Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Subsídio para a E.B.D: Mulheres que ajudaram Jesus


Subsídio para a E.B.D: Mulheres que ajudaram Jesus
E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustenta-los com os seus bens (Lc 8.2,3).
A obra missionária é desenvolvida de três maneiras:
Indo até aqueles que necessitam ouvir a palavra do Senhor.
Orando por aqueles que foram.
E contribuindo financeiramente com aqueles que foram.
Algumas mulheres que foram abençoadas pelo ministério terreno do Senhor Jesus, passaram a contribuir com suas fazendas, ou seja, com suas riquezas o ministério de Cristo.
I – JESUS, OP JUDAÍSMO E AS MULHERES
1- A presença feminina no ministério de Jesus.
2- Jesus valorizou as mulheres.
Comentário:
O livro de Lucas enfatiza o amor de Jesus por todos os tipos de pessoas, inclusive os que não eram muito estimados na época (como as mulheres, os publicanos, os leprosos, paralíticos, cegos, coxos; os párias) (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.174).
No evangelho de Lucas percebe-se que o Mestre Jesus outorgou atenção para com as mulheres, pois as mesmas foram contempladas com ações do Deus de Israel, e podem ser citadas: Isabel (Lc . 1.5-25), Maria (Lc 1.26-56), Ana (Lc 2.36-38), A viúva de Naim (Lc 7.11-15), dentre outras.
A valorização outorgada por Jesus para com as mulheres desperta à sociedade dos dias hodiernos a sensibilizar para com as atividades desenvolvidas pelas mulheres em pleno século XIX e as valorizá-las. Não pode agir como no sistema cultural israelita onde as mulheres não eram valorizadas.
II – MULHERES COM DISPOSIÇÃO
1- Maria, a mãe do Salvador.
2- Isabel, a mãe do precursor.
Comentário:
Tanto Maria como Isabel passaram a serem destaques no Novo Testamento por serem obedientes ao chamado de Deus na vida delas.
Maria escolhida para ser a mãe do Salvador.
Isabel escolhida para ser a mãe do precursor do Salvador.
Logo, se percebe que as famílias destas duas mulheres eram dedicadas, e como resultado elas foram agraciadas por uma tão grande ação divina. Maria pelo poder do Espírito Santo se engravidou e Isabel pelas impossibilidades da vida até o exato momento não era mãe. Pela obediência, ambas foram agraciadas.
Quem obedece nunca desce, sempre cresce. Porém, quem desobedece nunca cresce, sempre desce.
III – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA SERVIR
1- Mulheres servas.
2- Mulheres abnegadas.
Comentário:
O grande fato acerca da leitourgia é que tem um plano de fundo duplo, descreve o serviço voluntário, assumido espontaneamente. Descreve aquele serviço que o estado impõe compulsoriamente aos seus cidadãos. O cristão é um homem que trabalha para Deus e para os homens, em primeiro lugar, porque assim deseja fazer de todo o coração, e em segundo lugar, porque é obrigado a fazer assim, devido ao amor de Cristo que o constrange (BRACLAY, p.126).
IV – MULHERES COM DISPOSIÇÃO PARA OFERTAR
1- O trabalho rabínico.
2- Apoio feminino.
Comentário:
Sendo obedientes nos dízimos e nas ofertas o cristão colherá de Deus o melhor para a sua vida, em todas as áreas, sejam elas; física, emocional, profissional, ministerial e principalmente espiritual.
Se o primeiro meio para alcançar a prosperidade é ser fiel, o segundo é ser dedicado ao labor diário, ou seja, é trabalhar. Ninguém alcançará a verdadeira prosperidade sem trabalho, lembrando que o trabalho dignifica o ser humano.
Em terceiro, a prosperidade está relacionada aos cuidados com a obra missionária. Quando o servo de Deus se entrega a obra missionária, logo este colherá todos os frutos provindos da dedicação e entrega a proclamação do Reino de Deus.
Em quarto os cuidados com os líderes, Paulo assim escreveu aos tessalonicenses: e rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoesta; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós (2 Ts 5. 12,13).
O objetivo de Deus prosperar a igreja e a cada um individualmente está associado à manutenção própria de cada pessoa e também o compromisso da igreja como organização, em segundo para que a obra evangelizadora seja exercida, cada cristão deverá ser um verdadeiro evangelista, e esta atividade é desenvolvida pela contribuição, pela oração e pela entrega ao serviço de evangelização, e por fim, Deus prospera para que haja auxílio aos necessitados. 
E as mulheres perceberam a importância de contribuir com o ministério do Mestre.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BARCLAY, William. Palavras Chaves do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário