Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 21 de agosto de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: A Evangelização das Crianças

A Evangelização das Crianças
A Verdade Prática assim está definida: a evangelização das crianças é urgente, porque delas dependem o presente e o futuro do Reino de Deus.
Conclui-se que a verdade prática conduz o olhar para a importância da evangelização das crianças nos dias hodiernos e a continuação do serviço a ser realizado por elas no futuro. Isto é, o olhar para o hoje, evangelizando e discipulando as crianças, e um olhar para o amanhã, colhendo os frutos, ou seja, contemplando as crianças de hoje em ação na propagação do Evangelho.
I – A CRIANÇA É PECADORA E PODE PERDER-SE
Pecado significa errar o alvo. Logo, tudo que retira do íntimo do cristão o desejo de possuir mais da presença de Deus se torna pecado. Na narrativa da Escritura Sagrada o indivíduo poderá cometer pecado por palavras, pensamentos e ações.
O pecado poderá ser de dois tipos quando corresponde com a origem; original e atua. O pecado original corresponde com o pecado cometido por Adão, já o pecado atual indica o pecado cometido por cada indivíduo.
A doutrina do pecado também informa que o pecado poderá ser de omissão ou de comissão. Omissão quando deixa de fazer o que Deus requer que seja feito e o de comissão fazer o que desagrada à pessoa de Deus.
Portanto, quando ratifica que a criança é nascida em pecado percebe-se a descrição do pecado original (Sl 51.5).
Com base nas palavras de Cristo percebe-se que há urgência na pregação do Evangelho para as crianças. Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca (Mt 18.14).
A infância é o período em que o coração e a mente estão mais predispostos à influência do evangelho. Uma criança ganha para Cristo representa uma alma salva e uma vida que poderá ser empregada no serviço do Mestre (FIGUEIREDO, p.23).
II – A CRIANÇA PODE CRER E SER SALVA
As crianças podem crer em Cristo, mas para isto pessoas deverão se preocupar em anunciar o Evangelho para elas, sendo assim, a família e a igreja tem esta responsabilidade.
A criança pode crer e ser salva, quando os pais se preocupam com elas. Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança.
Os pais como agricultores estão à espera da concretização do cultivo plantado em seus filhos. Pais como agricultores têm como principais virtudes a esperança e a confiança.
Ninguém prepara pessoas para uma vida delinquente. Assim escreveu certo obreiro: “quando eu era capelão na penitenciária de Arkansas, nos Estados Unidos, dos 1.700 presos, só um se criara num lar onde havia culto doméstico. Mais tarde, soube que esse prisioneiro foi libertado porque provaram a sua inocência”. Tal cidadão foi criado segundo os valores cristãos.
Os valores são passados principalmente quando há interação entre: Deus, pais e filhos. O lazer é fundamental para que pais e filhos desfrutem do amor familiar. Portanto, são nestas horas que os filhos aprendem com os pais. Pois, estes momentos são fundamentais para a formação do caráter e da índole dos filhos.
A criança pode crer e ser salva, quando a igreja preocupa com elas. É de responsabilidade da igreja conduzir os pequeninos a Cristo, para isto é necessário dedicação e investimento no que for necessário e possível.
A criança pode crer e ser salva, quando a educação cristã preocupa com elas. Há no seio da igreja pessoas preparadas e vocionadas para o serviço com as crianças. São verdadeiros mestres que não abandona e nem menosprezam as crianças no que elas representam hoje e não deixam de visualizar no que elas se tornarão se forem ensinadas a respeito de Deus.
III – COMO EVANGELIZAR AS CRIANÇAS
Destacaremos dois meios para a evangelização das crianças, um de responsabilidade dos pais e outro de responsabilidade da igreja, pois o único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta. Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico, do ensino desenvolvido na Escola Bíblica Dominical e dos demais trabalhos da Igreja.
Benefícios do Culto Doméstico. Quatro são os benefícios visíveis:
Primeiro, tornar o ambiente familiar agradável, fazendo com que a comunhão entre os membros da família seja fortalecida.
Segundo, conduzir os filhos aterem uma fé firme e inabalável na pessoa de Jesus Cristo.
Terceiro, outorgar força e equilíbrio para enfrentar e vencer os obstáculos do dia a dia.
E em quarto, o culto doméstico outorga honra a Deus. E quando há honra a pessoa de Deus a expressão presente é que o indivíduo depende de Deus para tudo.
Benefícios da EBD. Para as crianças a EBD será fundamental na formação dos valores, assim como na descoberta de talentos. Os oradores sacros com ministérios eficientes e eficazes, os ministros do Evangelho com ministérios abrangentes, assim como os cantores gospel com longa carreira ministerial bem sucedida, foram e são alunos da EBD.
Referência:

FIGUEIREDO, Helena. A Importância do Evangelismo infant-juvenil. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário