Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Quem ama a sua Família Nuclear, ama-se a si mesmo


Quem ama a sua Família Nuclear, ama-se a si mesmo
Texto: E Jacó amava a Raquel e disse: sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. (Gênesis 29.18; 37.3).
A família nuclear corresponde diretamente com o núcleo do lar e se correlaciona com as pessoas que abrigam a casa, basicamente, pais e filhos.
Jacó é um exemplo perfeito para a compreensão dos acertos e dos erros relacionados com a família nuclear.
Panorama da vida de Jacó
O nome Jacó tem como significado, suplantador, isto é, aquele que cumpre uma missão difícil com rejeição ou com muita diversidade. Em sua biografia, Jacó se destaca por ser patriarca, filho de Isaque e Rebeca, e neto de Abraão.
1- Jacó e a casa de seu pai. Os pais de Jacó deixaram de maneira nítida, o apego e o carinho para com os seus filhos (Gn 25.28), porém, de maneira errada, pois, enquanto Isaque amava a Esaú, a sua esposa Rebeca amava a Jacó.
Quando os pais demonstram o apego a um dos filhos, tal atitude poderá proporcionar desarmonia e profundas contendas. Havia na época a importância da primogenitura, e Jacó fez de tudo para obter o direito de primogênito, isto é, ser o detentor do direito da bênção. Para isto, Jacó comprou a primogenitura (Gn 25.31), e enganou a seu pai (Gn 27.33).
2- Jacó e a sua casa. Assim como seus pais falharam na expressão do amor para com os filhos, o patriarca Jacó também falhou, pois este amava mais a José. E aumentando esta lacuna, Jacó amava a Raquel mais do que a Leia.
Amar não é um erro, porém a demonstração do amor para com alguns em menosprezo a outros, pode ocasionar desajuste em qualquer instituição. A família como instituição não pode e nem deve outorgar brechas para a ocorrência de desajustes. Famílias desajustadas proporcionarão uma sociedade problemática.
3- Compromisso assumido, bênção assegurada. Certo pai disse ao seu filho que lhe pedia conselhos a respeito do casamento: a vida em todos os aspectos melhorou quando casei e tive os meus filhos.
Tal conselho assegurado de um pai ao seu filho é nítido na vida de Jacó. O patriarca cresceu de grande maneira; e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos (Gn 30.43). Porém, estas conquistas financeiras sobrevieram a Jacó após o seu casamento. Logo, quando alguém assume um compromisso as bênçãos serão asseguradas.
Quem ama a sua família nuclear
Com base na vida de Jacó percebe que o amou para com a família nuclear requer serviço prestado, esperar quando necessário e doação de presente.
1- Serviço prestado. Jacó serviu a Labão por quatorze anos para ter em troca o direito de casar com Raquel. O serviço de Jacó é entendido hoje em servir em prol do lar.
O servir em prol do lar corresponde em manter organizado e em saber suprir as necessidades da família, no que abrange a alimentação e o vestuário.
A organização da família é possível pela socialização e pela comunicação. O diálogo tem sido excluído dos lares e por isso, famílias têm enfrentado problemas visíveis e até destrutíveis.
Se na família o servir for extinto a mesma estará propensa à extinção.
2- Esperar quando necessário. Na narrativa bíblica percebe-se que Raquel esperou quatorze anos para casar-se com Jacó. Não pode analisar o tempo de trabalho de Jacó e menosprezar o tempo de espera de Raquel. Logo, percebe-se que nos dias atuais a família nuclear precisa esperar quando e quanto for necessário.
3- Doação de presente. Quem ama outorga o melhor. Jacó deu de presente para José uma túnica de várias cores. Em hebraico aparece o termo, ketonet passim, isto é, um vestuário com mangas longas, sendo, porém uma túnica de várias cores, que no formato era diferenciada e provavelmente era muito valiosa.
O que diferencia o presente outorgado não é o valor financeiro presente nele, mas o amor que acompanha o presente. O valor está no sentimento motivador da outorga da dádiva.
Por amar a José, o patriarca Jacó deu o melhor para o seu filho, por amar a família nuclear cabe a cada componente da mesma amar o seu próximo. E quem é mais próximo do que a família nuclear? Pois, quem ama a sua família nuclear ama-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário