Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 21 de julho de 2015

Quem ama o ESPOSO, ama-se a si mesmo


Quem ama o ESPOSO, ama-se a si mesmo
Texto: Vós, mulheres, sujeita – vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo (Ef 5.22).
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante (Ec 4.9,10).
A submissão da esposa trata-se da humildade, passividade e dependência para com o esposo. Ser humilde no relacionamento não requer o silêncio quando o lar é ameaçado, mas trata-se de uma das virtudes da mulher sábia, pois a humildade fortalece o convívio e proporciona resultados positivos. A passividade da esposa é notada na maneira conforme, a mesma, se posiciona na administração do lar no que corresponde ao falar, ao ouvir e ao agir. Já a dependência feminina é uma questão física e não financeira, pois a mulher torna-se carne e osso do marido.
Quem ama o esposo se humilha
Com o passar do tempo os consortes ao saírem da lua de mel percebem que o egoísmo se instala na vida diária do casal. Na atuação do egoísmo virtudes como a humildade tornam-se inexistentes.
A humildade não torna uma ação necessariamente apenas da mulher no relacionamento. Mas, é de responsabilidade mútua. Porém, por ser a humildade uma das explicações da submissão da mulher, ficam notórios os benefícios desta quando praticada para com a família.
A humildade torna e mantem a mulher no nível do esposo, pois a mesma reconhece seus direitos e deveres, seus erros e culpas.
A humildade também nivela os cônjuges no que se refere à dignidade, o respeito, a simplicidade e a honestidade.
A mulher humildade sabe que os conflitos no casamento são inevitáveis, mas com esta virtude, a sábia saberá lidar com os transtornos no casamento, outorgando vitória à família.
Quem ama o esposo é passiva
A esposa passiva fala com gentileza e com tonalidade baixa, sendo conhecedora que a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15.1).
A passividade é percebida no ouvir. A boa comunicação não está definida nas muitas palavras ditas, mas nas palavras ouvidas. Portanto, a passividade aqui ensina que é necessário escutar primeiro para depois falar.
E a ação da esposa que ama o esposo é manifestada na honestidade. A desonestidade proporciona atritos que se culminam em discussões, nas brigas e nas feridas.
Quem ama o esposo é dependente
A dependência corresponde a ser uma única carne. Logo, a palavra chave para compreender a dependência no casamento e da mulher ao marido é a apalavra aliança.
Aliança é um pacto assumido entre duas ou mais pessoas. Neste caso entre duas pessoas. Torna-se um compromisso verbal assegurado a outra pessoa diante de testemunhas. Portanto, a aliança no casamento é firmada sobre a promessa do amor incondicional. Não tendo condição prescrita e nem pena definida.
O amor incondicional na aliança é para o benefício do outro e com responsabilidades ilimitadas. Para Kendrick a aliança é algo que você não pode fazer pelas suas próprias forças, mas pela presença do Espírito Santo, a mulher poderá exercitar o papel de protetora, não importando os desafios à fidelidade (p. 197).
Princípios essenciais para o sucesso da vida a dois
Para Kendrick, três são as etiquetas norteadoras em um casamento (p.23).
Primeira: guardar a regra de ouro, trate e cuide do esposo como gostaria que fosse tratada e cuidada.
Segunda: nada de padrões diferentes, a atenção doada ao esposo, que seja superior a atenção doada aos colegas.
Terceira: atenda às solicitações do esposo.
O amor da esposa completa o marido
A mulher quando alcança a maturidade torna-se conhecedora, amável e íntima para com o esposo.
Por ser conhecedora a mulher multiplica a alegria e divide as tristezas.
E ao ser amável, a mulher edifica com ternura a sua casa.
E a intimidade corresponde aqui com a comunhão existente entre os consortes, sendo proporcionada pela administração da mulher sábia.
Portanto, o amor da esposa para com o esposo é identificado pela humildade, pela passividade e pela dependência. Sendo que o amor da esposa completa o marido. E quem ama esposo ama-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário