Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 19 de junho de 2014

EBD - Subsídio da Lição: A multiforme sabedoria de Deus.


A igreja é a agência de Deus na terra. Pois, é por meio da igreja que o mundo tem a oportunidade de conhecer a multiforme sabedoria de Deus. A bênção de Deus para a humanidade se concretiza na obra salvífica de Jesus na cruz.
Foi na cruz que Jesus reconciliou a humanidade perdida com Deus. Também foi na cruz que os inimigos da paz foram vencidos: satanás, o pecado, a doença e a morte. Foi também na cruz que a Lei se cumpriu. A lei condenava e condena o melhor dentre homens, enquanto que no período pós a cruz a graça salva e transforma o pior dentre homens.
I – OS DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS.
1- São diversos.
2- São amplos.
3- Dádivas do Pai.
Comentário:
O presente trimestre apresentou três divisões a respeito dos dons: os dons ministeriais, os dons de serviços e dons espirituais.
Percebe-se que os dons são diversos e ao mesmo tempo são amplos, pois abrange o suprimento das necessidades dos homens.
Pode se acrescentar aos dons estudados: ministrar (ou seja, serviço. Os dons de serviço abrangem sete dons: socorro, misericórdia, fé, discernimento de espíritos, liderança, administração e mordomia), ensino (apesar deste dom está associado ao ministério de doutor) e exortação (Rm 12.6-8).
Os dons são dádivas de Deus para a humanidade, porém nem um dom é superior à dádiva da vida eterna outorga por Deus ao entregar o seu único filho para morrer em prol da humanidade. Toda dádiva de Deus é complementada por outra, a dádiva do amor, revelada na cruz que proporcionou a dádiva de filhos de Deus.
Os anjos são considerados filhos de Deus da criação, os israelitas são os filhos da eleição, Adão é o filho da formação, e por fim, a igreja é de fato o conjunto de filhos de Deus da adoção. Esta dádiva, a de filhos da adoção de Deus, outorga aos cristãos o direito de chamar a Deus de Pai (Gl 4.4-6).
II – BONS DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DIVINOS.
1- Com sobriedade e vigilância.
2- Amor e hospitalidade.
3- Despenseiro deve administrar com fidelidade.
Comentário:
Despenseiros são mordomos ou administradores de uma casa. Como despenseiros de Deus o cristão é o administrador da igreja que tem como missão edificar os outros, e como dever desenvolver um ministério sóbrio, vigilante, hospitaleiro e fiel.
A ética cristã possui duas dimensões: vertical e horizontal. A primeira dimensão se resume no amor ágape, isto é, no amor de Deus para com o homem e assim vice versa, pois “nós o amamos, por que Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19). Já a segunda dimensão corresponde com o amor ao próximo.
É de responsabilidade do líder cristão, amar a todos os que estão a sua volta e todos os que estão ao alcance da sua administração.
A parábola do bom samaritano apresenta ações do verdadeiro despenseiro: primeira ação, entender o necessitado; segunda ação, cuidar do necessitado; terceira ação, hospedar o necessitado; e por como quarta ação, suprir a necessidade do necessitado. Em suma ação do bom samaritano se resume no serviço do cristão em abençoar a todos que necessitam da multiforme graça de Deus (Lc 10.25-37).
III – OS DONS ESPIRITUAIS E O FRUTO DO ESPÍRITO.
1- A necessidade dos dons espirituais.
2- Os dons espirituais e o amor cristão.
3- A necessidade do fruto do Espírito.
Comentário:
O evangelista João registra as seguintes descrições do fruto: produtividade (dá fruto – Jo 15.2), abundância (mais fruto ou muito fruto – Jo 15.2,5,8) e a permanência do fruto (Jo 15.16).
No presente capítulo Jesus é apresentado como videira verdadeira, o Pai é apresentado como lavrador e os cristãos como varas (Jo 15.1,2). As varas frutíferas são limpas pela palavra para darem mais frutos (Jo 15.3), logo se percebe o poder da palavra para santificar e moldar o estilo de vida dos cristãos; tanto para com Deus, como para com o próximo e também para consigo mesmo.
FRUTOS INTERLIGADOS AO RELACIONAMENTO COM DEUS.
O homem foi criado para manter ralação direta com Deus, porém, com o surgimento do pecado este relacionamento foi alterado. Mas, com a obra realizada por Jesus na cruz foi proporcionado à abertura de um novo relacionamento sendo este agora debaixo da graça.
1- Amor. O termo utilizado indica amor divino (ágape) que é imutável, sacrificial e espontâneo. Por amou Jesus foi entregue para salvar a humanidade (Jo 3.16). Quando este amor é operante na vida do indivíduo o mesmo passa a amar até mesmo os inimigos (Mt 5.44).
Este amor não corresponde com sentimentos e nem com ações que esperam recompensas, porém trata-se de um dom divino.
2- Alegria. O relacionamento com Deus quando é espontâneo produz júbilo. Sendo que a alegria como fruto do Espírito corresponde com o amor exultante e se manifesta na tribulação (2 Co 7.4).
A alegria está relacionada com uma vida de comunhão com Deus.
3- Paz. Como fruto do Espírito a paz corresponde com o amor em repouso, isto é, ação divina que tranquiliza o cristão.
O desfrutar da paz ocorre em três dimensões: paz com Deus, paz com o próximo e paz consigo (Rm 5.1;12.18).
FRUTOS INTERLIGADOS AO RELACIONAMENTO COM OS OUTROS.
Assim como o pecado afetou o relacionamento do homem para com Deus, também afetou o relacionamento do homem para com o seu próximo. Basta acompanhar o noticiário para perceber que o relacionamento entre os seres humanos tem sido afetado pelo pecado e como tal afetação tem proporcionado catástrofes enormes, porém, quando o ser humano faz aliança com Deus o relacionamento com próximo também é restaurado.
1- Longanimidade. Corresponde com a paciência contínua, isto é, a paciência que leva o indivíduo a suportar a falta de amabilidade dos outros para consigo. É o saber esperar a vontade de Deus no tempo de Deus (Ec 3.1).
2- Benignidade. É o amor em ação para com o próximo, pois é a condição que o cristão desenvolve em expressar ternura e gentileza para todos que estão a sua volta. Logo, é a atitude de fazer o bem.
3- Bondade. O fruto da bondade indica que houve capacitação divina em transformar o indivíduo em bom cidadão. Deus não transforma o homem para ser bom para com uns e mal para com outros. Quando o indivíduo é transformado pelo sangue carmesim o Espírito de Deus produz transformação, ou seja, desenvolve um novo ser.
FRUTOS INTERLIGADOS AO RELACIONAMENTO PESSOAL.
Para alcançar um relacionamento satisfatório com Deus e com o próximo o indivíduo deverá está bem consigo mesmo, pois não há possibilidade de desenvolver um relacionamento agradável com Deus e não amar a si mesmo, isto é uma impossibilidade.
1- Fé. A fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e a entender o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.
2- Mansidão. O fruto conhecido com mansidão dá sabedoria à pessoa que passa a agir com autoridade e também sabe submeter de forma humilde. Mansidão é a prática correta da humildade.
3- Temperança. É capacidade de controlar a si mesmo. Três são os pontos fundamentais para serem controlados: a língua, as paixões e os desejos que são contrários à vontade de Deus.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. O versículo indica a vitória sobre a carne, logo os frutos do Espírito são desenvolvidos para esta finalidade de vencer os desejos exagerados da carne e os mesmos são identificadores da real transformação ocorrida na vida do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário