Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 30 de agosto de 2014

EBD: O Perigo da Busca pela Autorrealização Humana


EBD: O Perigo da Busca pela Autorrealização Humana

A palavra chave para compreensão da presente lição é autorrealização. A autorrealização corresponde com ato ou efeito de realizar a si mesmo.
A busca pela realização profissional e pessoal não corresponde a um pecado cometido pelo cristão. Salomão deixa claro em seus escritos de sabedoria que o homem deve alimentar se bem e desfrutar com gozo a vida ao lado da mulher da sua mocidade.
Em resumo geral dos escritos do rei Salomão trona-se notório quatro passo fundamentais para chegar-se à realização, seja ela profissional, pessoal e principalmente espiritual.
Os passos são: Trabalhar bastante, não ser extremista, falar palavras certas na hora certa e saber administrar o tempo.
Porém, quando a busca da realização passa por cima dos princípios bíblicos, tal busca torna-se um pecado consumado, pois o pecado é tudo aquilo que conduz o indivíduo ao afastamento de Deus.
I – A ORIGEM DOS CONFLITOS E DAS DISCÓRDIAS (Tg 4.1-3).
1- Que sentimentos são esses?
2- A origem dos males (Tg 4.2)
3- O porquê de não recebermos bênçãos (Tg 1.3).
Comentário:
O primeiro tópico disserta com base nos três primeiros versículos da leitura bíblica em classe. O que se pode destacar dos três versículos são as seguintes afirmações: havia conflitos entres os membros da igreja, a oração realizada não correspondia com o modelo de oração ensinado pelo Senhor Jesus e os desejos do que era pedido a Deus não passava de petições puramente carnais.
A existência de conflito em qualquer instituição está associada com a herança pecaminosa que Adão outorgou à humanidade. Porém, o conflito citado por Tiago estava com tamanha dimensão em que os envolvidos tinham chegado ao ponto de matar se fosse isto necessário: “...estão prontos até para matar a fim de consegui-las” – NTLH - (Tg 4.2).
A oração desenvolvida por tais pessoas não passavam de pedidos egoístas que não correspondia em nada com a oração modelo ensinada por Jesus. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus. Quando o cristão ora a um reconhecimento para com Deus como provedor, sustentador, pai, conselheiro, pastor etc.
Porém por se tratar de uma atividade para o enlevo espiritual do cristão e aproximação para com Deus quatro inimigos se apresentam para impedir este diálogo.
Os inimigos são:
Pressa – para com o tempo gasto em oração e pressa para com o tempo em receber o que foi pedido em oração;
Desânimo – a perca de ânimo é notável em uma sociedade materialista;
Distração – é interessante como crianças, celular e os pensamentos conseguem tirar a atenção das pessoas no momento de oração;
Cansaço - por ter uma vida diária cheia de compromissos a oração é deixada para o último instante do dia.
Vença os inimigos da oração, vivendo em oração diária.
II – A busca egoísta (Tg 4.4,5).
1- Adúlteros e amigos do sistema mundano (Tg 4.4).
2- Inimigos de Deus.
3- O Espírito tem “ciúmes” (Tg 4.5).
Comentário:
Há quatro descrições de mundo nos escritos sagrados: mundo cósmico, mundo espiritual, mundo material e mundo humano.
Mundo cósmico outorga o seguinte significado; o universo criado por Deus.
Mundo espiritual corresponde com as forças espirituais do mal, logo corresponde com o mundo invisível.
Mundo humano associa com a humanidade.
O mundo material engloba os prazeres materiais da vida humana. A este tipo de mundo Tiago escreve que aqueles que fazem amizade a este mundo tornam-se inimigos de Deus e infiéis a Deus.
III – A BUSCA DA AUTORREALIZAÇÃO (Tg 4.6-10).
1- Humilhando-se perante Deus (Tg 4.5,6)
2- Convertendo a soberba em humildade(Tg 4.8,9)
3- Humilhai-vos perante o Senhor (Tg 1.10).
Comentário:
O orgulho foi decisivo para a queda da humanidade, pois o pecado surge com o orgulho de satanás em querer ser superior a Deus. Em análise bíblica percebe-se que pessoas tornaram notórias por serem orgulhosas e duas na narrativa bíblica merecem atenção, são elas: Nabucodonosor e Herodes. Aquele que não dá glória a Deus vira bicho (Dn 4.33) ou é comido por bicho (At 12.23).
Durante a história do cristianismo três inimigos tornaram terríveis para uma progressiva santificação, são eles: o orgulho, o dinheiro e uma terceira pessoa no relacionamento do casal.
Para não ser vencido pelo orgulho o cristão deverá buscar a cada dia a humildade. E por meio da humildade o cristão será por Deus exaltado e não viverá em discórdia com os demais membros da igreja.

2 comentários: