Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 3 de julho de 2015

EBD – O Evangelho da Graça


EBD – O Evangelho da Graça
A presente lição possui como palavra chave: graça.
Como no mundo há grande número de enganadores, a igreja de Cristo deverá ser edificada no ensino puro e autêntico. Pois, o que torna o indivíduo livre do pecado é o conhecimento da verdade (Jo 8.32).
Porém, a missão de Satanás é roubar, matar e destruir (Jo 10.10). Quando uma igreja é firme no ensino e convicta da fé em Cristo o inimigo tentará de todas as formas para destruir a harmonia presente na igreja. E as artimanhas de Satanás se voltam para destruir o ensino fazendo que haja desvio da Palavra de Deus. Mas, graças a Deus que há no seio da igreja pessoas que foram chamadas para ensinarem a Palavra conforme ela é (Ef 4.11).
I – AS FALSAS DOUTRINAS CORROPEM O EVANGELHO DA GRAÇA
Em quanto ao tempo o evangelho tem sua origem no jardim do éden, quando Deus prometeu salvação por meio do descendente da mulher (Gn 3.15). Logo, o evangelho é a propagação das boas novas por parte do Criador. Se a propagação é da parte do Criador, indica que o evangelho é superior a qualquer doutrina e passa a ser indispensável para a efetuação da salvação do ser humano.
E quando o assunto do evangelho corresponde à pessoa que o deu origem, nota-se que o evangelho é divino, pois tem sua origem em Deus.
Apenas há um Evangelho. Evangelho genuíno é único e não há outro. Porém, o apóstolo Paulo ao escrever aos gálatas (1.6-9) por três vezes utiliza a seguinte frase “outro evangelho.” Frase que não confirma a existência de outro evangelho, porém, indica que não há outro evangelho genuíno e divino, pois só há apenas um que tem sua origem em Cristo Jesus. Por isso, o apóstolo Paulo convoca aos membros da igreja da Galácia a não aceitarem outro evangelho, mesmo que um anjo do céu o anuncie, pois em Deus não há confusão o que foi ensinado merece todo respeito e dedicação.

Sobre a importância da Lei duas coisas deverão ser observadas: a Lei revela a justiça de Deus e a Lei é responsável pelo ensino até a manifestação de Cristo.

A Lei revela a justiça de Deus. Logo que a lei revela a justiça divina também demonstra a injustiça por parte dos homens. “Estávamos sobre a custódia da lei” isto indica que a lei aprisionava os homens por serem os mesmos injustos.
A injustiça humana era notável até mesmo na vida de personagens que viviam em conformidade com Deus. Por exemplo: Noé após o dilúvio ao se embriagar (Gn 9.21), Abraão ao mentir (Gn 12.11-13; 20.2), Davi ao transgredir cinco dos dez mandamentos (2 Sm 11.4,14,24,27), Uzias ao agir como sacerdote (2 Cr 26.16), dentre outros casos.
Em suma, a lei indicava que os homens eram injustos em suas obras e incapazes de se salvarem, sendo que a justiça de Deus se manifesta na pessoa e na obra de Jesus Cristo.
A lei é responsável pelo ensino até a manifestação de Cristo. Anterior ao ministério do Senhor Jesus a lei definia a educação dos judeus o que Calvino vai considerar com a infância.
Calvino ainda dizia que a lei era a gramática da teologia que conduzia a criança até certo ponto, e a entregava à fé, que completava a graduação das pessoas. Para ele o apóstolo “Paulo associou os judeus a crianças por viverem conforme os ensinos da lei, e nós os da graça com a fase adulta”.
II – A GRAÇA SUPERABUNDOU COM A FÉ E O AMOR
Gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe fez um benefício, ou seja, o reconhecimento por alguém que lhe prestou um favor. No sentido mais abrangente a gratidão é um sentimento que alguém desenvolve por ter sido beneficiado por outro, ou até mesmo pela vida. Portanto, a gratidão poderá ser definida como o amor retribuído. A gratidão é possível quando o indivíduo reconhece que tudo pertence a Cristo. O apóstolo Paulo era grato a Deus pelo evangelho, pois o evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Apenas com a aceitação da mensagem do evangelho todas as melhorias para a raça humana serão possíveis.
O amor divino (ágape) é imutável, sacrificial e espontâneo. Por amou Jesus foi entregue para salvar a humanidade (Jo 3.16). Quando este amor é operante na vida do indivíduo o mesmo passa a amar até mesmo os inimigos (Mt 5.44). Este amor não corresponde a sentimentos e nem com ações que esperam recompensas, porém trata-se de um dom divino.
O amor possui duas dimensões: vertical, amor a Deus, e horizontal, amor ao próximo.
Os tipos de amor conforme a língua grega, são apresentados pelas seguintes palavras: ágape, amor divino; philis, amor entre amigos; eros, amor entre os cônjuges, porém há muitos que o define como amor carnal, ou seja, paixão e storge, amor conjugal em que o respeito e a harmonia são evidenciados.
Aos coríntios o apóstolo Paulo enfatiza três elementos fundamentais para o crescimento da igreja: poder, amor e ordem. Ao concluir sobre a importância do poder o apóstolo promete mostrar um caminho mais excelente (1 Co 12.31) que é o amor.
Logo se percebe que o amor é mais excelente que o poder, porque o amor não se limita a esfera terrestre, não se acaba, pois é movido com efeitos eternos. Já para a missão eclesiástica o poder se limita a esfera terrestre.
O Milagre é uma suspensão temporária das leis da natureza, pois a cura torna-se temporária, o que se percebe é que em um determinado dia os personagens que foram curados também faleceram, ou seja, adoeceram e morreram. Isto corresponde à ação temporária do milagre, por isso, o maior milagre na Bíblia é a salvação do ser humano. Milagre este concretizado pelo caminho mais excelente o amor.
III – UM CONVITE A COMBATER O BOM COMBATE
Para o apóstolo Paulo conduzir alguém à presença do Senhor era benéfico. Por isso, disse Paulo: contando que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At 20.24).
E para Timóteo, o apóstolo o incentiva a militar pelas profecias ou conforme as profecias a boa milícia. Percebe-se que não cabe ao cristão rejeitar a vocação divina. E nem dá ouvidos aos falsos ensinos.
Pois, o combate que combatemos como cristãos permite a certeza de que em Cristo somos mais do que vencedores. Que Deus vos abençoe. Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário