Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Subsídio para as aulas da EBD – Esperando a Volta de Jesus


Subsídio para as aulas da EBD – Esperando a Volta de Jesus
A verdade prática define a existência de dois tipos de crentes, no que corresponde à volta de Cristo, isto é, os que serão arrebatados e os que ficarão.
O crente não poderá esquecer que:
O arrebatamento é uma promessa de Jesus Cristo (Jo 14.3).
A primeira fase da segunda vinda de Jesus será de surpresa (Mt 24.43,44).
O esfriamento do amor é um dos sinais da segunda vinda de Jesus (Mt 24.12).
A segunda vinda do Senhor se dará em duas fases, são elas:
1- A primeira fase. Será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17). Não será visível a todos.
2- A segunda fase. Juntamente com os santos Jesus virá a terra para reinar por mil anos. Esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).
I – AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR
É necessário que os cristãos que aguardam a vinda do Senhor Jesus tenham uma vida ilibada, isto é, uma vida santa em toda a maneira de viver.
Por isso, Jesus disse:
Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.  Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam (Mt 24.37-44).
Surge uma pergunta que incomoda: quem subirá e quem ficará?
Subirão os que manterão a fé, a vigilância, a santidade e o amor. Já os que ficarão serão aqueles que não conseguirão manter firmes na presença do Senhor, logo perderam ou perderão a fé, não vigiaram, não foram santos e perderam o amor.
Uma palavra sobre a Importância da Santificação:
Se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3). Os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8). Ambas as passagens bíblicas indicam que o homem após o pecado tornou-se incapaz. Logo, com a incapacidade humana, de si chegar à presença de Deus, o próprio Deus traçou o caminho para que a humanidade se aproxime dEle.
A regeneração só é possível na pessoal do Senhor Jesus Cristo (At 4.12). Enquanto, a conversão é à saída do indivíduo do mundo, a santificação é à saída do mundo de dentro do cristão. A regeneração é a abrangência da conversão com a santificação.
Em Cristo a imagem de Deus no homem é restaurada, pois quando o indivíduo volta para Deus é por Deus santificado, porque Ele é a fonte de todo o bem.
II – ATITUDES ERRÔNEAS DIANTE DA VINDA DE JESUS
Há uma grande porção de profecias a respeito da Segunda Vinda do Senhor Jesus, estando estas distribuídas nos dois Testamentos.
Profecias proferidas pelos profetas do Antigo Testamento. A primeira a ser observada é a do salmista Davi, quando o mesmo difere as duas vindas do Messias. Na primeira vinda, assim registrou o monarca Davi: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra (Sl 24.7,8). O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra define a obra redentora do Messias. Já ao relatar da segunda vinda Davi assim escreveu: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória (Sl 24.9,10). O Senhor dos Exércitos, isto é, Ele não estará sozinho, estará com o seu exército, isto é, o arrebatamento da igreja.
Os profetas Zacarias e Ezequiel também registraram a respeito do Advento do Senhor Jesus.
Depois o Senhor sairá para a guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de batalha. Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removido para o norte, e a outra metade para o sul (Zc 14.3,4). Esta profecia corresponde com a segunda fase da segunda vinda do Senhor Jesus.
Uma desgraça! Uma desgraça! Eu farei dela uma desgraça! Não será restaurada, enquanto não vier aquele a quem ela pertence por direito; a ele eu a darei (Ez 21.27). Também a respeito da segunda fase da segunda vinda do Senhor Jesus.
Profecias a respeito da segunda vinda do Messias presente no Novo Testamento. Os evangelistas Marcos e Lucas escreveram a respeito daquele dia da seguinte maneira: Então verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e grande glória (Mc 13.26; Lc 21.27).
Da mesma forma o evangelista João, Tiago, Pedro e Paulo também escreveram a respeito do advento do Senhor Jesus.
Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro (1 Jo 3.1-3).
Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera (Tg 5.7).
Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado (1 Pe 5.13).
Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com essas palavras (1 Ts 4.13-18).
Portanto, o ignorar a vinda de Jesus é agir contra as profecias Bíblicas. E escarnecer das profecias corresponde a não ter o conhecimento necessário das profecias e há aqui a identificação da perca da fé e da esperança.
III – ATITUDE DO SEVO FIEL ANTE A VOLTA DO SENHOR
Há o servo fiel e o servo infiel. O fiel sabe esperar a vinda do Senhor Jesus e isto torna notável no ter uma vida irrepreensível, no não dar lugar a carne e por fim, no produzir frutos.
O chamado de Deus na vida do cristão tem como propósito a frutificação. Porém, que o fruto permaneça (Jo 15.16), isto é, que as obras desenvolvidas pelos membros da igreja continuem a frutificar. Portanto, que os frutos permaneçam indica que houve obediência ao chamado divino e que há uma permanência de boa frutificação, e isto se dará nos lares, isto é, na educação dos pais para com os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário