Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Culto de Doutrina: Jesus e o Espírito Santo

Jesus e o Espírito Santo
Texto: 16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, 17- o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós (Jo 14.16,17).
O capítulo dezesseis em especial tem como assunto, Jesus e o Espírito Santo, porém, já no capítulo quatorze percebe-se que o Senhor Jesus cita a Pessoa do Espírito Santo por nomes próprios e por funções.
Os nomes a respeito da Terceira Pessoa da Trindade são: Consolador, Espírito da Verdade e Espírito Santo. Enquanto, que as funções citadas a respeito da pessoa do Espírito Santo, são: habita, ensina e faz com que os crentes lembrem a respeito de tudo que tenha sido ensinado por Jesus Cristo.
Os nomes do Espírito Santo
Inúmeros nomes são outorgados ao Espírito Santo nas Escrituras Sagrada, sendo que alguns descrevem a própria Pessoa do Espírito da Verdade, exemplo: Espírito Santo (Jo 20.22); já outros demonstram a relação do Espírito Santo com o Pai, exemplo: o Espírito de Deus (1Co 3.16); também os que demonstra a relação do Espírito Santo com o Filho, exemplo: o Espírito de Cristo (Rm 8.9); por fim, nomes que demonstram a relação do Espírito Santo com os homens, exemplos: Espírito da Verdade e o Consolador (Jo 14. 16,17).
Ao instruir os discípulos o Senhor Jesus cita nomes que descreve a Pessoa do Espírito Santo e que demonstra a relação da Terceira Pessoa da Trindade com os homens, isto porque os discípulos precisariam conhecer a Pessoa do Espírito Santo e qual a relação que eles teriam com o Espírito Santo.
1- Consolador. Do grego, παρακλητον (Transliteração, paraklêton), e tem como significados básicos os termos advogado, auxiliador e amparador.
O termo advogado porque o vocábulo grego poderá ser traduzido por chamado para o lado ou defesa de. E também, chamado para fortalecer, amparar ou auxiliar.
Para Benny Hinn: Ele (Espírito Santo) é um advogado de defesa e um auxiliador que pelejará suas batalhas, um auxiliador que é tão bom naquilo que faz que acalma seus medos e inquietações (p. 103).
Há algo importante na fala de Jesus ao expressar as seguintes palavras outro Consolador. O termo outro do grego allos é definido pela seguinte frase: exatamente como Jesus. Logo, o Consolador seria exatamente como Jesus Cristo que habitaria com os discípulos para sempre, os auxiliando, consolando e defendendo em todas as circunstancias.
2- Espírito da Verdade. Conforme o texto do Evangelho de João nota-se que o Espírito Santo ensinará os discípulos a verdade, isto porque o Espírito Santo é a verdade. Portanto, o Espírito Santo testifica e defende a verdade, pois Ele se opõe ao espírito de erro. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro (1 Jo 4.6).
3- Espírito Santo. Nome predominante ao referir a Terceira Pessoa da Trindade que ensina duas verdades, o Espírito Santo não possui corpo e nem corrupção. Para Bancroft o Espírito Santo é Santo em pessoa e caráter, e também é o Autor da santidade do homem (p. 187). Este nome também identifica a principal obra do Espírito Santo que é santificar.
O agir do Espírito Santo
1- Habita com os crentes. A vinda do Espírito Santo estava associada com o retorno de Jesus ao Céu, convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei (Jo 16.7). O tempo que perdurará a relação entre o Espírito Santo e os crentes é definida pelas seguintes frases: para que fique convosco para sempre (Jo 14.16), habita convosco (Jo 14.17) e estará em vós (Jo 14.17).
Três verdades são visíveis na ação do Espírito Santo habitar no crente:
Primeira verdade torna os cristãos em sua propriedade particular (Ef 1.13,14); segunda verdade proporciona segurança aos cristãos (Rm 8.14,16); e por fim, como terceira verdade, fortalece os crentes (Ef 3.16).
2- Ensina os crentes. Ele vos ensinará todas as coisas, o termo todas não faz separação, pois todas é todas, indica abrangência. Logo, o Espírito Santo ensinará respeito das verdades Bíblicas, da natureza humana e pecaminosa, e principalmente do mundo que jaz no maligno.
3- Faz os crentes lembrar tudo quanto tenham aprendido. As informações absorvidas diariamente são numerosas fazendo com que haja esquecimento de outras tantas informações codificadas. Porém, quando se trata da necessidade o Espírito Santo age como auxiliador fazendo com que o cristão lembre tudo que tenha aprendido.
Conforme a palavra de Jesus a ação do Espírito Santo não é fazer com que os discípulos tivessem informação instantânea a respeito de verdades, mas que os discípulos lembrassem do que tinham aprendido.  
Missão do Espírito Santo
1- Convencer o mundo (v.8). A presente missão identifica a relação do Espírito Santo com os homens não regenerados. A estes indivíduos o Espírito Santo os convencem do pecado, da justiça e do juízo.
O Espírito Santo convence o homem do pecado da incredulidade, da justiça de Cristo que se relaciona com a veracidade das declarações messiânicas e também do juízo, isto é, da garantia da condenação de Satanás.
Nessa tríplice obra, o Espírito Santo glorifica a Cristo. Ele mostra-nos que é pecado não confiar em Cristo, revela-nos a justiça de Cristo e a obra vitoriosa de Cristo em relação a Satanás. Nossa tarefa consiste tão-somente em pregar a palavra da verdade, dependendo do Espírito Santo para produzir convicção (BANCROFT, p.193,194).
2- Guiar os crentes (v.13). O Espírito Santo guiará os crentes em toda a verdade, logo o Espírito Santo é o instrutor dos cristãos no que corresponde a tudo.
3- Glorificar a Cristo (v.14). Ao anunciar o que é pertencente a Jesus o Espírito Santo estará glorificando a Pessoa de Cristo. O Espírito Santo glorifica a Cristo revelando-o ou tornando-o conhecido (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 271).
Portanto, o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, Ele é Deus por possuir nomes atribuídos somente a Pessoa de Deus (At 5.3,4), por fazer as obras de Deus (Jó 33.4), e por ser identificado por atributos pertencentes somente a Pessoa de Deus (Hb 9.14).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

HINN, Benny. Bem-vindo, Espírito Santo. São Paulo: Bom Pastor, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário