Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 31 de janeiro de 2016

Subsídio para a aula da EBD – O Tribunal de Cristo e os Galardões


 O Tribunal de Cristo e os Galardões
Dentre tantos tipos de juízos tratados na Bíblia, cinco são de suma importância para análise nesta temática:
 

Primeiro: o julgamento dos pecados dos crentes na cruz de Cristo (Jo 13.31). “Ele (o crente) foi aí justificado porque Cristo, havendo levado os seus pecados sobre a cruz, foi feito por Deus justiça (1 Co 1.30)” (SILVA, p. 259).
Segundo: o julgamento das obras dos crentes diante do Tribunal de Cristo (Rm 14.10).
“A razão é que todos os cristãos são responsáveis diante do seu Senhor, Jesus Cristo, diante de quem comparecerão um dia. Diante do tribunal de Cristo, a vida de todo cristão será avaliada para determinar a cada um a sua recompensa” (RADMACHER; ALLEN;HOUSE, p. 399).
Terceiro: o julgamento das nações vivas, na parousia de Cristo (Mt 25.32). O termo nações no texto de Mateus corresponde com os gentios que não estarão incluídos na lista dos arrebatados, isto por causa de seus delitos e pecados. Logo, estes ficarão, isto é, haverá a separação dos bodes das ovelhas.
Quarto: o julgamento de Israel, na volta de Cristo (Ez 20.33, Mt 19.28). No Reino futuro do Senhor Jesus Cristo os doze apóstolos se assentarão sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel (RADMACHER; ALLEN;HOUSE, p. 59).
Quinto: o julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15). O juízo final será diferente de todos os juízos que já fora realizados e que ainda serão realizados.
O Tribunal de Cristo corresponde ao julgamento das obras e dos atos dos crentes. O Tribunal de Cristo não corresponde com a condenação, mas sim com o outorgar de Jesus aos cristãos, de recompensa ou não. Recompensa por tudo que os cristãos fizeram em vida. O estar presente no Tribunal de Cristo indica que o crente alcançou a salvação.
I – O TRIBUNAL DE CRISTO E OS CRENTES
No Juízo Final serão analisados os pecados e as obras dos indivíduos para condenação ou justificação. Já no Tribunal de Cristo os salvos de todos os tempos serão julgados por suas obras para receberem o galardão e não para serem condenados, pois o Tribunal de Cristo não tem a finalidade para condenar, mas para galardoar.
Logo, o Tribunal de Cristo ocorrerá no céu, enquanto que os ímpios estarão passando pela Grande Tribulação na terra. Já o Juízo do Grande Trono Branco ocorrerá após o milênio e no momento deste evento passará o céu e terra.
Para o cristão é necessário que este esteja em Jesus Cristo, pois esta é a condição para ser salvo e para permanecer salvo. O escritor aos Hebreus assim afirmou: segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). A santificação é o elo da salvação que não poderá ser ausente da vida do crente, pois o santificar é o separar de tudo aquilo que desagrada a Deus para ser por Deus usado.
Passar por sofrimento não indica que o indivíduo será salvo. Mas, o sofrimento enfrentado pelos cristãos indica que estes receberão galardão por tudo que passaram e ainda passarão pelo amor a Cristo e ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. E o consolo para os que sofreram perseguições, naquele dia receberá o galardão das mãos do próprio Senhor Jesus (2 Tm 4.8; Jo 5.22).
II – AS OBRAS DO CRENTE E O JULGAMENTO DE CRISTO
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha... Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (1 Co 3.12, 14,15).
As obras a serem julgadas serão divididas em dois grupos: obras que não perecerão e as obras que perecerão.
Obras que não perecerão. Corresponde com as obras de ouro, prata e pedras preciosas.
Obras comparadas ao ouro correspondem com as obras realizadas pelos crentes para a glória de Deus. Indica também que estas obras foram realizadas em parceria com Deus, ou seja, em comunhão com Deus.
Para Lima: “Se tratamos os irmão e os outros com o amor de Deus, isso é comparado a ouro” (p. 69).
Já as obras de prata correspondem com as obras desenvolvidas com a intenção básica a redenção das pessoas, ou seja, correspondem com atitudes voltadas para a pregação do Evangelho aos pecadores.
Sobre as obras de prata acrescenta Lima:
“O crente que ganha almas, que prega a Palavra, que dá bom testemunho da sua fé em Jesus, está realizando obras de prata. Os obreiros do Senhor que cuidam bem do rebanho realizam obras de prata. Visitar os enfermos, os carentes, evangelizar, podem ser obras de prata” (p. 69).
Por fim, as obras comparadas a pedras preciosas correspondem com as obras desenvolvidas pelo poder do Espírito Santo na vida do cristão. Diretamente se associa com as obras desenvolvidas com o auxilio do Espírito Santo em outorgar ao crente os dons espirituais.
Para Lima: “São obras na unção do Espírito Santo. Evangelizar, pregar, cantar na unção, podem ser pedras preciosas.” (p. 69).
Obras que perecerão. Correspondem com as obras de madeira, feno e palha.
As obras comparadas a madeira são comparadas às obras desenvolvidas pelas pessoas sem a intenção plena de fazerem para a glória de Deus.
Já as de feno correspondem com as atividades desenvolvidas com o interesse próprio, isto é, com o intuito da fama.
E por fim, as de palha indicam atividades desenvolvidas por pessoas inconstantes, isto é, obras sem firmeza da pessoa que a desenvolve.
O texto (1 Co 3.15) fala sobre o elemento fogo. O fogo aqui não corresponde com condenação, mas com avaliação das obras desenvolvidas pelos cristãos.
O fogo prova a qualidade do ouro, mas consome a madeira, o feno e o restolho. Algumas boas obras, na verdade, consistem em uma busca por reconhecimento. O verdadeiro valor desse serviço ficará óbvio para todos no dia do Juízo de Deus (RADMACHER; ALLEN;HOUSE, p.416).
III – A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CRENTE E OS GALARDÕES
Todos os que serão arrebatados prestarão contas perante Deus, por tudo que fizerem e como fizeram. Deus tem outorgado aos cristãos talentos para que estes venham desenvolver atividades para a salvação de todos os que ainda não conhecem o Salvador. Sendo que todas as atividades realizadas pelos cristãos até mesmo aquelas que são consideradas mínimas no contexto eclesiástico, haverá galardão.
Referência:
LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário