tudo é de Deus, que somos apenas mordomos das coisas que Deus nos deu, passamos a encarar os bens de outra perspectiva. Se os meus bens são de Deus, preciso repartir com o próximo. Acaba-se também a angústia da perda”.
Dica para o tópico
Leia os versículos: Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz (Tg 3.17,18).
Perguntas:
Qual a orientação que Tiago outorga aos cristãos? R= A sabedoria do alto produz bons frutos.
Onde está o consolo? R= Há uma sabedoria que vem do alto, isto é, vem de Deus.
De qual maneira o versículo fortalece o cristão? R= a sabedoria do alto é sem parcialidade e sem hipocrisia.
III – ATUALIDADE DA EPÍSTOLA.
1- Num tempo de superficialidade espiritual.
2- Num tempo de confusão entre salvação pela fé ou salvação pelas obras.
3- Uma fé posta em prática.
Comentário:
Uma palavra que resume bem a carta de Tiago é atitude. Saber fazer acontecer é a melhor definição para a palavra atitude. Tiago no seu texto soube muito bem definir em conselhos práticos a atitude correta que todo cristão autêntico precisa ter.
E assim, responde uma pergunta que constantemente é feita: qual a verdadeira religião? Para o escritor com experiência em liderança cristã a resposta se encontra na doutrina da santificação e na prática do amor cristão (Tg 1.27).
Em suma a obra de Tiago é tão presente que convalida os ensinos de Jesus para a igreja na atualidade: “amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis” (Tg 2.8b).

Referência:

BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD.

MIRANDA, Valtair. Fundamentos da Teologia Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

Um comentário: