Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 21 de julho de 2015

Deus limpará de seus olhos toda lágrima


Deus limpará de seus olhos toda lágrima
Texto: E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas (Ap 21.4)
O presente texto faz parte do que é chamado pelos teólogos de gênesis apocalíptico. Pois, os dois últimos capítulos de Apocalipse correspondem com o gênesis, isto é, com o Novo Céu, Nova Jerusalém e a Nova Terra.
Os quatro primeiros versículos do capítulo 21 de Apocalipse estão agrupados em único parágrafo. O que permite afirmar que os vencedores herdarão a todas as coisas (21.7), logo, o herdar todas as coisas, indica que não haverá mais sofrimento.
Se em Apocalipse 7.17 o limpar toda lágrima é uma mensagem de conforto aos mártires da grande tribulação. No presente texto (Ap 21.4), a mensagem abrangem a todos os santos de todas as épocas.
Lágrimas
Para Hough, as lágrimas acompanham todos os atos dos homens.
Portanto, as lágrimas estão presentes tanto na fartura como na falta. Em suma, as lágrimas se manifestam na alegria como na tristeza.
As lágrimas estão presentes nas três principais fases do ser humano: ao nascer, no viver e no morrer.
A lágrima é silenciosa. É a expressão surda do sofrimento. É intensa e íntima.
O que causa as lágrimas
Por serem as lágrimas paradoxais no contexto da vida, percebe-se que em quatro situações as lágrimas estão presentes.
1- O pecado. Conforme o evangelista João (11.35), Jesus chorou. O choro do Mestre corresponde ao pecado da multidão e não ao fato da morte de Lázaro.
O pecado nos lares proporciona dor. E mediante este sofrimento os membros tementes a Deus não desistem daqueles que estão entregues ao pecado.
Mas, quando o pecado é vencido as lágrimas também se tornam notáveis. Neste caso não pela dor, mas pelo sabor de ser vitorioso em Cristo Jesus.
2- O anseio ao cumprimento das promessas. O monarca Ezequias recebeu de Deus a seguinte mensagem: põe em ordem a sua casa, porque morrerás e não viverás (Is 38.1). O por em ordem a casa indicava a ausência do cumprimento da promessa divina na vida do monarca. Não faltaria herdeiro no trono de Davi, porém o rei agora doente não tinha ainda um herdeiro.
Após clamar ao Senhor a resposta divina foi: ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas (Is 38.5). Após mais ou menos dois anos nasceu o filho de Ezequias.
 O não cumprimento da promessa faz com que os crentes derramem diante de Deus as lágrimas que expressam o desejo veemente pelo cumprimento da vontade do Senhor.
Quando as promessas se cumprem, as lágrimas se tornam notáveis.
3- A morte. As lágrimas são derramadas principalmente pela perca de alguém querido. Existem inúmeras pessoas no mundo que derramam lágrimas por outras tantas que partiram desta vida.
O termo morte tem como significado separação. Para quem morre, significa separação entre o corpo e o espírito. Já para quem fica significa separação íntima da pessoa querida, pois os contatos serão retirados e por um tempo não existirão mais.
Na origem da vida percebe-se que as lágrimas se manifestam. A manifestação das lágrimas no nascimento de uma criança expressa o reconhecimento do cristão para com a benevolência divina.
4- O fracasso. Jeremias é conhecido como o profeta das lágrimas. O fracasso de Israel como nação eleita por Deus fez com que Jeremias chorasse. As lágrimas de Jeremias ensina que o não ouvir a voz de Deus conduz uma nação ao fracasso, mesmo que tenha um profeta tampando o buraco do muro. Pois, o necessário é que toda a nação volte para Deus.
O sucesso proporciona a existência de lágrimas, sendo que estas se manifestam pela realização, pela conquista e não pelo fracasso.
Alegria eterna
As lágrimas enxugadas pelo Senhor indicam o fim da dor. Porque já as primeiras coisas são passadas, isto é, toda tristeza será substituída pela alegria eterna. A alegria eterna será identificada pelos seguintes indicadores: a glorificação do crente e a habitação do tabernáculo divino com os vencedores.
A glorificação do crente indica que o cristão será:
Ø  Salvo de um mundo de pecado.
Ø  Liberto da presença do pecado.
Ø  Habilitado a desfrutar da graça eternamente.
Ø  Estenderá se por toda a eternidade.
Ø  Por fim, ocorrerá quando o cristão chegar ao céu.
Em fim, o cristão é conhecido por três virtudes: o amor, a fé e a esperança. O amor proporciona a união entre os cristãos, já a fé permite aos cristãos confiarem em Deus e a esperança permite aos cristãos esperarem em Deus. Esperar na promessa de Deus em enxugar todas as lágrimas é saber que Deus não tarda, pois operando o Senhor quem impedirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário