Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Subsídio para as aulas da EBD – Sinais que Antecedem a volta de Cristo


Subsídio para as aulas da EBD – Sinais que Antecedem a volta de Cristo
A verdade prática enfatiza a necessidade de a igreja vigiar para não ser apanhada de surpresa na Vinda do Senhor Jesus.
A presente lição transmite três divisões no que corresponde os sinais referentes à vinda do Senhor Jesus.
O primeiro tópico corresponde com os sinais na vida da igreja. Já o segundo corresponde com os sinais nos céus. E o terceiro tópico corresponde com os sinais na terra.
SINAIS NA VIDA DA IGREJA
Poderá ser também chamado de sinais religiosos, ou de âmbito religioso, pois correspondem com o surgimento de falsos cristos e falsos profetas, com a apostasia, com a doutrina de demônios e com a perseguição à igreja.
 O próprio Senhor alerta os discípulos dizendo que muitos virão em meu nome (Mt 24.4,5).
Deste a ascensão de Jesus muitos falsos cristos tem se manifestado no mundo dizendo ser o Messias, porém, os mesmos eram descrições exatas da veracidade da Escritura Sagrada, no corresponde o surgimento de falsos cristos. A igreja deverá estar alerta para não ser pega despreparada do conhecimento, pois muitos serão enganados por terem o conhecimento das profecias Bíblicas.
A apostasia é um adultério espiritual, ou seja, é uma traição a Deus. Assim escreve Lima:
Apostasia (gr. apostasia) significa desvio, afastamento, abandono. Tem o sentido também de revolta, rebelião, no sentido religioso. Numa definição clara, apostasia que dizer abandono da fé... Apostasia, no original do Novo Testamento, vem do verbo aphistemi, com o sentido de rejeitar uma posição anterior, aderindo a posição diferente e contraditória á primeira fé, repelindo-a em favor de nova crença (p.23).
A apostasia é o abandono premeditado da fé. E conforme os ensinos bíblicos é adultério espiritual. No contexto ministerial há líderes que se apostataram da fé, abraçando posições que outrora eram rejeitas pelo mesmo. Porém, o maior problema causado por tal atitude se refere ao desvio de uma comunidade. Líderes que mudam suas concepções erroneamente levam consigo inúmeras pessoas. E por passar o tempo percebe-se o fracasso espiritual destas famílias.
As doutrinas de demônios apresentam em seus ensinos por meio dos falsos mestres a negação da veracidade bíblica, assim como a negação da divindade de Cristo. Portanto, o líder cristão em exercício de suas funções pastorais deve aconselhar e ensinar os crentes a serem disciplinados e a aprenderem as verdades da Palavra do Senhor. 
Sobre a veracidade bíblica é necessário saber que os fatos narrados pelos escritores da Sagrada Escritura são verídicos “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).
A veracidade da Bíblia é também definida pela integridade geográfica, pois as descobertas arqueológicas provam com exatidão o local em que as circunstâncias descritas na Bíblia aconteceram. É também definida pela integridade etnológica, isto é, as afirmações bíblicas sobre as raças são corroboradas pelas descobertas acerca dos povos antigos narrados nas Escrituras. Há também a integridade cronológica que relaciona período do fato e não há controvérsia em datas quando se trata das narrativas da Bíblia com as descobertas. E por fim, a integridade histórica, na Bíblia nomes de reis e personagens importantes são citados o que corresponde com as narrativas de anais históricos das antigas civilizações.
SINAIS NOS CÉUS DA VINDA DE CRISTO
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas (Lc 21.25). A lua desviou da órbita em cerca de vinte quilômetros, logo, a mudança na órbita define sinais presentes nesta obra criada.
Para Dr. Crommeli, “algumas influências desconhecidas estão agindo sobre a lua, e não temos a menor ideia do que sejam” (apud BANCROFT, p.330).
Sobre as estrelas assim descreve Bancroft:
Em 1918, uma nova estrela de primeira grandeza foi descoberta por diversos olhos ao mesmo tempo, e imediatamente foi verificada pelo observatório de Greenwich.
Outras descobertas importantes no céu têm seguido em ordem e com suficiente frequência para trazer o mundo ciente dos sinais nas estrelas, que aumentarão, apontando a vinda de Cristo e o fim da dispensação (p.330).
GUERRAS, CONFLITOS E TERREMOTOS
Os sinais na terra estão divididos em: naturais, políticos, tecnológicos e espirituais.
Os sinais naturais se cumprem na natureza física e na humana. Na física haverá terremotos (Mt 24.7) e na humana haverá pestilência (Mt 24.7).
Os sinais na política serão notáveis nos acordos entre as nações (Dn 2.7) e nas guerras existenciais entre os povos (Mt 24.7).
Já os tecnológicos (Dn 12.4; Na 2.4) se define com o aumento dos transportes, tanto nacionais como internacionais, nada é senão verdadeiramente fenomenal, quer visto em relação aos indivíduos que participam dos mesmos, quer aos meios e métodos empregados (BANCROFT, p.331).
Por fim, os espirituais se tornarão notórios com o aumento da iniquidade (Mt 24.12), logo haverá uma apostasias (1 Tm 4.1).
Referência
BANCROFT, Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas, esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário