Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 1 de junho de 2014

EBD - Subsídio da Lição: O Ministério de Mestre ou Doutor.


Os vocacionados por Deus para o ministério do ensino são por Ele chamados para edificar a Igreja de Cristo. Quão fortes são as palavras da verdade prática, pois valoriza o ministério do mestre. No Antigo Testamento os sábios também foram importantes para o fortalecimento da nação israelitas. A estrutura do Antigo Testamento divide em três partes: Lei, Profetas e Escritos. A Lei é a base; os Profetas chamam o povo de vota à Lei; e os Escritos são as respostas do povo à Lei.
O ministério de ensino requer dedicação, disciplina e esforço. Dedicação ao estudo sistemático das Escrituras Sagradas; disciplina no desenrolar a atividade ministerial; e, esforço intelectual no que corresponde à aprendizagem a todos os fatores que o rodeia, como exemplo: culturas, correntes teológicas e dentre outras as questões filosóficas.
I – JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA.
1- O mestre da Galileia.
2- O mestre divino.
3- O mestre da humildade.
Comentário:
Jesus usou como didática: o discurso, o método de perguntas e respostas, debates e parábolas. Mas, em todo tempo o ministério de ensino de Jesus foi firmado nas clarezas das palavras e no modelo exemplar de humildade.
Com o nascimento de Jesus, o Verbo revelava a si mesmo para a humanidade. Além de compreender Jesus como Deus, que se encontra no evangelho de João capítulo primeiro.
A vida de Jesus é entendida pelos seus ensinos e divide se em quatro etapas, que são:
1ª Etapa: Ensinando sobre o Reino; os ensinamentos sobre o Reino de Deus através de Jesus podem ser encontrados nas parábolas e nos sermões. (Mt 5 -7; Lc 8. 4-15).
2ª Etapa: Ensinando ou discipulando; Cristo preparou para si discípulos, que deu continuidade a sua obra. Quando Ele escolheu os discípulos, Ele queria ensiná-los para que eles continuassem a obra do Pai em proclamar a mensagem da salvação.
3ª Etapa: Ensinando para enviar; Jesus ensinou a seus discípulos para enviá-los, ou seja, o que Jesus ensinou requeria que fosse ensinado (Mt 28. 19-20; Mc 16.15).
4ª Etapa: Ensinando sobre escatologia; Jesus também falou sobre a doutrina das ultima coisas, (Mt 25).
II – O ENSINO DAS ESCRITURAS NA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO.
1- Uma ordem de Jesus.                                                 
2- A doutrina dos apóstolos.
3- Ensinamento persistente.
Comentário:
O livro de Atos se resume em três partes básicas, sendo que cada uma delas possui uma abrangência histórica com fatos marcantes para a organização da Igreja.
1- Eventos Pré – Pentecostais
No capítulo um de Atos, notaremos o último discurso de Jesus para com os seus discípulos, a ascensão de Jesus e a escolha de Matias para compor o colégio apostólico, estes fatos marcam a primeira parte do livro de Atos.
2- Eventos Pentecostais
No capítulo dois de Atos, nota se a inauguração da igreja com a descida do Espírito Santo.
3- Eventos Missionários 
Período de proclamação do evangelho. A salvação era anunciada pela igreja. Neste período nomes importantes apareceram no cenário histórico da Igreja, por exemplo: Paulo e Barnabé.
Colunas da Igreja de Atos
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42).
1- Doutrina dos apóstolos. Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos apóstolos trata se do que eles receberam do Senhor. Doutrina fala se de ensino transformativo.
2- Comunhão. O termo no seu original se define como participação e integração. A igreja primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai.
3- No partir do pão. Indica que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das necessidades de um para com os outros.
4- Nas Orações. Você está tendo dificuldade para orar? Você quando dobra os joelhos para um momento de oração percebe que não possui motivos para realizar um clamor? Lembre a oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus.
III – A IMPORTANCIA DO DOM MINISTERIAL DE MESTRE.
1- Uma necessidade urgente da igreja.                      
2- A responsabilidade de um discipulado contínuo.
3- Requisitos necessários ao mestre.
Comentário:
O preparo do mestre. O mestre no dia a dia do labor ministerial torna-se conhecedor de todas as áreas das ciências, sejam elas humanas ou exatas. Isto ocorre por necessidade em atender bem aos membros da igreja que, por conseguinte proporciona o suprimento de todas as necessidades da comunidade cristã.
a) Preparo intelectual. Para a preparação de um bom estudo bíblico no mínimo oito horas serão consumidas. Tais horas serão distribuídas em leituras, consultas e anotações. Para preparar um bom estudo o mestre deverá ter preparo intelectual (Jr 3.15).
b) Preparo espiritual. O mestre não poderá esquecer-se de sua aliança com Deus. Antes de exercer o ministério o mesmo deverá compreender que é servo de Deus e tem um céu de glória que o espera. O cuidado espiritual é visível na vida daqueles que tem comunhão com Deus. Pois, sem comunhão com Deus o ministério de ensino não será marcado pela operação divina. O preparo espiritual está associado à oração, a leitura da Bíblia, ao jejum, em suma, a uma vida de santidade diante de Deus (1 Ts 5.23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário