Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Subsídio para a aula da EBD – O Arrebatamento da Igreja


Subsídio para a aula da EBD – O Arrebatamento da Igreja
A verdade prática associa o arrebatamento com a salvação, logo o arrebatamento está diretamente associado com a santificação, pois a santificação se divide em três partes: a santificação pretérita, a santificação presente ou progressiva, e a santificação futura ou definitiva.
A santificação definitiva corresponde com a glorificação do cristão quando este tiver o corpo corruptível transformado em um corpo incorruptível.
O arrebatamento corresponde com a primeira fase da vinda do Senhor Jesus. Pois, a segunda vinda se divide em duas fases:
A primeira fase: será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17). Não será visível a todos.
A segunda fase: juntamente com os santos Jesus virá a terra para reinar por mil anos. Esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).
O termo arrebatamento do grego, harpazó, que transmite a ideia de rapto, ou remoção repentina. Logo, o arrebatamento será a remoção repentina da Igreja pelo poder do Senhor Jesus.
I – TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16).
Alarido significa grande barulho
No texto, corresponde ao fato da ressurreição dentre os mortos que ocorrerá no momento do arrebatamento.
Voz de arcanjo
Indica que israelitas convertidos ao Senhor Jesus serão também arrebatados para estarem com Cristo Jesus.
Trombeta de Deus
Corresponde com a participação daqueles que estiverem vivos no momento do arrebatamento da igreja.
O arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos:
A ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23),
A transformação dos vivos (1 Co 15.51,52),
O arrebatamento dos fiéis,
E a apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).
Portanto, todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento serão arrebatados.
II – O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Ressurreição significa “volta miraculosa à vida”. E no contexto Sagrado há três tipos de ressurreição: ressurreição de mortos, ressurreição dentre os mortos e ressurreição dos mortos.
Ressurreição de mortos
É o tipo de ressurreição que abrange todos aqueles que por milagre divino tiveram suas vidas restabelecidas.
Os exemplos são: o filho da viúva de Sarepta (1 Rs 17.21-22), o filho da Sunamita (2 Rs 4.34,35), o homem que tocou os ossos de Eliseu (2 Rs 13.43,44), o filho da viúva de Naim (Lc 7.11-17), a filha de Jairo ( Mc 5. 40-42), Lázaro (Jo 11.43,44), Tabita (At 9.40,41) e o jovem Êutico (At 20.9-12).
Ressurreição dentre os mortos
Neste segundo tipo de ressurreição pela ordem ocorreram e ocorrerá: a ressurreição do Senhor Jesus (1Co 15.23), a ressurreição dos que ressuscitarão no momento do arrebatamento da igreja (1Co 15.23,24), a ressurreição das duas testemunhas (Ap 11.11,12) e a ressurreição dos mártires da grande tribulação (Ap 20.4).
Ressurreição dos mortos
É o tipo de ressurreição que abrange todos aqueles que morreram em seus delitos e pecados, ou seja, é a ressurreição geral (Jo 5.29).
III – ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE
O terceiro tópico é bem didático em dividir o tema arrebatamento quanto ao tempo, o antes e o depois.
Antes do arrebatamento é necessário vigilância, isto é, estar alerta para não ser enganado por falsos ensinamentos e nem por falsos mestres.
Já depois do arrebatamento para os que participarão do mesmo será alegria, isto é, a felicidade será para sempre.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (1 Ts 4.18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário