Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sendo grato a Deus por todos os benefícios outorgados para com a família


Sendo grato a Deus por todos os benefícios outorgados para com a família
Texto: Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? (Sl 116.12).
O evangelista Mateus registrou as seguintes palavras: e, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras (Mt 26.30). Muitos pregadores do Evangelho conjectura o hino cantado por Jesus no término da páscoa a hinos atuais que são bem conhecidos pelos cristãos. Porém, os relatos históricos descrevem que na liturgia judaica nos últimos minutos da celebração da páscoa era entoado um dos seguintes salmos: 115, 116, 117 ou 118.
Portanto, a primeira coisa a entender a respeito do Salmo 116 é que este salmo era entoado no final da celebração da páscoa. Logo, a páscoa corresponde com libertação. Para os judeus a páscoa identificava a libertação do povo da escravidão do Egito. Já para os cristãos a páscoa significa a libertação do pecado e dos efeitos do pecado.
Em dias tão difíceis, em meio a tantas lutas e grandes dissabores, cabe aos cristãos, celebrarem ao Senhor por todos os benefícios outorgados para com a família.
Benefícios que são nítidos pela ação soberana de Deus em atender as orações, outorgando livramento da morte, livramento do sofrimento e livrando o crente da queda.
Quando não há benefício divino para com a família
A ausência de benefícios de Deus para com a família se concretiza pela falta de elementos que descrevem atitudes como, por exemplo: comunhão, diálogo, humildade e amor.
Logo, quando não há comunhão entre os membros da família não haverá benefícios de Deus para com os seus membros. Porém, a comunhão é analisada em mão dupla, a comunhão entre o cristão e Deus, e a comunhão entre o cristão e os membros da família.
Para Champlin:
O homem é um ser comunitário. Somente alguns poucos indivíduos apreciam a solidão, preferindo viver sem a ajuda, o consolo e a amizade de outras pessoas. Até mesmo os indivíduos mais introvertidos precisam de algumas pessoas. Por esta razão temos a unidade básica, à família (p. 821).
Percebe-se que a comunhão se solidifica através da ajuda, do consolo e da amizade para com os outros, tendo como base inicial para a aprendizagem à família. Portanto, não tendo comunhão entre os membros da família não haverá benefícios de Deus para com o lar.
Em segundo, a ausência de diálogo. Famílias que não dialogam tenderam à destruição. Sendo que o diálogo é o meio expressivo da comunhão.
Por terceiro, a ausência de humildade desligará a família da possibilidade de receber os benefícios do Senhor. Por isso, Pedro escreveu:
Humilhai-vos, pois debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (1 Pd 5.6).
A humildade do crente debaixo da potente mão de Deus é ampliada, isto é, quando o esposo em ações demonstra o silêncio do desejo próprio para o bem da família e assim por diante.
E por fim, a ausência de amor nos lares não permite a concretização dos benefícios, pois na atuação do amor bênçãos são concretizadas.
Logo, na ausência da comunhão entre os membros da família, o diálogo, a humildade e o amor não estarão presentes e a família estará propensa à aniquilação.
Os benefícios presentes no Salmo 116
Os benefícios nítidos no Salmo são: orações respondidas, livramento da morte, livramento do sofrimento e livramento da queda.
1- Oração atendida. Amo ao Senhor porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica (Sl 116.1). Oração respondida indica benefício de Deus para com os teus filhos. Até a oportunidade de orar a Deus é um benefício estendido para com as famílias. Pois, os membros de uma casa poderão se reunir e orar a Deus sem ter que pedir alguém para interceder por eles. Orar a Deus é um benefício divino para com a família. E ter a oração respondida é o dobrar dos benefícios.
A oração ensina ao cristão que para Deus nada é impossível (Lc 1.37). Pois, através da oração:
Deus abre a madre da estéril, assim foi com Ana.
Que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao Senhor! (Sl 113.9).
Deus suprirá todas às necessidades.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19).
Portanto, o primeiro benefício para com a família segundo o salmo em apreço é poder testemunhar as respostas de Deus para com as orações feitas em momento de bonança e também em momento de dor.
2- Livramento da morte. Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza... Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte. (Sl 116.3,8). Morte significa separação. Na sociedade a morte poderá ser definida por óticas, pois em determinadas situações a morte poderá transmitir benefícios como também não transmitir tais benefícios.
O cristão tem que saber que a morte está sobre o domínio de Deus. Logo, a morte não poderá agir sem a autorização divina.
Deus tem livrado pessoas da morte. Sendo que o livramento da morte de alguns permite que outros tantos gozem de uma tamanha felicidade.
No mundo segundo dados da ONU em média 102 pessoas morrem por minutos. Isto indica que 3,4 pessoas morrem a cada 2 segundos, e 146.880 pessoas morrem a cada dia. Logo, se você está lendo este texto indica que você recebeu o livramento da morte no dia de hoje, portanto este é um benefício de Deus para a sua vida.
Outro dado impressionante que proporciona ao cristão a certeza da proteção divina está associado ao fato de que no Brasil a cada dia morrem 115 pessoas em acidente de trânsito e 175 por assassinato. Por fim, um último dado até às 11h e 20 minutos de 26 de janeiro, só neste ano (2016) 15.765 pessoas morreram de fome no mundo.
Portanto, o segundo benefício de Deus para com a família é o livramento da morte.
3- Livramento do sofrimento. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (Sl 34.19). Após a consumação do pecado o ser humano sofre em todas as fases da vida. Portanto, Deus permite em determinadas situações aflições para livrar o cristão de dissabores maiores.
Por isso, o salmista continua (v.8):
Porque tu, Senhor, livraste... os meus olhos das lágrimas.
Lágrimas no presente texto descreve sofrimento.
Há inúmeros relatos na Bíblia que demonstra sofrimento como, por exemplo:
Quando Samaria foi sitiada pela Síria (2 Rs 6. 24-33), em que uma mulher se saciou da carne do próprio filho, ficando irada com uma amiga que lhe tinha prometido o filho para o dia seguinte como alimento.
Já no Novo Testamento não dá para medir o sofrimento das mães que viram seus filhos sendo mortos a mando de Herodes (Mt 2.16-18). Segundo Richards 15 a 18 crianças foram mortas (p.12).
Portanto, Deus outorga livramento do sofrimento, pois este é terceiro benefício de Deus para com a família.
4- Livramento da queda. Um dos maiores sofrimento da família moderna tem sido a queda espiritual de muitos. Quando alguém de um lar que até então era consolidado pela comunhão com Cristo e com a Igreja se afasta, percebe-se o caos no relacionamento e pouco a pouco a desestruturação do seio familiar.
O estar firme na presença do Senhor é um benefício divino. É evidente que Deus não forçará ninguém a permanecer fiel, mas conforme a sua Palavra, Deus santifica os teus.
Portanto, o estar firme na presença do Senhor é um benefício divino para com as famílias.
Em suma, os benefícios do Senhor são inúmeros, e no Salmo 116, o salmista em forma de cântico de ações de graças, engrandece ao Senhor por outorgar livramento de um perigo mortal. A cada dia a família torna-se vítima de um perigo, que pode ser ou não mortal. O certo é saber que o Senhor peleja pela unidade da família. Portanto, que a cada dia a família cristã receba os benefícios do Senhor e em forma de celebração que esta demonstre a devida gratidão a Deus.
REFERÊNCIA
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2014.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quantas-pessoas-morrem-e-nascem-no-mundo.html. Acesso 26 de janeiro de 2016 às 11h e 04 minutos.
http://www.worldometers.info/pt/ Acesso 26 de janeiro de 2016 às 11h e 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário