Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Salmo 4 – Salmo de concessão da verdadeira alegria, paz e segurança.


Texto: 1- Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2- Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?
 3- Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele.
4- Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.
5- Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.
6- Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto.
7- Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.
8- Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.
O presente salmo faz parte dos salmos de lamentação individual, mas tem como diferencial a expressão desenvolvida pelo salmista em confiar em Deus em meio à dor física. O Salmo possui como descrição “salmo de Davi para o cantor-mor, sobre Neguinote”. O termo cantor-mor seleciona o presente salmo a uma coleção antiga de salmos usados no louvor do templo. Já o termo neguinote indica que o salmo deveria ser acompanhado por instrumentos de cordas.
Para compreensão do texto, o mesmo é dividido em duas partes. Na primeira, há uma comparação entre Deus e o ser humano. Já na segunda parte percebe-se no salmo as concessões de Deus para os que são fiéis.
Alegria, paz e segurança são as concessões de Deus para os que nEle confiam.
Deus versus o Homem.
1- Conhecendo a pessoa de Deus. Na narrativa bíblica percebe-se que os nomes possuíam elevado grau de importância, por ser o nome uma descrição da pessoa. No Salmo 4, Deus é apresentado por dois de seus nomes: o próprio nome Deus (v.1) em uma única vez e o nome Senhor (vv.3,5,6,7)  em cincos vezes.
O nome Deus quando usado e citado indica poder. Logo, o nome Deus indica que Ele (Deus) é Todo Poderoso e tem poder absoluto. Quando o salmista usa o nome Deus no primeiro verso associa ao nome a capacidade de Deus em ouvir e atender com misericórdia as orações.
Já o nome Senhor quando citado outorga ênfase ao amor de Deus. Davi por cinco vezes utiliza o nome Senhor, pois o salmista tratava da ação divina em separar, isto é, em santificar (v.3), em atender ao clamor (v.3), em outorgar segurança (v.5), em revelar a glória (v.5) e em outorgar proteção paterna (v.8).
2- Conhecendo o homem. Dois tipos de indivíduos são enfatizados pelo salmista: os que são separados e queridos de Deus (v.3) e os ímpios que difamam aqueles que possuem relação íntima com Deus, que também amam a vaidade e que buscam a mentira (v.2).
 Três atitudes são desenvolvidas pelos ímpios: difamação, amor à vaidade e proliferação da mentira.
Difamação corresponde com a retirada da fama de alguém. Na citação do salmo ela se encontra explícita da seguinte maneira: “até quando convertereis a minha glória em infâmia?”. Já a atitude de amor à vaidade indica orgulho e apego ao que é vão. E por fim, a terceira atitude, a de anunciar o que não é verdadeiro, e sobre esta atitude, na Bíblia encontra-se escrito que o diabo é o pai da mentira (Jo 8.44).
Concessões divina para os que nEle confiam.
1- Alegria. A alegria pode ser manifestada mediante acontecimentos como: casamento, gravidez, nascimento de um filho, aprovação em um concurso, porta de emprego, dentre outros. Porém, o salmista Davi no presente salmo relatava sobre a alegria da salvação. E esta alegria é superior à alegria motivada pelo pão e pelo vinho, pois se trata da alegria motivada pela presença do Senhor.
2- Paz. Na atual conjectura a violência tornou-se um evento natural. Pois, se tornou comum assistir noticiários em que os lares se revoltaram contra a si mesmo. Três são as relações existentes nos lares: conjugal, entre os cônjuges; filial, entre pais e filhos; e, consanguínea, entre irmãos. Logo, a ausência da paz se encontra em todos estes relacionamentos familiares.
O desfrutar da paz ocorre em três dimensões: paz com Deus, paz com o próximo e paz consigo (Rm 5.1;12.18).
3- Segurança. Ação divina em proteger os seus filhos de todos os males outorgando a estes uma noite segura, por isso, que está escrito: “não temerás espanto noturno”, (Sl 91.5) sendo que no salmo 91, a palavra noite indica proteção de Deus, pois no mesmo salmo as palavras: espanto, seta, peste e mortandade referem-se com o tipo de mal.
Portanto, o Salmo 4, demonstra o perfil de dois tipos de indivíduos e revela com clareza a pessoa de Deus, por meio de seus nomes e por meio das ações desenvolvidas por Deus em outorgar alegria, paz e segurança aqueles que nEle confiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário