Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Ramo ligado à Videira Verdadeira


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Ramo ligado à Videira Verdadeira
Texto: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.1- 7).
Em suas últimas horas com os discípulos o Senhor Jesus transmite um profundo ensino sobre liderança. As instruções do Líder dos líderes abrangem os seguintes pontos: servir, amar e permanecer.
O capítulo quinze faz menção da videira, árvore muito conhecida pelos discípulos e de muito valor para o povo israelita, tendo em vista que Israel é comparado por Asafe a uma videira (Sl 80.15).
Logo, o capítulo em estudo compara os discípulos a varas, que em outras versões serão identificados como ramos ligados à videira, sendo esta a Videira Verdadeira. Jesus é a videira e o Pai é o lavrador. Portanto, os ramos que dão frutos são limpos pela Palavra para produzirem mais frutos e que estes frutos permaneçam.
Definições de papéis
É bem notável a função do Pai, do Filho e dos discípulos, nos cinco primeiros versículos do capítulo em estudo. O Pai é apresentado como o lavrador. O Filho é videira verdadeira. E os discípulos são os ramos.
1- Jesus é a Videira Verdadeira. Jesus veio para os seus e os seus não receberam (Jo 1.11), isto é, Israel não deu frutos e por isso, foi desligado da videira. Por ser Jesus a videira todos os que estiverem ligados a Ele darão frutos (v.2), serão limpos pela Palavra (v.3), terão seus pedidos de oração atendidos (v.7), e dentre outros serão chamados de discípulos de Jesus (v.8).
2- O Pai é o lavrador. O lavrador é aquele que cuida do plantio. Deus no uso de suas atribuições como lavrador, limpa a videira para que esta dê mais frutos.
O limpar da videira se dá em duas etapas:
Na primeira etapa há eliminação dos ramos que não dão frutos (v.2), que serão lançados fora, e por consequência secarão e irão para o fogo (v.6).
Já a segunda etapa corresponde com os ramos que dão frutos que serão limpos para produzirem mais frutos (v.2).
3- Os discípulos são os ramos. No singular as palavras do Senhor Jesus são ditas para onze dos doze apóstolos. Porém, a abrangência desta palavra ecoa e se anexa à igreja.
Ser comparado a ramos há identificação de que a igreja é dependente de Deus, desde o produzir frutos até ter respostas às orações.
Os ramos que estão em Cristo
1- Serão limpos. Quem desenvolve a limpeza é o lavrador. Logo, o Pai por ser zelo limpa os ramos da videira utilizando a Palavra, isto é, purificando e santificando a igreja pela Palavra.
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Sl 119.9).
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl 119.11).
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17).
A limpeza se dá com o objetivo que os ramos deem mais frutos e que estes frutos permaneçam (v.2,16).
2- Pedirão tudo o que quiserdes. Em Mt 7.7 a bondade de Deus é revelada no dar, revelar e abrir. Pois, o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, ao que bate se abre (Mt 7.8). A oração é o diálogo existente entre o cristão e Deus, entretanto a oração é a forma do cristão pedir. Porém, a oração deverá ser feita no nome de Jesus (Jo 14.13,14).
E aos discípulos o Senhor Jesus ensina que eles pedirão o que quiserdes e será feito, porém, há duas condições: primeira, os discípulos deverão estar em Cristo, e a segunda condição corresponde em que as Palavras de Cristo estejam presentes no íntimo dos discípulos.
3- Produzirão frutos permanentes. O chamado de Deus na vida do cristão tem como propósito a frutificação. Porém, que o fruto permaneça, isto é, que as obras desenvolvidas pelos membros da igreja continuem a frutificar. Portanto, que os frutos permaneçam indica que houve obediência ao chamado divino e que há uma permanência de boa frutificação, e isto se dará nos lares, isto é, na educação dos pais para com os filhos.
Palavra Final
Portanto, ser ramo ligado à videira outorga aos cristãos o dever de permanecer em Cristo. O permanecer em Cristo indica ter comunhão com Ele, já permanecer na Palavra envolve obediência a Deus. Portanto, Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: ramo ligado à Videira Verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário