Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Carta aos Hebreus – Renovando as forças

Renovando as forças
12- Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados,
13- e fazei veredas diretas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. (Hb 12.12,13).
A vida do cristão será marcada por momentos magníficos e por momentos tristes, da mesma forma a atividade ministerial do obreiro. Conforme os versículos acima citados percebe-se a importância dos crentes a se dedicarem a renovação das forças, pois a motivação é própria de cada indivíduo, tornais a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados. Portanto, se a motivação é ímpar a cada indivíduo, logo, cada um tem a responsabilidade no que corresponde à dedicação com o objetivo a si erguer diante do Senhor.
Quando a renovação é necessária
O presente texto apresenta quatro descrições que permite compreender a necessidade da renovação. Sãos as seguintes descrições: mãos cansadas, joelhos fracos, caminhos não aplanados e a presença de pessoas enfermas.
1- Quando as mãos estão cansadas. As mãos configuram atividades desenvolvidas diante de Deus. Mãos simbolizam trabalhos desenvolvidos em prol de si mesmo, ou em prol do próximo. No caso ministerial corresponde ao serviço desenvolvido na seara de Deus. Porém, nas Escrituras a palavra mão é símbolo de poder que outorga bênção por representar autoridade.
Aí Pedro e João puseram as mãos sobre eles, e assim eles receberam o Espírito Santo. Simão viu que, quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo. Por isso ofereceu dinheiro a Pedro e a João, dizendo: quero que vocês me deem também esse poder. Assim, quando eu puser as mãos sobre alguém, essa pessoa receberá o Espírito Santo (At 8.17-19).
A utilização da frase, levantem as suas mãos cansadas, expressa a ideia de que o servo de Deus desistiu de por em prática a autoridade outorga por Cristo.
2- Quando os joelhos estão fracos. Fortalecer os joelhos, isto é, voltar a desenvolver ações próprias aos joelhos. No caso simbólico corresponde à submissão e intimidade com Deus. Se os joelhos estão fracos, a explicação cabível é que o crente não está conseguindo se aproximar de Deus.
3- Quando o caminho não está aplanado. Quando o indivíduo consiste em palmilhar por caminhos imperfeitos com a presença de ondulações. Andar por caminhos não aplanados resultará no manquejar. O que se pode aplicar é que o cristão não poderá perder o alvo e nem o objetivo da sua caminhada. O alvo do cristão é Cristo e o objetivo da caminhada é chegar até Cristo.
4- Quando se está enfermo. Enfermidade significa impossibilidade. No presente texto corresponde com enfermidade espiritual, ou seja, impossibilidade de chegar e de agradar a Deus.
Ação a ser desenvolvida para a renovação
Os verbos tornar e fazer tem como significado, voltar ou regressar, realizar ou executar. Porém, no presente texto estes verbos se encontram no imperativo que significa uma ordem, ou desejo ou até uma orientação.
Como ordem percebe-se que é um dever de cada crente a si posicionar diante de Deus. Já como desejo percebe-se o conhecimento de quem escreve a respeito do potencial menosprezado por parte do receptor da carta. Por outro lado como orientação nota-se o valor do conselho para que os receptores venham a possuir atitude.
Atitude é saber fazer acontecer. Muitos crentes sabem, mas nada fazem, porque não possuem habilidade e nem atitude. Já há crentes que sabem fazer, mas nada fazem, porque não possuem atitude. Ter atitude não é lançar a responsabilidade própria para outras pessoas. A igreja tem responsabilidade com a educação cristã das crianças, porém a igreja não retira a responsabilidade dos pais na educação dos filhos, pois estes sãos os responsáveis diretos para o bem estar espiritual de seus filhos.
Portanto, cada crente tem responsabilidade diante de Deus no que corresponde a sua própria vida espiritual, logo não é cabível que este crente lance sobre os outros a culpa por seus fracassos.
Atitude no presente texto corresponde com assumir a obrigação. Há o que compete aos outros, porém há ações que competem apenas ao indivíduo.
 Renovando as forças
Conforme o tópico anterior, atitude é a palavra chave para o início da renovação. Portanto, para renovar as forças é necessário: assumir a autoridade, aproximar de Deus e palmilhar conforme o alvo.
1- Assumir a autoridade. Autoridade é poder delegado.  Jesus delegou aos cristãos a autoridade: eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano (Lc 10.19). Esta autoridade é no nome de Jesus, pois estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc 16.17,18).
2- Aproximando de Deus. O cristão aproxima de Deus por meio da oração. Oração significa diálogo. Quando o crente ora, o crente está dialogando com Deus. O sucesso espiritual dos heróis da fé é explicado pela intimidade que os mesmos tiveram com Deus. Bom exemplo é a pessoa de Moisés: e esteve Moisés ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos (Êx 34.28).
3- Andar por caminhos aplanados. Os meios necessários para andar em caminhos aplanados são olhar para o alvo e não desistir do objetivo. O alvo é Cristo e o objetivo é servir a Cristo. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda (Jo 15.16).
Em suma, os versículos base para este estudo é uma aplicação comparativa a carreira de um atleta. O atleta precisa renovar as suas forças por meio da atitude para continuar competindo, portanto é necessário que o cristão faça uma análise própria para melhorar o seu desempenho espiritual e renovar as suas forças para continuar na vocação que foi chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário