Texto: 1- Responde-me quando clamo, ó Deus da
minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a
minha oração.
2- Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a
vaidade, e buscareis a mentira?
3- Sabei, porém, que o SENHOR
distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele.
4- Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e
sossegai.
5- Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.
6- Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta
sobre nós a luz do teu rosto.
7- Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando
lhes há fartura de cereal e de vinho.
8- Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes
repousar seguro.
O
presente salmo faz parte dos salmos de lamentação individual, mas tem como
diferencial a expressão desenvolvida pelo salmista em confiar em Deus em meio à
dor física. O Salmo possui como descrição “salmo
de Davi para o cantor-mor, sobre Neguinote”. O termo cantor-mor seleciona o
presente salmo a uma coleção antiga de salmos usados no louvor do templo. Já o
termo neguinote indica que o salmo deveria ser acompanhado por instrumentos de
cordas.
Para
compreensão do texto, o mesmo é dividido em duas partes. Na primeira, há uma
comparação entre Deus e o ser humano. Já na segunda parte percebe-se no salmo
as concessões de Deus para os que são fiéis.
Alegria,
paz e segurança são as concessões de Deus para os que nEle confiam.
Deus versus o Homem.
1- Conhecendo a pessoa de Deus. Na narrativa
bíblica percebe-se que os nomes possuíam elevado grau de importância, por ser o
nome uma descrição da pessoa. No Salmo 4, Deus é apresentado por dois de seus
nomes: o próprio nome Deus (v.1) em uma única vez e o nome Senhor (vv.3,5,6,7) em cincos vezes.
O nome Deus quando usado e citado indica poder.
Logo, o nome Deus indica que Ele (Deus) é Todo Poderoso e tem poder absoluto. Quando
o salmista usa o nome Deus no primeiro verso associa ao nome a capacidade de
Deus em ouvir e atender com misericórdia as orações.
Já o nome Senhor quando citado outorga ênfase
ao amor de Deus. Davi por cinco vezes utiliza o nome Senhor, pois o salmista
tratava da ação divina em separar, isto é, em santificar (v.3), em atender ao
clamor (v.3), em outorgar segurança (v.5), em revelar a glória (v.5) e em
outorgar proteção paterna (v.8).
2- Conhecendo o homem. Dois tipos de
indivíduos são enfatizados pelo salmista: os que são separados e queridos de
Deus (v.3) e os ímpios que difamam aqueles que possuem relação íntima com Deus,
que também amam a vaidade e que buscam a mentira (v.2).
Três atitudes
são desenvolvidas pelos ímpios: difamação, amor à vaidade e proliferação da
mentira.
Difamação corresponde com a retirada da fama
de alguém. Na citação do salmo ela se encontra explícita da seguinte maneira: “até quando convertereis a minha glória em
infâmia?”. Já a atitude de amor à vaidade indica orgulho e apego ao que é
vão. E por fim, a terceira atitude, a de anunciar o que não é verdadeiro, e
sobre esta atitude, na Bíblia encontra-se escrito que o diabo é o pai da
mentira (Jo 8.44).
Concessões divina para os
que nEle confiam.
1- Alegria. A alegria pode ser manifestada mediante
acontecimentos como: casamento, gravidez, nascimento de um filho, aprovação em
um concurso, porta de emprego, dentre outros. Porém, o salmista Davi no
presente salmo relatava sobre a alegria da salvação. E esta alegria é superior à
alegria motivada pelo pão e pelo vinho, pois se trata da alegria motivada pela
presença do Senhor.
2- Paz. Na atual conjectura a violência tornou-se um evento natural. Pois, se
tornou comum assistir noticiários em que os lares se revoltaram contra a si
mesmo. Três são as relações existentes nos lares: conjugal, entre os cônjuges; filial,
entre pais e filhos; e, consanguínea, entre irmãos. Logo, a ausência da paz se
encontra em todos estes relacionamentos familiares.
O
desfrutar da paz ocorre em três dimensões: paz com Deus, paz com o próximo e
paz consigo (Rm 5.1;12.18).
3- Segurança. Ação divina em proteger
os seus filhos de todos os males outorgando a estes uma noite segura, por isso,
que está escrito: “não temerás espanto
noturno”, (Sl 91.5) sendo que no salmo 91, a palavra noite indica proteção
de Deus, pois no mesmo salmo as palavras: espanto, seta, peste e mortandade
referem-se com o tipo de mal.
Portanto, o Salmo 4, demonstra o perfil de
dois tipos de indivíduos e revela com clareza a pessoa de Deus, por meio de
seus nomes e por meio das ações desenvolvidas por Deus em outorgar alegria, paz
e segurança aqueles que nEle confiam.
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