Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: O Evangelho no mundo acadêmico e político

Subsídio para aula da E.B.D: O Evangelho no mundo acadêmico e político
Fé e razão têm mobilizado muitas dissertações no que corresponde a diferenciação e a dependência ou independência de uma para com a outra. Porém, o certo é que as pessoas que estão inseridas no mundo acadêmico e político precisam da salvação.
Pessoas salvas em Cristo proporcionam uma sociedade ética. Cientistas salvos proporcionam transparência no campo da ciência. Políticos salvos proporcionam uma sociedade bem-sucedida em sua administração pública.
I – DANIEL NA UNIVERSIDADE DE BABILÔNIA
Daniel foi levado cativo para a Babilônia, e no desenrolar dos fatos históricos o jovem se transformou em um grande líder e também se tornou conhecido como um grande profeta de Deus.
O profeta Daniel foi usado por Deus para revelar fatos que o alça ao título de profeta contemporâneo, pois sua mensagem corresponde com fatos que aconteceram, estão acontecendo e hão de acontecer.
Daniel e seus três amigos são destaques na narrativa bíblica no que corresponde a temática integridade e fidelidade para com Deus. Portanto, a formação moral e espiritual de Daniel e seus amigos são frutos da educação dos seus pais.
Duas palavras são fundamentais para a compreensão do primeiro tópico: vida e carreira.
Daniel foi fiel a Deus em sua vida sabendo fazer escolhas que agradara a Deus. Mesmo estando em meio a um povo detentor de uma cultura diferente, Daniel não se corrompeu, mas permaneceu firme diante do propósito de Deus. Há muitos cristãos que ao entrarem no mundo acadêmico se perdem espiritualmente, isto por dois motivos: primeiro motivo; falta da base bíblica e, segundo motivo; falta de referência cristã no mundo acadêmico.
A carreira de Daniel é um testemunho até os dias atuais, pois já com idade avançada o profeta foi lançado na cova dos leões por não deixar de fazer o que era a razão de sua força espiritual, social, política e até mesmo física.
II – DEUS NA ACADEMIA BABILÔNICA
Nabucodonosor teve um sonho que nenhum dos sábios da Babilônia soube interpretar, mas ao chegar ao conhecimento de Daniel, o mesmo pediu oração aos seus amigos e da parte de Deus, o profeta recebeu a interpretação.
Parte
Material
Império
Período de dominação
Cabeça
Ouro
Babilônia
606-539 a.C
Braços e peito
Prata
Médio-Persa
539-331 a.C
Ventre e coxas
Bronze
Grego
331-146 a.C
Pernas e pés
Ferro e barro
Romano
146 a.C-476 d.C.
Pedra cortada...
Representa o reino de Cristo intervindo nos reinos do mundo.

Se os sábios da Babilônia não souberam responder, há uma indicação clara que havia uma crise no cenário cultural de ordem espiritual, sendo descrita na revista como crise escatológica.
A resposta para as crises está nas palavras de Daniel: mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias (Dn 2.28).
Há um Deus nos céus. Que resposta Daniel transmite ao rei do reino que era a potência daquela época.
Pois, Deus revela o mistério, por isso, é necessário que o cristão conheça a pessoa de Deus, por que, Deus não é limitado pelo tempo, pois Ele é eterno.  Deus não é limitado pelo espaço, pois Ele é Onipresente. Deus não é limitado pela ciência, pois Ele é Onisciente. Deus não é limitado pela força, pois Ele é Onipotente. Deus não é limitado por sentimento, pois Ele é o Amor.
O caráter de Daniel é notificado no momento em que o mesmo não fica com a glória da revelação, logo, o profeta demonstrou humildade e convicção no Deus que o mesmo servia.
III – A INTERVENÇÃO DE DEUS NA POLÍTICA BABILÔNICA
Para ser bem-sucedido no que faz cabe a cada indivíduo realizar a coisa certa na hora certa, estar no lugar certo na hora certa, falar a coisa certa na hora certa. Porém, quando o indivíduo faz a coisa errada e ainda na hora errada o caos será escrito na vida de tal pessoa, e isto foi o que aconteceu com Belsazar. O nome Belsazar significa que o deus baal proteja o rei.
Nabonido estava guerreando, enquanto seu filho Belsazar estava profanando os utensílios consagrados ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Como regente do império Belsazar deveria auxiliar o pai na proteção, porém, o mesmo cometia ações contrárias aos desígnios de Deus.
A festa era dedicada aos deuses da Babilônia, e era desenvolvida com orgias sexuais e com o consumo de muita bebida. Porém, a situação se agravou quando Belsazar utilizou os objetos consagrados a Deus.
Quando Deus manifesta a sua glória é natural que haja alegria, porém quando a manifestação divina corresponde com o juízo o silêncio tomará conta do recinto, isto aconteceu com a festa que era dirigida por Belsazar. Ninguém conseguia decifrar a mensagem na parede até que a rainha lembrou-se de Daniel.
Como aplicação a presente lição ensina que Deus não se esquece daqueles que tem um chamado, mesmo que pessoas queiram ocultar e eliminar aqueles que foram chamados por Deus. Logo, lembrou-se de Daniel e o profeta foi fundamental para a decifração da mensagem na parede.
Com a morte de Nabucodonosor o sábio Daniel ficou ausente do centro administrativo do império babilônico por um período de mais ou menos de 20 anos, porém com a incapacidade dos sábios da babilônia o profeta Daniel foi chamado à presença de Belsazar, sendo que a pessoa que se lembrou do mesmo foi a filha de Nabucodonosor, esposa de Nabonido e mãe de Belsazar.
As palavras escritas na parede foram:
Mene, mene: que têm como significado, contar ou contado.
Tequel: que significa pesado.
Parsim: que significa dividido.
Portanto, o significado para Belsazar era: cortou Deus o teu reino e o acabou; pois, pesado foste na balança e foste achado em falta; e, dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.

Por fim, a responsabilidade do cristão é pregar o Evangelho em todo o tempo, logo é necessário que o Evangelho seja pregado em toda parte. Isto é, os centros acadêmicos e o cenário político devem ser alcançados pelo poder do Evangelho transformador de Jesus Cristo. PREGUE O EVANGELHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário