Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Salmo 6 – Davi recorre à misericórdia do Senhor

Texto: 1- Senhor, não me repreenda na tua ira, nem me castigues no teu furor.
 2- Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
3- Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?
 4- Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
5- Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
 6- Já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas.
7- Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa e têm envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
 8- Aparta-vos de mim todos os que praticai a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu lamento.
9- O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
 10- Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.
O salmo em estudo tem como autor o rei Davi. E é considerado um salmo de lamentação, sendo que foi escrito em um período de aflição, em que o salmista, enfrentava uma doença fatal.
O Salmo possui como descrição “salmo de Davi para o cantor-mor, em Neguinote, sobre Seminite”. O termo cantor-mor seleciona o presente salmo a uma coleção antiga de salmos usados no louvor do templo. Já o termo neguinote indica que o salmo deveria ser acompanhado por instrumentos de corda, já o termo seminite indica a nota a ser utilizada, isto é, a oitava nota musical.
A misericórdia do Senhor é superior às aflições
1- As aflições do salmista. Davi estava aflito fisicamente, pois a declaração: “os meus ossos estão perturbados”, indica a existência de uma doença incômoda.
Nos dias hodiernos algumas das doenças que tem afetado a humanidade são consequências do pecado atual. Isto de fato corresponde ao contato direto com elementos que põem em risco a saúde das pessoas e principalmente são doenças ocasionadas pela desobediência a Palavra de Deus.
De fato, o pecado ao ser consumado foi aprovado pela escolha humana. Os resultados são provenientes de escolhas. As dores de parto, os problemas relacionados ao corpo humano são provenientes da escolha de Adão. Sendo assim, o indivíduo é responsável pelas suas escolhas. Deus perdoa o pecado, porém as consequências do mesmo não serão omitidas.
A doença estava afetando a alma do salmista o que provocaria a perca da esperança em Deus em solucionar os problemas, que no presente salmo são representados pela doença e pelo pecado. O salmista pede perdão e ao mesmo tempo suplica pela cura.
2- A misericórdia do Senhor. Do substantivo – hesed (transliteração do hebraico) - corresponde à benignidade, amor firme, graça, misericórdia, fidelidade, bondade e devoção. Já o substantivo – eleos – presume necessidade por parte de quem a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a mostra. Deus age com misericórdia para com os cristãos.
A misericórdia do Senhor proporciona sonhos e outorga confiança para que o melhor de Deus se concretize na vida daqueles que nEle confiam.
Cansado do gemido
No capítulo oito da Carta aos Romanos o apóstolo Paulo cita três tipos de gemidos (Rm 8.22-26). Sendo que os gemidos de Davi foram gerados segundo o texto pela existência da enfermidade no físico do salmista, pela ação pecaminosa desenvolvida pelo salmista e também pela acusação sofrida pelo salmista que era proveniente de seus inimigos.
1- O Gemido da natureza exprime aflição. O primeiro gemido é da natureza que abrange os seres inanimados e animados. As catástrofes físicas são de fato o gemido da natureza, não porque há vida na terra (planeta, como chama alguns de mãe terra), mas trata-se do cumprimento profético. A pobreza que tanto mata no dia a dia é também um dos causadores do gemido da natureza animada, em seis segundos morrem uma criança de fome ou doença relacionada à mesma, dados de 2010.
Tal exemplo somará vários gemidos: gemido do que sofre a fome, gemido dos que perdem o filho, gemido pela incapacidade de resolver os problemas sociais.
Portanto, o gemido da natureza indica que o pecado deturpou a criação.
2- O Gemido da igreja revela duas virtudes do cristão: paciência e esperança. No texto de Romanos 8.25, encontram-se duas virtudes que de fato caracterizam muito bem o autêntico cristão: paciência e esperança.
A paciência surge mediante as tribulações e assim terá como resultado a experiência e a esperança. (Rm 5.3-5).
3- O Gemido do Espírito Santo ensina que há poder na oração. No dia 6 de agosto de 1945, último ano da 2ª Guerra Mundial os Estados Unidos lançou às 8 horas e 15 minutos na cidade Hiroshima uma bomba atômica que matou de imediato 50 mil pessoas e feriu mais 80 mil pessoas somando no contexto geral 130 mil pessoas morreram no lançamento da pomba atômica em Hiroshima, enquanto que, Deus ouviu a oração de Ezequias e enviou um anjo e matou 185 mil pessoas, portanto, o poder da oração de Ezequias foi quase duas vezes mais explosivo do que a bomba atômica.
Você não está sozinho o Espírito Santo é com você e o gemido do Espírito Santo é forte para destruir exércitos, quão mais poderoso será para fazer com que você continue sendo mais do que vencedor.
Nos três últimos versos o salmista altera o seu pedido, isto indica que o mesmo tinha alcançado a resposta da parte de Deus. Em suma, “o Senhor já ouviu a voz do meu lamento. O Senhor já ouviu a minha súplica”, são expressões que aumentam a confiança do crente em Deus, pois a promessa divina é de responder toda oração feita no nome de Jesus (Jo 14.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário