Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 28 de julho de 2015

Quem ama os FILHOS, ama-se a si mesmo


Quem ama os FILHOS, ama-se a si mesmo
Texto: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele (Pv 22.6).
Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança. 
Três são as benevolências de Deus que todo ser humano deseja: riqueza, honra e vida (Pv 22.4), porém, tais benevolências são outorgadas a pessoas humildes e tementes a Deus. O temor ao Senhor e a humildade são duas armas fundamentais para que as próximas gerações desenvolvam práticas em conformidade aos padrões da Escritura Sagrada.
Quem ama planta valores
Aquele que planta colherá. Os pais como agricultores estão à espera da concretização do cultivo plantado em seus filhos. Pais como agricultores têm como principais virtudes a esperança e a confiança.
Ninguém prepara pessoas para uma vida delinquente. Assim escreveu certo obreiro: “quando eu era capelão na penitenciária de Arkansas, nos Estados Unidos, dos 1.700 presos, só um se criara num lar onde havia culto doméstico. Mais tarde, soube que esse prisioneiro foi libertado porque provaram a sua inocência”. Tal cidadão foi criado segundo os valores cristãos.
Os valores são passados principalmente quando há interação entre: Deus, pais e filhos. O lazer é fundamental para que pais e filhos desfrutem do amor familiar. Portanto, são nestas horas que os filhos aprendem com os pais. Pois, estes momentos são fundamentais para a formação do caráter e da índole dos filhos.
Quem ama os filhos é exemplo de ministro
Os pais como exemplo dos filhos são de fato verdadeiros sacerdotes. Pois, não forçam os filhos a tomarem uma decisão, mas os ensinam a tomarem a decisão certa. Primeiramente os pais oram a Deus para que a vontade do Senhor seja concretizada na vida dos filhos. Com tal atitude os filhos compreendem que seus pais são limitados, porém passam a entender que os seus pais são dependentes de Deus. O exemplo passa a ser fundamental para que as próximas gerações reconheçam a importância da vida.
Em segundo, os pais se transformam em modelos certos para que seus filhos sejam bem sucedidos.
Como ministros de Deus na vida dos filhos os pais são verdadeiros símbolos de alguém que sabe confiar em Deus acima de todas as circunstâncias.
Quem ama os filhos reconhece a importância dos trabalhos da igreja
O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta. Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico, do ensino desenvolvido na Escola Bíblica Dominical e dos demais trabalhos da Igreja.
1- Benefícios do Culto Doméstico. Quatro são os benefícios visíveis:
Primeiro, tornar o ambiente familiar agradável, fazendo com que a comunhão entre os membros da família seja fortalecida.
Segundo, conduzir os filhos aterem uma fé firme e inabalável na pessoa de Jesus Cristo.
Terceiro, outorgar força e equilíbrio para enfrentar e vencer os obstáculos do dia a dia.
E em quarto, o culto doméstico outorga honra a Deus. E quando há honra a pessoa de Deus a expressão presente é que o indivíduo depende de Deus para tudo.
2- Benefícios da EBD. Para as crianças a EBD será fundamental na formação dos valores, assim como na descoberta de talentos. Os oradores sacros com ministérios eficientes e eficazes, os ministros do Evangelho com ministérios abrangentes, assim como os cantores gospel com longa carreira ministerial bem sucedida, foram e são alunos da EBD.
Logo, os filhos dos crentes para serem bem sucedido em suas áreas de atuação deverão somar em seus currículos a aprendizagem absorvida da maior escola do mundo.
Em suma, os pais não estão formando filhos, mas, estão preparando discípulos para que os mesmos venham a andar com seus próprios pés. Sendo que 70% da aprendizagem das crianças e dos adolescentes não se devem ao ensino desenvolvido na escola secular e nem pelo ministério eficaz da igreja, mas se deve ao relacionamento desenvolvido entre pais e filhos. E quem ama os filhos ama-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário