Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Culto de Doutrina: Jesus a Videira Verdadeira

Jesus a Videira Verdadeira
Texto: 1- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2- Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto (Jo 15.1,2).
A identificação do Filho, do Pai e da Igreja mostra que a harmonia é essencial para a concretização da frutificação no cenário eclesiástico. O Pai por ser o lavrador cuida, zela e proporciona os recursos necessários para a frutificação da videira. Já Jesus por ser a videira conduz a vitalidade aos ramos, outorgando a estes a oportunidade de frutificarem. Enquanto, que os ramos, ou seja, os membros da Igreja, de servos tornam-se amigos, resultado alcançado por obedecerem à pessoa de Jesus.
Jesus é a videira verdadeira
No AT há citações que indicam ser Israel uma videira planta por Deus em excelência, mas no decorrer esta planta se degenera e torna-se estranha (Jr 2.21). Porém, no NT a videira serve para identificar a pessoa de Jesus Cristo e não a Igreja, verdade que se concretiza por alguns motivos:
1- A videira é um organismo vivo que supre as necessidades de outros organismos.  A existência da videira garante o suprimento das necessidades dos outros seres vivos. A extração do fruto da videira, a uva, outorga o saciar das necessidades físicas.
As necessidades humanas são divididas em matérias e espirituais. Sendo que as necessidades materiais se subdividem em necessidades específicas: física, quando se trata da saúde; financeira, quando se trata das questões econômicas; e, emocionais, trata-se dos relacionamentos entre as pessoas. Já as necessidades espirituais correspondem com o relacionamento entre o indivíduo e a pessoa de Deus.
Portanto, o Senhor Jesus é a videira verdadeira que outorga o suprimento das necessidades de todos aqueles que se aproximam do Pai.
2- A videira permanece nos ramos. Estai em mim, e eu em vós (v.4), a permanência da videira nos ramos outorga a vitalidade através da seiva. No meio natural há ocorrência em que a seiva não é conduzida ao ramo, tornando este infrutífero. Aplicando ao crente, percebe-se que este está na videira, mas por não dá fruto a videira não está neste ramo, o que acontecerá será a retirada deste para ser lançado no fogo.
O meu Pai é o lavrador
A descrição do Pai como lavrador indica que Ele é o proprietário da videira. Por ser o proprietário da videira o lavrador fornece os elementos vitais para a mesma. Assim sendo, Deus outorga os elementos necessários para o desenvolvimento espiritual de todos aqueles que se aproximam dEle.
As ações a serem observadas no texto a respeito do lavrador são: limpar e tirar.
Os ramos que dão frutos serão limpos para darem mais frutos. Já os ramos que não dão frutos serão tirados e jogados fora (vv.2,6).
Vós sois os ramos
Os discípulos ao serem comparados com os ramos da videira são hermeneuticamente definidos pela natureza, pela honra alcançada, pelas dificuldades vivenciadas e pela alegria a ser conquistada.
De fato estes ramos devem ser limpos pela Palavra, e terão como resultados pela comunhão com Cristo a oração respondida e a permanência em Cristo, porém, o grande ganho presente no texto é ser reconhecido como discípulos e amigos de Cristo.
1- Ramos limpos pela Palavra. Todos os ramos que dão frutos serão limpos pela Palavra para que possam dá mais frutos. Portanto, o cristão que obedece a Palavra este dá muitos frutos.
2- Os resultados da comunhão dos ramos com a videira. Nitidamente dois são os resultados da comunhão entre os ramos e a videira: frutificação (v. 2) e orações respondidas (v. 7).
Porém, cinco são os resultados daqueles que permanecem em Jesus Cristo:
2.1- Têm as orações respondias (v.7).
2.2- Dão muitos frutos (v.8).
2.3- Cumprem propósitos (v.8).
2.4- Vivenciam o amor (vv.9,10).
2.5- Vivem em plenitude de alegria (v.11).
3- Os que permanecem são considerados discípulos e amigos de Cristo (vv. 8,15). Em ambientes em que há bons frutos, haverá boas sementes que espalharão. Quando os servos de Deus anunciam as Boas Novas em Cristo tornam-se seus discípulos. Pois, estão seguindo as normas de Jesus Cristo, obedecendo aos seus mandamentos.
Além de discípulos os onze apóstolos são chamados de amigos e não mais de servos. O servo recebe ordens, já os amigos conhecem a vida dos outros por cultivar a comunhão.
Por fim, Jesus Cristo é a videira verdadeira, o Pai é o Lavrador, e a Igreja são os ramos. Logo, é necessário que os membros da Igreja sejam purificados pela Palavra para que possam frutificar em um mundo cheio de maldades. Já aqueles que não estão em Cristo deverão se santificar para desfrutarem do grande amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário