Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 5 de maio de 2015

A Doutrina das últimas Coisas – Em Cristo, Somos mais que Vencedores


A Doutrina das últimas Coisas – Em Cristo, Somos mais que Vencedores
Texto: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amor. (Romanos 8.37).
Para conclusão desta temática, a doutrina das últimas coisas, neste estudo será analisada sete passagens encontradas em Apocalipse, em que a frase, “ao que vencer” é citada. O termo vencedor deriva do grego, nikon, ou seja, aquele que permanece em constante vitória. Na Bíblia de Estudo Pentecostal a explanação a respeito da palavra Nikon se define da seguinte maneira:
É aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e satanás (p.1985).
Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus (Ap 2.7)
O comer da árvore da vida expressa a participação dos vencedores na vida eterna. Em Gênesis existia a árvore da vida e a árvore da ciência do bem e do mal, já para os vencedores não terá que escolher entre as árvores, porque estes já são vencedores, pois em todo o tempo escolheram ser fieis a Cristo.
O que vencer não receberá o dano da segunda morte (Ap 2.11)
A segunda morte corresponde com a separação eterna para com Deus.  Os que sofreram a segunda morte serão aqueles que não terão a oportunidade de viverem ao lado do Senhor Jesus por toda a eternidade.
Portanto, a segunda morte será destina aos vencidos, mas nenhum poder terá sobre os vencedores (SILVA, p.37).
Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe (Ap 2.17)
Na terceira vez em que aparece a descrição ao que vencer, percebem-se também três promessas:
Primeira promessa, comer o maná escondido. O maná corresponde a um tipo de Cristo e no céu o Senhor Jesus outorgará aos vencedores o verdadeiro pão do céu.
Já a segunda promessa, dar-lhe-ei uma pedra. Há segundo o pastor Silva cinco descrições históricas correspondentes à pedra branca: alguém que passou por um processo e foi absolvido, escravo alforriado, vencedor de corridas, repartida por dois amigos e eram conferidas a um guerreiro quando voltava da guerra (p.42,43).
E a terceira promessa, um novo nome. Um novo nome indica que a obra da criação está perfeita.
Ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações (Ap 2.26)
Está quarta promessa corresponde com o período em que a igreja governará com Cristo no milênio.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos (Ap 3.5)
Na quinta descrição a respeito dos vencedores duas promessas são notórias, a da permaneça do nome no livro da vida e a do testificar o nome diante do Pai e diante dos anjos (Mt 10.32).
Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome (Ap 3.12)
 A promessa no que tange a coluna indica força e durabilidade. E por segundo o nome de Deus estará presente no nome do vencedor, ou seja, os cristão que vencerem terão o direito de chamarem a Deus de nosso Pai e nosso Deus (SILVA, p.58).
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho (Ap 21.7)
Na Antiga aliança aqueles que eram próximos de Deus em seus cargos eram chamados de filhos, logo no fim de todas as coisas, Deus outorgará a todos os vencedores o direito de filhos e de co-herdeiros de Cristo (Rm 8.18), isto indica que os vencedores herdaram todas as coisas.
Para vencer é necessário ir até o fim (Dn 12.13). Em meio às lutas e dificuldades não cabe ao cristão optar pela paralisação. Mas, o caminhar deve prosseguir em direção ao alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e se sentis alguma coisa doutra maneira, também Deus vo-lo revelará (Fl 3.14,15).
Referência:
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário