Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de maio de 2015

Quem ama a sua Família, ama-se a si mesmo


Quem ama a sua Família, ama-se a si mesmo
Texto: Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. (Efésios 5.28,29,31,33;6.1).
Para os especialistas, a humanidade que tem alcançado tantos avanços, está passando por uma crise que abrange a todos os âmbitos da vida humana.
Os jornais notificam constantemente as crises no campo financeiro, nos aspectos da conjectura política, no sistema escolar, porém, com todos os sensores reveladores da crise percebe-se que a mesma se alojou na família.
Portanto, torna-se necessário à sociedade hodierna conhecer e agir em prol de uma família restabelecida e de volta ao altar da graça divina. Para isto é fundamental conhecer a instituição família e a virtude do amor no seu teor divino.
Conhecendo a instituição Família
As ciências humanas caracterizam a família com termos diferentes, mas com mesma descrição sociológica. Por exemplo, a teologia conceitua a família como um grupo de pessoas com o mesmo tipo de sangue, enquanto a antropologia explica que a família é um conjunto de pessoas com a mesma descendência, e a ciência biológica indica que a família é um conjunto de pessoas com a mesma definição genética.
1- Tipos de Família. Sociologicamente a instituição família vem sendo definida em alguns tipos e, com exemplos bíblicos percebem-se alguns destes no cenário histórico narrado pela Escritura Sagrada.
1.1- Família Nuclear. Também conhecida como família elementar é a configuração constituída pelo pai, mãe e filhos. O grande exemplo deste tipo de família é a de Jacó, pois quem ama a sua família nuclear ama-se a si mesmo (Gn 29.18;37.3).
1.2- Família Extensiva. Trata-se da família abrangente à nuclear que amplia a sua constituição com a presença do sogro, da sogra, dos avôs, dos tios e assim por diante. O grande exemplo deste tipo de família é a de José, pois quem ama a sua família extensiva ama-se a si mesmo (Gn 50.20).
1.3- Família Abrangente. Trata - se da família que inclui membros por afinidade, ou seja, por laços afetivos. O grande exemplo deste tipo de família é a igreja primitiva, pois quem ama a sua família abrangente ama-se a si mesmo (At 2.46).
1.4- Família Monoparental. Trata-se, da família que os irmãos possuem uma mesma mãe e não um mesmo pai. Ou seja, mesma mãe e pai diferente ou mesmo pai e mãe diferente. O grande exemplo deste tipo de família é a de Jefté, pois quem ama a sua família monoparental ama-se a si mesmo (Jz 11.1-8).
1.5- Família Recomposta. Trata-se do desfeito do núcleo marital, ou seja, separação do casal ou a morte de um dos membros deste núcleo e o outro se casa novamente. O grande exemplo deste tipo de família é a de Rute, pois quem ama a sua família recomposta ama-se a si mesmo (Rt 4.13-17).
1.6- Família Adotiva. Trata-se, da adoção. Quando uma criança é adota a mesma passa a ter um lar, ou seja, passa a ter uma família. O grande exemplo deste tipo de família é a de Ester, pois quem ama a sua família adotiva ama-se a si mesmo (Et 2.7).
2- Tipos de relações pessoais na família. As relações pessoais se concretizam com os processos sociais, principalmente a socialização e a comunicação. A socialização se resume na palavra educação, enquanto a comunicação se dá pela interação entre as pessoas.
2.1- Relação pessoal por aliança. Corresponde com a relação desenvolvida por um pacto. Esta é a relação matrimonial que se dá pelos consortes, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne (Ef 5.31).
2.2- Relação pessoal por filiação. Corresponde com a relação desenvolvida entre pais e filhos (1 Rs 2.1-4).
2.3- Relação pessoal consanguínea. Corresponde com a relação desenvolvida entre irmãos.
Conhecendo a virtude do Amor
Em Gálatas 5.22, o termo utilizado indica o tipo de amor que é divino (ágape), amor imutável, sacrificial e espontâneo. Por amou Jesus foi entregue para salvar a humanidade (Jo 3.16). Quando este amor é operante na vida do indivíduo o mesmo passa a amar até mesmo os inimigos (Mt 5.44).
Este amor não corresponde com sentimentos e nem com ações que esperam recompensas, porém trata-se de um dom divino.
Logo, quem desenvolve este sentimento no seio da família faz o melhor, não pensando em si mesmo, mas pensando nos benefícios para o conjunto familiar. Também, sabe fazer as escolhas certas para a harmonia familiar.
Quando há ausência do amor autêntico o individualismo prevalece no relacionamento e cada um busca o seu próprio interesse esquecendo o compromisso firmado diante de Deus e perante a comunidade. Portanto, quem ama a sua família ama-se a si mesmo.
Passos para uma família vitoriosa
Dentre tantos passos essenciais para a benção na família, quatro merecem total atenção da sociedade.
1- Viva em propósito para a família. A carreira profissional muitas das vezes é um autêntico empecilho à harmonia familiar, pois as pessoas dizem que trabalham para a família, porém a cada dia se distancia da mesma.  
2- Fale bem da família. São notórios os comentários desenvolvidos por um dos membros da família ao seu consorte. Sendo que estes comentários são caracterizados por difamações. Portanto, cabe aos indivíduos falarem bem dos seus, pois se isto não ocorre à família está em um colapso sem volta.
3- Trabalhe em prol da família. Tanto a atividade remunerada como todas as atividades desenvolvidas diariamente devem ser voltadas para a família.
4- Não seja extremista, seja justo para com a família. O extremo é uma linha divisória na harmonia familiar. As pessoas extremistas são caracterizadas pela visão individualista em que tudo deverá ser conforme o seu querer, portanto quando o assunto é a família que haja a aplicação do que outorgará resultado benéfico.
Por fim, não basta ter um conhecimento teórico a respeito da família sem vivenciá-lo conforme o querer de Deus. Portanto, quem ama a sua família ama-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário