Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 24 de agosto de 2014

EBD: A Verdadeira Sabedoria se Manifesta na Prática


A palavra chave da presente lição é sabedoria. A sabedoria do alto corresponde com o tipo de sabedoria caracterizada pela capacidade de conviver de forma íntegra, ética e respeitosa para com todos.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1.7). “Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança. A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente” (Ec 7.11,12).
Sabedoria é a capacidade de discernir o que é certo.
Quatro conselhos para que o servo de Deus seja sábio em seus atos.
Primeiro, administre o tempo.
Segundo, fale palavras certas nas horas certas.
Terceiro, trabalhe bastante.
E em quarto, não seja extremista, seja moderado e temperado.
I – A CONDUTA PESSOAL DEMONSTRA SE A NOSSA SABEDORIA É DIVINA OU DEMONÍACA (Tg 3.13-15).
1- Sabedoria não se mostra com discurso (v.13).
2- Inveja e facção (v.14).
3- Sabedoria do alto e sabedoria diabólica (v.15).
Comentário:
Para Tiago a pessoa sábia é definida por dois atos. O primeiro ato é descrito pelo trato que o cristão passa a ter com os outros e o segundo pelas obras desenvolvidas em mansidão.
Duas obras da carne se destacam como elementos existenciais na vida daqueles que não alcançaram a sabedoria divina, são elas: facção e inveja.
Facções ou dissensões. Ensinamentos que fogem do padrão bíblico e que aprove pensamento faccioso. A dissensão tem como objetivo provocar separação na congregação.
Inveja. Para Calvino a inveja corresponde com o tipo de pessoa que se ofende com a excelência de outrem.
COMPARATIVO
Sabedoria do alto
Sabedoria terrena e diabólica
É amorosa
É egoísta
É fiel
É infiel
Coloca Deus em primeiro lugar
Esquece-se da pessoa de Deus
Sabe discernir o certo e o errado
Rejeita o certo e aplaude o errado
Ouve e aprende
Fala e desrespeita os demais
Faz o que é certo
Pratica o que é errado

II – ONDE PREVALECEM A INVEJA E SENTIMENTO FACCIOSO, PREVALECE TAMBÉM O MAL (Tg 3.16).
1- A maldade do coração humano.
2- A inveja e facção instauram a desordem.
3- Obras perversas.
Comentário:
A maldade do coração humano no presente texto corresponde com o orgulho que se desenvolve no indivíduo. Há pessoas que querem ser servidas e não se põem como servos para servirem àqueles que necessitam da graça divina.
Quando a atitude do indivíduo é motivada pelo orgulho, pela inveja ou pela facção, haverá no seio da instituição injustiças e perseguições.
Injustiça logo se define com a ausência do que é justo. Um bom exemplo de injustiça foi o ato da esposa de Potifar ao jovem José, isto é, o jovem foi condenado por algo que não tinha feito.
Os fariseus perseguiram a Jesus, assim como em seguida também perseguiram a igreja do Senhor tendo como justificativa o desvio do ensinamento de Moisés, porém o que estava presente era a atitude de perseguição a Cristo realizada por uma religião.
ATITUDES IMPROPRIAS PARA COM O PRÓXIMO QUE DEVEM SER EVITADAS.
O relacionamento humano é afetado por práticas impróprias, e entre elas: a inimizade, a porfia, a emulação, a ira, a peleja, a dissensão, a heresia e a inveja.
1- Inimizade. Corresponde com ações e intensões agressivas. São reais em pessoas que não sentem o mínimo de amor pelo próximo.
2- Porfias. É o resultado da inimizade. Ou seja, a porfia é indicada pela falta de amor, pela presença de briga, pela oposição e pela luta por superioridade.
3- Emulações. É o desejo de ser superior aos outros. De fato corresponde com a vontade em ser o primeiro sempre. Emulações ou ciúmes que por Calvino é definida pela palavra ofensa em ver o outro o excedendo.
4- Iras. Fúria explosiva demonstrada por palavras e por ações. Paulo aconselha a igreja em Éfeso “não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4.26), porém, anteriormente o apóstolo tinha escrito “irai-vos e não pequeis”, isto é, os membros da igreja em Éfeso deveriam impedir de suscitar da ira as seguintes obras da carne: a porfia, a peleja e a dissensão.
5- Pelejas. Luta com ambição para ganhar seguidores que aprovem suas ideias.
6- Dissensões. Ensinamentos que fogem do padrão bíblico e que aprove pensamento faccioso. A dissensão tem como objetivo provocar separação na congregação.
7- Heresias. Grupos de indivíduos que destroem a unidade da igreja, e para isto, utilizam da palavra de Deus com ensinamentos errôneos. Para tais pessoas vale o lema apologético: “texto sem contexto, torna-se pretexto para o surgimento de heresias”.
8- Invejas. Para Calvino a inveja corresponde com o tipo de pessoa que se ofende com a excelência de outrem.
III – AS QUALIDADES DA VERDADEIRA SABEDORIA (Tg 3.17,18).
1- Características da verdadeira sabedoria.
2- Mais sete características.
3- O fruto da justiça (v.18).
Comentário:
O sábio semeia o fruto da justiça.
FRUTOS INTERLIGADOS AO RELACIONAMENTO PESSOAL
Para alcançar um relacionamento satisfatório com Deus e com o próximo o indivíduo deverá está bem consigo mesmo, pois não há possibilidade de desenvolver um relacionamento agradável com Deus e não amar a si mesmo, isto é uma impossibilidade.
1- Fé. A fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e a entender o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para a insegurança.
2- Mansidão. O fruto conhecido com mansidão dá sabedoria à pessoa que passa a agir com autoridade e também sabe submeter de forma humilde. Mansidão é a prática correta da humildade.
3- Temperança. É capacidade de controlar a si mesmo. Três são os pontos fundamentais para serem controlados: a língua, as paixões e os desejos que são contrários à vontade de Deus.
Referência:
CALVINO, João. Gálatas. São Paulo: Editora Fiel, 2007.
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário