Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 24 de abril de 2016

Subsídio para as aulas da EBD – A Maravilhosa Graça


 A Maravilhosa Graça
A presente lição tem como palavras-chave: graça e morte. O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. Logo, o pecado condena, e como resultado da condenação a morte. Já o dom gratuito de Deus se manifesta através de Jesus Cristo, isto é, através da manifestação da maravilhosa graça de Deus.
O termo graça do latim, gratus, agradável, ou amável. Já no grego o termo é charis, que indica favor imerecido.
Já a palavra morte tem como significado separação. Sendo a morte física a separação entre o corpo e a alma.
I – OS INIMIGOS DA GRAÇA
No capítulo em estuo o apóstolo cita dois inimigos da graça: o antinomismo e o legalismo.
O antinomismo corresponde a aqueles que tinham como filosofia viver sem regras ou sem princípios morais.
Sobre o antinomismo escreve Champlin:
De modo mais geral, é aplicado aos fanáticos que se recusam a reconhecer qualquer tipo de lei, exceto suas próprias noções subjetivas sobre o que é certo. Supõem tolamente que essas noções subjetivas suplantam toda e qualquer lei, como se fossem inspiradas pelo Espírito Santo. Além disso, o termo pode ser usado em sentido bem geral para aludir á ideia que não há leis obrigatórias, e que os princípios da ética dependem do autointeresse subjetivo (2014, p.191).
Já os legalistas eram aqueles que associavam a necessidade da prática da lei para que houvesse salvação aos cristãos. Por isso, Paulo não ratifica nenhum destes meios ideológicos, pois ambos anulam a eficácia da graça. Logo, a graça não serve de desculpa para o pecado e nem omite parâmetros espirituais.
II – A VITÓRIA DA GRAÇA
O pecado tem poder, logo, o pecado tem domínio, mas a graça destrói o domínio do pecado e, outorga vida eterna, destruindo o reinado da morte.
Uma palavra sobre vida eterna:
1- É um dom divino. A vida eterna é um presente de Deus para todos aqueles que receberem a Jesus como único e suficiente Salvador. Promessa que se cumprirá para todos aqueles que perseverarem até o fim.
Sendo um dom, indica que ninguém será salvo por seus próprios méritos. A salvação não é por méritos e nem por obras próprias do ser humano, mas sim pela obra de Jesus Cristo no Calvário. Se por Adão o pecado entrou no mundo e deixou como herança a morte. Por Jesus vem à reafirmação divina da vida eterna para todos aqueles que crerem.
2- Será marcada pela ausência do pecado. Se o mundo atual que está afetado pelo pecado possui maravilhas, o que será dito quando o cristão passar a ter o seu corpo glorificado e a viver na nova cidade em que nela não haverá maldição (Ap 22.3), pois, não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas (Ap 21.4).
E Deus limpará de seus olhos toda lágrima (Ap 21.4). As lágrimas enxugadas pelo Senhor indicam o fim da dor. Porque já as primeiras coisas são passadas, isto é, toda tristeza será substituída pela alegria eterna. A alegria eterna será identificada pelos seguintes indicadores: a glorificação do crente e a habitação do tabernáculo divino com os vencedores.
III – OS FRUTOS DA GRAÇA
Os frutos da graça no presente tópico são dois: a graça liberta e a graça santifica.
A graça liberta o indivíduo do pecado.
A graça liberta o indivíduo do poder do pecado.
A graça liberta o indivíduo da punição do pecado.
A graça liberta o indivíduo da presença do pecado.
A salvação, portanto, é um processo místico, produzido pelo Espírito que vem habitar nos homens e ter comunhão com eles. Esse é um produto da graça, já que a lei jamais poderia proporcionar tal coisa...
Na graça o indivíduo pode e deve ser santificado, pois, de outra maneira, nunca poderá ver a Deus (CHAMPLIN, p. 954).
Porém, Deus não abandonou a humanidade. Jesus veio ao mundo, teve um ministério terreno abrangendo trinta e três anos, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, confirmando suas palavras, sua vida e sua morte. Pois, pela morte de um, todos têm a oportunidade se justificarem diante de Deus, porque o dom gratuito de Deus é a vida eterna.
Referência:
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2014.
______________. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário