Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 14 de julho de 2015

Quem ama a sua ESPOSA, ama-se a si mesmo


Quem ama a sua ESPOSA, ama-se a si mesmo
Texto: Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo (Ef 5.28)
Para ALLEN; RADMACHER;HOUSE, o apóstolo Paulo exorta aos maridos a amar a esposa como a seu próprio corpo, está de fato dizendo que eles devem amá-la do mesmo modo que amam a si mesmos. Nunca se esperou que o homem tivesse esse amor profundo pela esposa no mundo pagão de Roma e da Grécia (p. 513).
Conforme o comparativo entre as culturas percebe que é de suma importância que os cristãos sejam exemplos na prática do amor. Pois, tendo como base Efésios 5. 25, 28, 29, 31, e 33, o amor do marido para com a esposa é identificado pela entrega, pelo sustendo, pelo cuidado em não aborrecer a esposa e pelo abandono da zona de conforto.
Quem ama a esposa se entrega
Jesus Cristo demonstrou o seu amor para com a humanidade se entregando por ela, ao ponto de morrer em uma cruz, sofrendo toda humilhação para assim confirmar as profecias e expressar o seu amor.
Da mesma forma é de responsabilidade do marido o cuidado para com o bem-estar da esposa em todos os sentidos.
O cuidado espiritual da casa, assim como da esposa é responsabilidade do marido. Logo, para cumprir sua missão em zelar do bem-estar espiritual do lar, o esposo se entrega, doando tempo e dedicação.
O cuidado físico da casa, assim como da esposa é responsabilidade do marido. Assim sendo, o esposo se entrega ao diálogo para conhecer as necessidades específicas da família.
O cuidado social da casa, assim como da esposa é responsabilidade do marido. O ser humano vive em sociedade. A família se forma na sociedade por ser a família a célula mãe das corporações. Logo, para zelar do bem-estar social o líder do lar assume o compromisso de proteger e direcionar os passos da família.
Portanto, o amor do marido para com a esposa é demonstrado pela entrega em doar tempo, dedicação, diálogo, proteção e direcionamento.
Quem ama a esposa sustenta
O cuido material da família é responsabilidade do marido. O sustendo do lar, por mais que nos últimos anos houve amplo crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, pertence ao esposo.
Entretanto, o sustendo tem sentido amplo, isto é, não se limita à dimensão material.
Pois, quem ama consegue suprir as necessidades visionárias da esposa, sendo capaz de obter unidade em decisões.
Sustentar corresponde a suprir as necessidades.
Quem ama a esposa cuida em não aborrecê-la
Os vilões que provocam o aborrecimento da esposa são divididos em dois grupos: os inerentes ao marido e os inerentes á esposa.
O primeiro grupo, os inerentes ao marido, dentre tantos se percebe o estresse e o egoísmo. O estresse pela sobrecarga das atividades externas ao lar, o que impede maior aproximação para com a esposa, proporcionando aborrecimento pela ausência de tempo. Já o egoísmo está relacionado aos interesses próprios e não o interesse da esposa. O esposo que ama busca entender os interesses da esposa e na possibilidade disponível sabe torná-los reais.
Os inerentes a esposa se referem principalmente na não compreensão do marido para com as alterações fisiológicas do corpo feminino.
Quem ama a esposa abandona a zona de conforto
O lar dos pais é uma autêntica zona de conforto. Ambiente em que os filhos não assumem responsabilidades. Sabendo que há uma zona de conforto na casa paterna, assim disse Deus: Deixará o homem o seu pai e a sua mãe (Gn 2. 24).
Algumas famílias ditas como modernas suprem suas necessidades físicas na casa paterna, isto é, os pais bancam as contas e as decisões de seus filhos.
Portanto, o termo deixará indica mudança:
Pois, quem casa quer casa.
Pois, quem casa assume responsabilidades.
Pois, quem casa se dedica à felicidade do cônjuge.
Princípios essenciais para o sucesso da vida a dois
Para Kendrick, três são as etiquetas norteadoras em um casamento (p.23).
Primeira: guarda a regra de ouro, trate e cuide da esposa como gostaria que fosse tratado e cuidado.
Segunda: nada de padrões diferentes, a atenção doada à esposa, que seja superior a atenção doada aos colegas.
Terceira: atenda às solicitações.
O amor do marido para com a esposa é bondoso
A bondade é o amor em ação, enquanto a paciência é à maneira do amor. O amor do marido quando definido como bondoso se divide nas seguintes descrições: gentileza, prestabilidade, boa vontade e iniciativa.
Gentileza se caracteriza pela maneira em que o esposo trata a esposa. Permitindo que não haja rudez desnecessária.
Enquanto, a prestabilidade se caracteriza pelo suprimento das necessidades do momento. O amor quando prestativo agracia o esposo a servir a esposa sem se preocupar com os próprios direitos.
Boa vontade faz com que um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas à sua maneira (Kendrick, p.7)
Por fim, iniciativa se caracteriza em dá o primeiro passo.
Portanto, o amor do esposo para com a esposa é identificado pela entrega, pelo sustendo, pelo cuidado em não aborrecer a esposa e pelo abandono da zona de conforto, sendo que este amor é caracterizado pela bondade, virtude do primeiro passo. E quem ama a sua esposa ama-se a si mesmo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
KENDRICK, Stephen. KENDRICK, Alex. O Desafio de Amar. Rio de Janeiro: BV Films Editora Ltda, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário