Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Salmo 5 – Salmo de bênção divina aos justos


Salmo 5 – Salmo de bênção divina aos justos

Texto: 1- Ó SENHOR Deus, ouve as minhas palavras e escuta os meus gemidos!
 2- Meu Rei e meu Deus, atende o meu pedido de ajuda, pois eu oro a ti, ó SENHOR!
3- De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta.
 4- Tu não és Deus que tenha prazer na maldade; tu não permites que os maus sejam teus hóspedes.
5- Tu não suportas a presença dos orgulhosos e detestas os que praticam o mal.
 6- Acabas com os mentirosos e desprezas os violentos e os falsos.
7- Mas, por causa do teu grande amor, eu posso entrar nos pátios da tua casa e ajoelhar com todo o respeito, voltado para o teu santo Templo.
 8- Ó SENHOR Deus, ajuda-me a fazer a tua vontade e faze com que o teu caminho seja reto e plano para mim! Que os meus inimigos vejam que tu estás comigo!
9- Não se pode confiar no que eles dizem, pois só pensam em destruir. A sua conversa é uma bajulação macia, mas está cheia de engano e morte.
 10- Condena e castiga-os, ó Deus! Que os próprios planos deles os façam cair na desgraça! Expulsa-os da tua presença, pois eles muitas vezes quebram as tuas leis e se revoltam contra ti.
11-Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti.
12- Pois tu, ó SENHOR Deus, abençoas os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo.
O salmo em estudo é mais um dos salmos que tem como autoria o rei Davi. É considerado um salmo de lamentação e foi escrito em um período de aflição em que os inimigos de Davi se levantaram contra ele e contra o seu reinado. Mentiras e jactâncias eram armas utilizadas pelos os inimigos do salmista. As mentiras a respeito do monarca e a arrogância dos inimigos produziam em Davi aflição. O Salmo possui como descrição “salmo de Davi para o cantor-mor, sobre Neilote”. O termo cantor-mor seleciona o presente salmo a uma coleção antiga de salmos usados no louvor do templo. Já o termo neilote indica que o salmo deveria ser acompanhado por instrumentos de sopro.
Oração ao Senhor em tempo de dificuldade
Na oração de Davi três nomes de Deus se apresentam: Rei, Deus e Senhor.
O salmista ao chamar Deus de Rei esta definindo as suas necessidades. Quando alguém chama a Deus de Rei diretamente estaria demonstrando necessidades no que corresponde a cura, mas a cura que Davi requeria da parte de Deus corresponde com a cura da alma, pois o mesmo estava aflito.
Já o segundo nome de Deus utilizado por Davi define que o mesmo reconhecia em quem confiava, pois o nome Deus descreve e outorga ênfase ao poder do Senhor.
E por terceiro o nome Senhor que corresponde com a ação de Deus em outorgar ênfase ao seu amor pelos seus filhos. Daí vale citar as palavras de Jesus no sermão da montanha: E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mt 7.9-11).
Tempo difícil não omite o desejo de louvar ao Senhor
O louvor a Deus deverá ser realizado em espírito e em verdade porque Deus é Espírito. Quando o crente louva Deus aplana o teu caminho, ou seja, Deus revela a sua vontade. O louvor é desenvolvido mediante a bondade do Senhor.
1- Características do verdadeiro adorador. Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus, e de fato na oração também exercemos a gratidão a Deus pelos seus feitos na nossa vida.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador deverá conhecer a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo que o cristão realiza busca agradar a Deus e assim fazendo está buscando a excelência na adoração.
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus e não ter a adoração reconhecida por Deus, pois o pecado nos afasta da presença do Senhor.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.
Alegria em tempo difícil
Por fim, o salmista Davi descreve sobre a alegria em confiar no Senhor e cita os motivos: primeiro, Deus os defendes; segundo, em Deus estes se gloriem porque amam a Deus; terceiro, o Senhor os abençoará; e, por quarto, Deus usará a sua benevolência como de um escudo.
Logo, as aflições são momentos que caracterizam parte da vida dos seres humanos, porém, estes momentos não podem definir o insucesso do cristão, porque Deus é que garante a alegria do crente em meio às aflições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário